O perfil oficial da Casa Branca no X (antigo Twitter) divulgou, nesta sexta-feira (10), uma foto do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca. A legenda escolhida foi: “Em busca da paz”, mesma frase estampada no painel da sala onde ocorre a reunião bilateral.
Além dos dois chefes de Estado, participam também Marco Rubio, chefe da diplomacia americana, e Sergei Lavrov, chanceler russo. A expectativa inicial era de que o encontro fosse restrito aos presidentes, mas não está claro o motivo da mudança de planos.
Primeiros momentos
Antes do início da reunião, repórteres tiveram acesso ao local e registraram imagens de Trump e Putin lado a lado. Jornalistas gritaram perguntas, incluindo se o presidente russo estaria disposto a aceitar um cessar-fogo na Ucrânia e por que os EUA deveriam confiar em sua palavra. Putin reagiu com expressões de confusão, como se não tivesse entendido os questionamentos, e chegou a gritar algo de volta, mas não foi possível compreender suas palavras.
O encontro acontece na Base Elmendorf-Richmond, um dos principais centros militares dos EUA no Ártico, estrategicamente localizado próximo ao território russo.
Chegada ao Alasca
Pouco antes da reunião, Trump e Putin desembarcaram no Alasca. O norte-americano foi visto aplaudindo a chegada do russo, e ambos caminharam por um tapete vermelho até um palco com o letreiro “Alasca 2025”, onde posaram para fotos e cumprimentaram autoridades.
Pauta em discussão
O tema central da conversa é a guerra na Ucrânia, mas autoridades de ambos os países indicaram que a agenda também inclui a normalização das relações diplomáticas e temas de comércio bilateral.