Quando um planeta ou uma lua bloqueia a luz do Sol, ocorre um fenômeno conhecido como eclipse. Na Terra, temos a oportunidade de observar dois tipos de eclipses: solar, como o que ocorreu em 14 de novembro, e lunar, que está previsto para acontecer no próximo sábado, dia 28.
De acordo com informações do portal Time and Date, o eclipse parcial da Lua deste sábado será visível, pelo menos em parte, em diversas regiões do globo, incluindo Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, a maior parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.
No Brasil, a maior parte do fenômeno será visível apenas durante a fase penumbral, quando a Lua está parcialmente coberta pela sombra mais suave da Terra, onde ainda há alguma luz solar. Isso significa que as mudanças na coloração da Lua podem ser dificilmente perceptíveis a olho nu.
Alguns locais no leste do país terão a oportunidade de visualizar o eclipse de forma parcial, com uma parte da Lua sendo obscurecida pela sombra mais intensa da Terra. Essa região inclui parte leste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, exceto a parte mais oeste. Os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte verão o eclipse em todos os seus locais.