O imbróglio teve início com a decisão do TCE-PI, datada de 23 de dezembro, que determinou o bloqueio das contas bancárias do município até o fim de 2024.
Durante o sábado, os servidores relataram movimentações bancárias inusitadas, com os salários sendo depositados e imediatamente retirados de suas contas.
A decisão, de caráter liminar, foi proferida pelo conselheiro presidente Joaquim Kennedy Nogueira Barros, após denúncia apresentada pela Equipe de Transição
"Os elementos não indicam a participação dos municípios, e sim que as fraudes e desvios foram praticados por uma organização junto a um grupo ao qual foram "quarteirizados" os serviços”, diz a PF.
O pedido, acatado pelo TCE, alega inadimplência da Prefeitura no envio das prestações de contas referentes ao exercício de 2024.
Se não tomarmos medidas extremas no momento presente, as futuras gerações vão encontrar um mundo totalmente devastado pelas ações do próprio ser humano
O STF confirmou a inexistência de conduta do Estado do Piauí referente à suposta má utilização das verbas públicas em questão.
A atualização cadastral dos servidores será benéfica também para a administração pública, uma vez que os dados mais recentes do funcionalismo serão registrados.
Segundo o secretário da SEMA, Leonardo Silva, a ação visa a verificação de dados dos servidores ativos, inativos, comissionados
Justiça atendeu pedido do Ministério Público, que argumentou que os municípios inflaram dados de atendimento no SUS para receber mais verbas.
Semec reúne membros do Tribunal de Contas e apresenta esclarecimentos sobre processo de aquisição de livros
Os alvos da operação da GAECO também foram denunciados pela prática dos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Ministro do STJ determinou também o bloqueio de R$ 23,4 milhões em bens dos investigados
Confira a relação das instituições que ainda estão com as contas bloqueadas
Confira a relação das instituições que tiveram as contas bloqueadas
O Educar Piauí prevê investimentos exclusivamente na educação do estado.
Confira os municípios que tiveram determinação de bloqueio de contas bancárias por decisão do TCE-PI
Confira a lista dos municípios com determinação de bloqueio:
Com a medida, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a regularização da situação junto ao TCE.
O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE-PI.
Os bloqueios foram solicitados pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas
Indisponibilidade é no valor de R$ 45,6 milhões.
No total, 12 projetos disputaram a final da 15ª edição.
A solicitação ministerial atende ao disposto na Resolução TCE.
Veja municípios que tiveram determinação de bloqueio de contas.