Os fenômenos no céu neste ano incluem 12 chuvas de meteoros, conjunções planetárias, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas.
Segundo o Observatório Nacional (ON), eclipse será visível próximo ao pôr do sol na parte sul das regiões Sudeste e Centro-oeste e em toda a região Sul
Fenômeno não precisa de instrumento óptico para ser observado, mas terá uma cobertura baixa do nosso satélite natural
Este fenômeno, conhecido como nova, ocorre devido à interação entre duas estrelas em um sistema binário
Esse fenômeno ocorre quando parte da lua penetra na sombra da Terra.
No Brasil, a maior parte do fenômeno será visível somente durante a fase da penumbra
Fenômeno é visto primeiro nos Estados Unidos e Brasil será o último a ver o eclipse. Faixa de anularidade passará por estados do Norte e Nordeste.
Óculos de sol não funcionam para visualizar eclipses e podem causar danos na retina
A população do Piauí será ainda mais privilegiada, já que em algumas cidades do estado o evento pode ser visto no seu auge.
O evento vai ser visível como parcial em todo o Brasil no dia 14 de outubro, sendo as regiões norte e nordeste do país as mais privilegiadas para observar
Fenômeno, também conhecido como 'Lua de Sangue', ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda (16).
Fenômeno terá excelente visibilidade para os brasileiros
O eclipse poderá ser visível no no sudoeste do Brasil e em partes da América do Sul, Argentina, Uruguai, sudoesde da Bolívia, sudeste do Peru, Chile, e Paraguai.
Eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra e deixa de estar iluminada pela luz solar. Para isto, o Sol, a Terra e a Lua têm de estar próximos ou em perfeito alinhamento.
A lua ganhará uma aparência avermelhada e terá 97% da superfície coberta pela sombra da Terra. Saiba onde e quando observar
Fenômeno não será visível no Brasil, ela apenas será visto do norte do Canadá ao Leste da Sibéria, passando pela Groelândia e pelo Mar Ártico.
Chamado eclipse anular, a Lua parecerá caber perfeitamente dentro do Sol
Fase total do eclipse não será visível do Brasil, apenas a fase parcial e penumbral
O fenômeno começará às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53. Nasa transmite ao vivo o eclipse na América do Sul.
Calendário prevê eclipses solares, lunares e chuvas de meteoros
Fenômeno, que é o último eclipse do ano, não será visto do Brasil.
O evento ocorre quando a Lua está distante da Terra em sua órbita.
Fenômeno desta terça-feira (16) poderá ser observado em toda a América do Sul, África, Europa, Ásia e Oceania. Data é a mesma em que se celebram os 50 anos do lançamento da missão que levou o homem à Lua
O fenômeno ocorrerá parcialmente no Brasil
No Brasil, o fenômeno poderá ser visto em alguns estados, mas apenas de forma parcial.