A expectativa é de que haja um crédito subsidiado, prorrogação de dívidas e apoio à folha de pagamento
Segundo a Casa Branca, a medida é uma resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma 'ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional'
Lula reforçou a posição brasileira de defesa da economia nacional e firmou que quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições.
Na avaliação do governador piauiense, a postura do presidente norte-americano provoca indignação popular e une as instituições brasileiras em torno da defesa da soberania nacional.
A fala de Lula veio dias após o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, se reunir com representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)
O tema foi levado para pauta como sugestão do Brasil. O discurso foi feito pelo Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Philip Fox-Drummond Gough.
Na última sexta (18), Trump voltou a ameaçar impor tarifas contra os membros do Brics ou quaisquer países que se alinhem com o que ele chamou de “políticas antiamericanas”
Os manifestantes também comemoraram o informe de revogação do visto norte-americano de ministro a ministro do STF (Supremo Tribunal Federal)
Declaração do ministro da Fazenda tenta conter rumores de resposta dura ao aumento de 50% nas tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros
O bloco reúne países em desenvolvimento como Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.
Lula afirma que Trump estaria preso no Brasil e critica tarifas americanas. Saiba mais sobre a resposta diplomática e firme do Brasil.
Os representantes estiveram reunidos para discutir o tarifaço norte-americano. Setores como o de produtores de carne afirmam que, caso a tarifa de 50% seja aplicada, as exportações para os EUA ficarão inviáveis
O deputado federal licenciado estaria articulando novas sanções dos Estados Unidos ao Brasil.
As entidades destacam que a medida unilateral vai afetar “produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos
O apoio a uma resposta firme ao governo norte-americano é majoritário: 51,2% defendem a retaliação, com ênfase em medidas de reciprocidade tarifária.
Para Thomas Shannon a ameaça tarifária busca interferir em processo contra Bolsonaro, mas acaba favorecendo Lula ao fortalecer a soberania brasileira
Motivos seriam uso de lei de emergência e prejuízos a importadores dos Estados Unidos
A porta-voz ainda comentou que a não interferência nos assuntos de cada país são 'princípios básicos da Carta das Nações Unidas e também normas básicas das relações internacionais'.
O presidente disse que não vai perder a calma sobre o tema, mas que o país está disposto a aplicar contramedidas previstas na chamada Lei de Reciprocidade
Após enxurrada de brasileiros na página, o presidente americano restringiu os comentários em suas postagens.
Na nota, o deputado acusa o STF de violar direitos humanos e afirma que o tribunal atua com respaldo de um “establishment político, empresarial e institucional”.
Lula reage à elevação de tarifas de Trump sobre o Brasil e defende a soberania nacional. Entenda a resposta do presidente e o impacto da medida.
A bolsa de valores caiu mais de 1% e emendou a terceira perda consecutiva. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,503
Pela primeira vez presidente norte-americano se manifesta sobre o caso do ex-presidente brasileiro
De acordo com o post do presidente nas redes sociais, qualquer nação ligada às 'políticas antiamericanas' do bloco econômico será taxado. 'Não haverá exceções a essa política', ressaltou