Fenômeno: o mundo acompanhou o mais longo eclipse parcial lunar do século

Eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra e deixa de estar iluminada pela luz solar. Para isto, o Sol, a Terra e a Lua têm de estar próximos ou em perfeito alinhamento.

Eclipse | EPA -DARREN -ENGLAND
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um verdadeiro fenômeno. Afinal, foi o eclipse parcial lunar mais longo do século, conforme assegurou a a NASA, no entanto, em Portugal só foi possível vê-lo a partir dos Açores. Foi na manhã desta sexta-feira (19), com duração de três horas, 28 minutos e 23 segundos e foi o único que aconteceu este ano.

Vale ressaltar que o fenômeno pôde ser visto a partir da África Ocidental, Europa Ocidental, América do Norte e do Sul, Austrália, bem como a partir dos oceanos Atlântico e Pacífico. E os fotógrafos daEPA, espalhados por todo o mundo, captaram o momento.

Para quem não sabe, um eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra e deixa de estar iluminada pela luz solar. Para isto, o Sol, a Terra e a Lua têm de estar próximos ou em perfeito alinhamento.

Afirma-se que é "parcial" ou "total" dependendo do alinhamento das órbitas do planeta e do satélite. Neste caso, em particular, foi parcial, mas quase total, pois no pico do fenômeno a Lua teve 97% da sua superfície coberta pelo cone de sombra da Terra. O resultado é o que todos podem ver nas imagens.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES