SEÇÕES

Trump diz que Brics 'vai acabar' se países se unirem contra o dólar

O bloco reúne países em desenvolvimento como Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.

Donald Trump volta a criticar o BRICS e ameaça retaliação | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças ao BRICS nesta sexta-feira (18). O bloco reúne países em desenvolvimento como Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.

CRÍTICAS

Durante um evento sobre criptomoedas, Trump criticou novamente a possibilidade de o BRICS adotar uma moeda própria para fazer transações comerciais, o que reduziria a dependência do dólar. Segundo ele, isso seria uma tentativa do grupo de tirar dos Estados Unidos a liderança econômica mundial.

"Quando ouvi falar desse grupo dos BRICS, fiquei muito chateado. Se eles realmente levarem isso adiante, o BRICS vai acabar muito rápido", afirmou o ex-presidente, prometendo defender o dólar como principal moeda global.

AMEAÇAS

Não foi a primeira vez que Trump se posicionou contra o BRICS. No começo do mês, ele ameaçou cobrar uma tarifa de 10% dos países do bloco, alegando que o grupo quer prejudicar os Estados Unidos ao tentar substituir o dólar nas negociações internacionais.

“Se eles quiserem jogar esse jogo, tudo bem. Eu também sei jogar”, declarou Trump na ocasião. Ele afirmou ainda que a tarifa de 10% deve ser aplicada “em breve” caso o bloco avance nesse caminho.

O presidente Lula é um dos líderes que defende há anos a criação de uma moeda alternativa ao dólar para o comércio entre os países do BRICS. Após as primeiras ameaças de Trump, Lula disse que não considera sério um presidente dos EUA “ameaçar o mundo pela internet”.


Tópicos
Carregue mais
Veja Também