O fenômeno está marcado para o dia 15 de maio, por volta das 22h32min. O eclipse total da lua poderá ser visto de todo o Brasil no domingo e se encerrará aproximadamente às 3h50 do dia 16, segunda-feira.
No início do fenômeno, os espectadores não conseguirão notar muita diferença no céu, pois apenas parte da luz do Sol será bloqueada. Essa etapa específica exige o uso de algum equipamento, como um telescópio.
No decorrer do tempo, não será preciso nenhum equipamento especial, contudo, o uso de binóculos e lunetas pode trazer imagens mais detalhadas.
O fenômeno terá várias fases. Às 23h27 é esperado que a sombra da Terra comece a avançar sobre a Lua e isso será visível a olho nu. Às 0h29, a Lua será totalmente encoberta pela sombra do nosso planeta, mas ela não sumirá. Poderemos vê-la com uma aparência avermelhada. Com o passar dos minutos, essa aparência avermelhada dará lugar a uma sombra escura que avançará pelo satélite.
CLIMA
Para conseguir enxergar o eclipse a olho nu, é preciso também que o clima da cidade proporcione um céu limpo. A chuva também atrapalha a visibilidade do eclipse.
Esse tipo de eclipse ocorre cerca de três vezes por ano apesar de nem sempre ser visível de alguns pontos do planeta. E é isso que torna o eclipse do próximo dia 15 tão especial para nós: ele terá excelente visibilidade para os brasileiros.
É esperado que à 1h53 do dia 16 a luz solar comece a iluminar novamente a Lua. Às 3h50 da segunda-feira, o satélite natural estará novamente iluminado por completo, marcando o fim do eclipse.