Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 52 de 665Madison sobre Severo: “MDB vai ganhar e fazer os 4 anos” na presidência
Por Sávia Barreto
A escolha do deputado Severo Eulalio como candidato de consenso no MDB na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí aponta que o partido vai bater chapa com o PT e escolheu o nome com maior possibilidade de agregar apoios na oposição. Segundo fontes ouvidas pela coluna, entre Severo e João Madison, o filho do conselheiro Kléber Eulalio é quem tem maior chance de ganhar do PT, podendo chegar a um consenso via rodízio para daqui a dois anos.
Severo tem parentesco com a família de Rafael Fonteles e somaria - ainda em fase de especulação, já que o voto é secreto - dois votos do Progressistas: Gracinha Mão Santa e Wilson Brandão. Gracinha é próxima de Madison e Severo desde os governos Mão Santa. Há ainda votos do PT que podem ir para Severo: Flávio Júnior e Firmino Paulo, este, filho de um conselheiro aposentado muito amigo do Kleber e primo do senador Marcelo Castro. Flávio Júnior, no entanto, já disse publicamente que vota com o PT.
Página virada
Já no TCE-PI, conforme a coluna adiantou na semana passada, o próximo presidente deve ser Kennedy Barros. Kléber Eulalio já declinou da vez. Legalmente, não há impedimento. Mas o acordo envolvendo Severo também passa pela divisão de poderes e manter a família Eulalio nos dois órgãos seria visto como excessivo.
Dois anos
Outra fonte do MDB deixa claro que coube entendimento de acordo apenas pelo primeiro biênio, sem compromisso para o segundo. Ou seja, o consenso que alguns ainda esperam atingir com o PT parece ser página virada. O fato é confirmado pelo deputado João Madison à coluna: “Não houve nada de decisão de dar os dois anos para outro partido. O MDB vai ganhar e fazer os quatro anos. O voto secreto não pode mudar na Assembleia, faz parte do regimento da Casa”, frisou.
Fábio Abreu vai assumir o Emater, que será transformado em secretaria
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Fábio Abreu vai assumir o Emater na gestão de Rafael Fonteles. O órgão será transformado em secretaria e fundido à Adapi, a agência de defesa agropecuária. O nome da nova pasta será SADA, Secretaria de Agropecuária e Defesa Animal.
O anúncio será feito pelo governador e contempla um aliado fiel que ficou na primeira suplência de federal na chapa do PSD.
Rafael vai viajar no dia 16 de novembro, após o feriado da Proclamação da República, para alguns dias de descanso. Até lá deixará todo o secretariado definido.
Severo é escolhido candidato do MDB, que espera apoio de Rafael e oposição
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual emedebista Severo Eulálio é o candidato do partido à presidência da Assembleia Legislativa no dia 1 de fevereiro de 2023.
O nome dele é o que ma agrega, avaliaram os 9 deputados do partido reunidos na noite de segunda-feira (7) em Teresina.
Os outros dois candidatos do partido, João Mádison e Georgiano Neto, recuaram e vão fazer campanha por Severo. Eles contam a maioria dos 8 votos da oposição, o que garante a Severo a vitória.
O blog conversou com 5 deputados do MDB. E todos falam em uma chapa de consenso com Severo como presidente. Até porque o governador eleito Rafael Fonteles não se opõe a ele. Muito pelo contrário.
CMT deve criar comissão e convocar Pessoinha após “bolo” de prefeito
Por Sávia Barreto
A ausência tanto do prefeito Dr.Pessoa quanto de 20 dos 29 vereadores em reunião que aconteceria durante a tarde na Câmara de Teresina confirma uma relação tensionada e parlamentares já falam que basta apenas a oficialização do rompimento.
A coluna apurou que estiveram presentes, aguardando o prefeito, o presidente da CMT, Jeová Alencar, Dudu, Antônio José Lira, Fernanda Gomes, Joaquim Caldas, Zé Filho, Levino de Jesus e Aluísio Sampaio.
Comissão na iluminação
Se por parte da PMT, o prefeito segura a distribuição de cargos e secretarias aos vereadores da base visando uma composição para a reeleição, por parte dos vereadores se discute a criação nesta terça-feira de uma comissão para acompanhar gastos da iluminação pública da capital, que está aos cuidados de João Duarte, o Pessoinha, presidente da Eturb.
