O horário de verão é uma das alternativas na mesa do governo, que também já ampliou autorizações para o funcionamento de usinas termelétricas a gás
538 Municípios decretaram situação de emergência por conta dos incêndios. O crescimento é alarmante quando é feita a comparação com o ano passado.
Presidente vai receber da Aneel e do ONS um estudo sobre os impactos e benefícios da medida. Decisão de Lula vai levar em conta também aspectos políticos.
O climatologista Werton Costa alerta que as altas temperaturas e baixa umidade ainda devem permanecer, com picos esperados na segunda quinzena de setembro
Belo Horizonte lidera o ranking, com 150 dias sem chuva. Segundo o Inmet, a última vez em que choveu foi em 19 de abril
Para especialistas, a economia de energia é irrisória; governo diz que vários fatores serão levados em conta.
531 municípios haviam decretado emergência devido às queimadas, com Mato Grosso sendo o estado mais afetado, seguido por Tocantins e São Paulo.
O estudo, realizado com o monitor de secas, também indica que a crise climática histórica impacta principalmente o norte e o nordeste do país.
Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), número ainda deve crescer porque a seca está em curso
Em 2024, o Pantanal já tem o 2º maior índice de incêndios desde 2010, atrás apenas de 2020, quando o fogo consumiu 26% do bioma
De acordo com as autoridades da Califórnia, três pessoas acabaram morrendo após o grave acidente.
Os climatologistas recentemente anunciaram que o fenômeno climático El Niño já se formou e irá se fortalecer até o final do ano.
O levantamento concluiu que entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2023 os desastres causaram R$ 401,3 bilhões de prejuízos em todo o país.
O estado também foi muito afetado pela situação de desabrigados, desalojados e decretos de emergência nos últimos 10 anos, segundo CNM.
Entre os meses de julho e agosto, o fenômeno da seca se intensificou na Bahia e no Piauí.
Ao todo, foram 2.528 decretações de anormalidade pelas cidades do Piauí.
Devido às chuvas acima da média nos últimos meses, houve recuo da área de seca no sul e leste do estado, que passou de moderada para fraca.
O fenômeno foi registrado em municípios do interior de São Paulo e de Minas Gerais.
Produtores estimam que ovo, frango e porco fiquem até 50% mais caros com seca e geada
Os municípios de Lagoa do Barro, Paulistana e Fartura estão em situação mais crítica
A área com seca moderada subiu de 22,49% em fevereiro de 2021 para 53,17% em março, de acordo com os dados do Monitor de Secas
Os riscos fiscais são a possibilidade de ocorrência de eventos
Segundo os pesquisadores, o conteúdo dessa caverna foi a descoberta mais importante na região desde os anos 1950.
Ele destacou que defende o setor agropecuário e quer que continue crescendo.
Seca no nordeste já dura cinco anos