UPA do Satélite é interditada após princípio de incêndio; veja como ficou a área atingida

Os pacientes que estavam internados, em sua maioria idosos, foram transferidos para outras unidades de saúde da capital.

Princípio de incêndio na UPA do Satélite, em Teresina | Raíssa Morais Princípio de incêndio na UPA do Satélite, em Teresina | Foto: Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite, na zona Leste de Teresina, suspendeu os atendimentos e foi interditada após um princípio de incêndio atingir a sala de observação (sala amarela) na manhã desta segunda-feira (24). A fumaça escureceu as paredes e o teto da unidade. O aparelho de ar-condicionado, que teria sofrido um curto-circuito, ficou danificado.

TRANSFERÊNCIAS

A Fundação Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que 23 pacientes internados, a maioria idosos, foram transferidos para outras unidades de saúde públicas e privadas da capital. O atendimento na UPA foi temporariamente suspenso devido à falta de energia no prédio.

Funcionários foram liberados do plantão após passarem por avaliação médica. A Fundação também destacou que, no início desta gestão, foi realizada manutenção em todos os aparelhos de ar-condicionado e no gerador.

“Já estamos tomando as medidas necessárias para limpar o local e, assim que terminarmos esse processo, o atendimento será retomado”, afirmou o Secretário de Defesa Civil e Coronel do Corpo de Bombeiros, José Nunes.

O QUE ACONTECEU

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado após uma pane no ar-condicionado da sala de observação. A fumaça se espalhou rapidamente, levando à evacuação de pacientes e funcionários da unidade.

Jade Pires, que acompanhava seu avô internado na UPA, relatou ao MeioNews que presenciou o momento do incêndio. “Todo mundo começou a entrar em pânico. Muitas pessoas saíram da sala, outras já começaram a passar mal. Foi um caos, muita fumaça. Meu avô, que estava só de fralda, tentou sair da cama sozinho, mesmo sem poder andar. Conseguiu correr para fora. Na sala onde ele estava, a maioria dos pacientes eram idosos”, contou.

INVESTIGAÇÃO

O Secretário de Defesa Civil afirmou que as causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas ressaltou que a situação foi controlada rapidamente.

“Ainda é muito prematuro dizer o que aconteceu. Houve um incêndio, e a princípio pode ter sido um curto-circuito, mas só a perícia poderá confirmar. O fato ocorreu na ala amarela, mas, felizmente, não houve feridos e conseguimos controlar tudo rapidamente”, explicou.

NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informou que foi acionado no início da manhã e constatou que não havia mais chamas, apenas fumaça vindo de um ar-condicionado, o que motivou a retirada temporária de alguns pacientes.

“Não houve registro de feridos”, destacou o comunicado.

NOTA DA fms

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, na data de hoje (24), ocorreu um princípio de incêndio em um aparelho de ar-condicionado da Sala Amarela da UPA do Satélite.

De imediato, os funcionários utilizaram os extintores de incêndio que estavam no setor. O Corpo de Bombeiros chegou prontamente ao local e conseguiu controlar o fogo com rapidez e eficiência, impedindo que ele se alastrasse dentro da sala. Felizmente, não houve feridos.

23 pacientes foram transferidos , de forma integrada, eficiente e coordenada, para hospitais da rede de saúde. Incialmente, os pacientes que estavam mais graves na Sala Vermelha da UPA foram remanejados para a sala de estabilização e centro cirúrgico do hospital do Satélite. Os demais pacientes permaneceram no estacionamento da UPA, recebendo assistência necessária de toda a equipe multiprofissional.

As ambulâncias foram acionadas, e contamos com o apoio da rede de saúde pública municipal, estadual e privada para a transferência e continuidade da assistência. Além disso, todos os funcionários estão sendo liberados do plantão após passarem por uma avaliação médica clínica.

Informamos que, no início desta nova gestão, todos os aparelhos de ar-condicionado, bem como o gerador, passaram por manutenção. Por medidas de segurança, devido à fuligem espalhada pelos ambientes, a UPA está temporariamente interditada e só será liberada após autorização dos órgãos competentes. Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com