Pessoinha, segundo fonte ouvida pela coluna na CMT, pode ser convocado pelos vereadores ao plenário da Casa.
Bombeiros, no entanto, atuam dos dois lados para buscar uma via de diálogo entre parlamentares e Executivo municipal.
G9 pode virar G12 e, com 5 votos da oposição, formar soma perigosa
Por Arimatéa Carvalho
A reunião convocada com os vereadores de Teresina para discutir mudanças no Orçamento da Gestão de Dr. Pessoa, na tarde de segunda-feira (7), foi ignorada pelo G9. O grupo é formado por nove parlamentares da base, mas que adotaram uma postura crítica e independente. Nem o relator do Orçamento, Alan Brandão (PDT), compareceu ao encontro na Câmara.
Aliás, o G9 pode virar G12 com o ingresso dos vereadores Neto do Angelim, Teresinha Medeiros e Roberval Queiroz.
SOMA PERIGOSA
O G12, se somado ao grupo dos cinco da oposição (Aluísio Sampaio, Evandro Hid, Paulo Lopes, Édson Melo e Ismael Silva), pode virar G17 e se tornar um problemão para o Palácio da Cidade.
O G9 é formado por Pollyanna Rocha, Thanandra, Gustavo de Carvalho, Alan Brandão, Venâncio, Deolindo Moura, Bruno Vilarinho, Markim Costa e Elzuíla Calisto. Nenhum esteve presente na reunião. Enzo Samuel, como presidente eleito da Casa, não pode tomar parte em blocos, mas todos o apoiam.
REUNIÃO
A reunião na Câmara ocorreu na tarde de segunda envolvendo o vice-prefeito Robert Rios, o secretário João Henrique (Planejamento) e os vereadores Jeová Alencar (atual presidente), Antônio José Lira, Ismael Silva, Zé Filho, Joaquim Caldas, Dudu e Aluísio Sampaio.
Chama a atenção a presença de nomes da oposição na conversa sobre o Orçamento e isso seria uma estratégia de resposta do prefeito aos independentes. Se essa aproximação com a oposição vai properar, a conferir.
Deputados podem “dar o troco” em Rafael após o anúncio do secretariado
Por Sávia Barreto
Desceu quadrado no mundo político o anúncio oficial de boa parte do secretariado de Rafael Fonteles, concluído nesta segunda-feira. Alguma pastas menores, como as coordenadorias de Juventude e da Mulher, ainda precisam ser definidas.
Além dos nomes técnicos, na parte política, as mudanças já haviam sido antecipadas pela coluna. Prevaleceu o revezamento de pastas entre grupos políticos e o tamanho das secretarias proporcionais às votações dos parlamentares. “A maioria dos deputados não ficou satisfeita, mas engoliu calada… correr pra onde?“, questionou, em reserva, político ouvido pela coluna.
Troco
A questão é que os deputados podem “dar o troco” em Rafael nos bastidores. A maneira de fazer isso seria derrotando o candidato do PT, Franzé Silva, inclusive com o apoio de deputados do próprio PT (os novatos, chamados de “paraguaios”). O MDB define até sexta se o candidato será João Madison, Severo Eulalio ou Georgiano Neto (este último, pouco provável). Políticos acreditam que na oposição, Gracinha Mão Santa vota no MDB e Wilson Brandão poderia seguir o MDB se o candidato fosse Severo.
Solidariedade cresce com indicação de Josiene; Fundespi deve ser secretaria
Por Sávia Barreto
O Solidariedade foi um dos poucos partidos que teve crescimento no novo secretariado de Rafael Fonteles. A sigla reelegeu o deputado estadual Evaldo Gomes, e durante a campanha foi bastante assediada para apoiar o candidato tucano Sílvio Mendes. A fidelidade ao grupo petista teve reconhecimento. Agora, o SDD deixa o comando do Metrô e passa a indicar a Fundespi, pasta que cuida do Esporte e que deve virar secretaria, com mais estrutura nas ações.
