Caso Samynha: Homem morto em linha férrea é suspeito de mandar matar blogueira

Na sexta-feira, o homem foi encontrado morto após confronto com policiais em Timon. As investigações iniciais apontaram que ele seria um dos mandantes da execução da blogueira em Teresina.

João Gabriel Pereira Moura e Samynha Silva | Reprodução João Gabriel Pereira Moura e Samynha Silva | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O homem encontrado morto próximo a uma linha férrea na tarde de sexta-feira (21), no bairro Guarita, em Timon (MA), trata-se de João Gabriel Pereira Moura, o “Batata”. O acusado foi baleado em uma troca de tiros com as autoridades policiais do Maranhão e, ferido, conseguiu escapar. Ele seria um dos mandantes da execução da blogueira Samynha Silva, ocorrida no dia 1º de outubro de 2023, no bairro São João, zona Leste de Teresina (PI).

Leia Mais

“Sexta-feira, houve uma operação da Denarc, junto com a Polícia Militar (contra o tráfico de drogas na região), e esse sujeito acabou reagindo à ação policial, houve trocas de disparos, e o sujeito acabou indo a óbito”, relatou o delegado Otávio Chaves, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Timon.

“Batata” estava foragido desde a execução da blogueira. Na sexta, as autoridades policiais deflagraram a operação para combater a comercialização de drogas em uma casa, quando foram recebidos com tiros de arma de fogo. Houve o revide, o acusado foi ferido e escapou, sendo encontrado morto momento depois

Assista à reportagem!

EXECUÇÃO DE SAMYNHA

No dia do assassinato, Samynha passou a tarde em um clube na Zona Leste de Teresina, acompanhada de duas amigas. Ao deixarem o clube, as três seguiam juntas em uma motocicleta pilotada pela blogueira. Durante o trajeto, foram perseguidas por dois homens em outra moto, que executaram o crime. 

No dia 4 de fevereiro de 2025, os acusados passaram por audiência de instrução e julgamento. Felipe de Sousa Amorim, Raimunda Nonata Vitória da Silva, Davdy Jhorrany Moreira Dourado e Israel Boanerges Ribeiro de Sousa foram indiciados por homicídio com três qualificadores: motivo torpe (o fato da vítima ser envolvida com uma facção criminosa rival), sem chance de defesa da vítima e perigo comum (porque os disparos foram realizados em via pública).

A motivação do assassinato de Samynha seria rivalidade entre facções criminosas, pois a blogueira teria relações próximas com alguns membros do PCC, enquanto os autores do crime pertencem ao Bonde dos 40.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com