O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17), durante discurso no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia (GO), que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria preso se tivesse tentado no Brasil o mesmo que fez no Capitólio americano em 2021.
“Se o Trump morasse no Brasil e tentasse aqui o que fez lá, certamente já teria sido julgado e preso”, disse Lula, em referência à invasão ao Congresso dos EUA por apoiadores de Trump, que buscavam impedir a posse de Joe Biden.
Lula também criticou o tarifaço anunciado por Trump contra produtos brasileiros, afirmando que o Brasil responderá de forma diplomática, mas firme. “Recebemos uma carta dizendo que, se não soltar o Bolsonaro, vão aplicar uma tarifa de 50%. Vamos responder com civilidade, como democratas. Mas não aceitamos interferência externa nos nossos assuntos internos”, declarou.
O presidente ainda ironizou o conteúdo da carta, afirmando que ela não propunha diálogo: “A lógica da carta era simples: ou dá ou desce. Parecia mais um apelo pessoal do filho do Bolsonaro do que um posicionamento oficial”.
Lula concluiu destacando sua experiência em negociações internacionais e a defesa do multilateralismo. “Negociei muito mais na vida do que ele [Trump] jamais negociou. O Brasil quer diálogo, mas com respeito à sua soberania”, afirmou.