Bate e rebate
O nome para a Fundespi é o da atual presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Josiene Marques. “Mais uma vez o esporte foi penalizado", criticou o suplente de deputado Warton Lacerda do PT. Evaldo retrucou, afirmando acreditar na “capacidade técnica e na sabedoria de Rafael Fonteles, principalmente pelas escolhas dos nomes feito por ele”. Ele frisa que Josiene tem competência e capacidade técnica de fazer uma “grande gestão”.
Rafael Fonteles anuncia 11 novos nomes do seu secretariado
Por Ari Carvalho
O governador eleito Rafael Fonteles anunciou nesta segunda-feira (07), pelas suas redes sociais, 11 novos nomes que comandarão as pastas do Governo do Estado a partir de 2023. Ao todo, já foram anunciados 23 nomes.
Os nomes confirmados hoje são:
. A atual diretora-presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, Josiene Marques Campelo, para a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi);
. A deputada Janainna Marques para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí (SDE);
. O atual diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral, para o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER);
. O deputado Flávio Nogueira Júnior para a Secretaria de Estado de Infraestrutura do Piauí (Seinfra);
. O advogado Daniel Oliveira para a Secretaria Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar);
. O deputado Carlos Augusto para a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus);
. O atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Igor Neri, para a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí;
. O atual diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, para a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí (ADH);
. O professor da Ufpi e mestre em Direito Público, Samuel Pontes do Nascimento, para a Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Estado do Piauí (Seadprev);
. O gestor público e ex-prefeito de Água Branca, Jonas Moura, para a Secretaria de Estado dos Transportes do Estado do Piauí (Setrans);
. O engenheiro Felipe de Melo Eulálio para o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).
Também já foram anunciados os nomes de: Chico Lucas para a Secretaria de Segurança (SSP), Washington Bonfim para a Secretaria de Planejamento (Seplan), Regina Sousa para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc), Washington Bandeira para a Secretaria de Educação (Seduc), Ellen Gera para a Agência de Tecnologia (Ati).
Antonio Luiz para a Secretaria de Saúde (Sesapi), Emílio Júnior para a Secretaria de Fazenda (Sefaz), Marcelo Nolleto para a Secretaria de Governo (Segov), Mussoline Guedes para a Coordenaria de Comunicação (Ccom), Francisco Pierot para a Procuradoria Geral (PGE), Luana Barradas para o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) e Maria Vilani pata a Secretaria das Cidades (Secid).
Integrantes do G9, vereadoras mostram sintonia com Dr. Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), circulou no fim de semana ao lado das vereadoras Pollyanna Rocha (PV) e Elzuila Calisto (PT). O chefe do executivo municipal prestigiou feira de microempreendedores do bairro Saci, zona sul da capital, organizada pela Secretaria de Economia Solidária (Semest).
Na oportunidade, o prefeito até presenteou as vereadoras com produtos artesanais mostrando total sintonia com as parlamentares, que já chegaram a anunciar que fariam parte de um grupo de oposição independente ao Palácio da Cidade na Câmara Municipal.
Deputado estadual Pablo Santos deve assumir a Secretaria de Turismo
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual reeleito Pablo Santos (MDB) deve ser anunciado como futuro secretário de Turismo durante a semana pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT).
Com a ida do parlamentar para a Setur, a primeira suplente do MDB, Simone Pereira, vai assumir vaga na Assembleia Legislativa.
Pablo deixa, portanto, o comando da Fundação Hospitalar, hoje gerida pelo farmacêutico Ítalo Rodrigues. A gestão técnica de Ítalo é elogiada, mas a Fundação deve ser extinta no Governo Rafael.
O governador anunciou no domingo duas mulheres para sua gestão: Luana Barradas para o Detran (indicação da deputada estadual eleita Ana Paula, do MDB) e Maria Vilani para a Secretaria das Cidades. Vilani é irmã do deputado estadual Hélio Isaías, do PT, e atual secretária estadual de Transportes.
Seguindo a tendência de remanejamento entre as indicações dos deputados, Hélio Isaías troca a de Transportes pela de Cidades. Já o deputado estadual Fábio Xavier (PT) troca Cidades pela do Agronegócio. Georgiano Neto (MDB), que detém o Agronegócio, passa para a de Transportes (deve indicar o ex-presidente da APPM Jonas Moura).
Uma exceção nesse sentido é a permanência do deputado estadual Fábio Novo (PT) na indicação da Secretaria de Cultura.