Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 53 de 665Confirmação de Pierot deve dar novo protagonismo à PGE-PI na gestão Rafael
Por Sávia Barreto
A confirmação do advogado Francisco Gomes Pierot Júnior como o novo Procurador Geral do Estado do Piauí, anunciada pelo governador eleito Rafael Fonteles no Twitter neste sábado, foi bem recebida no mundo jurídico. Francisco Gomes Pierot Júnior é Procurador do Estado e Mestre em Direito.
O órgão era comandado por Plínio Clêrton nas gestões de Wellington Dias, que mesmo quando não esteve pessoalmente à frente da PGE no governo Wilson Martins, manteve influência. Clêrton deixa a PGE com gestão positivamente avaliada.
O nome de Pierot para a Procuradoria também revela a força do futuro secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, já que o novo PGE era sócio de Lucas na advocacia. Pierot é visto pelos pares como "competente e organizado", e a expectativa é que dê nova roupagem à PGE, trazendo a um órgão tão representativo e essencial, mais protagonismo no debate público piauiense.
Encontro de Pessoa com Joaquim e Dr. Vinicíus dá tom de mudanças na PMT
Por Sávia Barreto
Na manhã deste sábado (05), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, teve com parlamentares em agenda administrativa. Foi inaugurada na zona norte da capital o Centro Esportivo Desembargador Joaquim Silvio Caldas, na Santa Maria da Codipi. Os bastidores do evento dão o tom das mudanças que os vereadores esperam na gestão da capital, entre elas indicações de pastas.
A obra inaugurada leva o nome do pai do vereador Joaquim Caldas. Com raízes intimamente ligadas a Teresina, o desembargador Sergipano Joaquim Caldas fez grandes amigos no Piauí, inclusive em Piracuruca, onde fazia questão de visitar o amigo e vice-prefeito Robert Rios.
Coordenadoria da Codipi
Em meio a disputas orçamentárias entre o Legislativo e o Executivo, o vereador Joaquim Caldas ratificou sua aliança como soldado da base aliada de Dr. Pessoa. Ele defende uma atenção maior para a região da Santa Maria da Codipi, área de maior crescimento do vetor norte da capital.
Nos bastidores, os vereadores defendem uma espécie de coordenadoria para a região da Codipi. Há também forte especulação de que o grupo político de Enzo Samuel vá para a Saad Norte.
Também foi visitada a obra do novo estádio da Santa Maria, em construção no residencial Padre Humberto. A perspectiva é que Joaquim possa ocupar uma secretaria na gestão Pessoa com a nova reforma. A pasta não foi definida.
Bronca doutor para doutor
O deputado estadual eleito, Dr. Vinícius Nascimento (PT), também participou da agenda na zona norte da capital. Deputado mais votado na Santa Maria da Codipi e líder de votos do PT em Teresina, Dr. Vinícius ouviu uma cobrança de Dr. Pessoa. O prefeito cobrou mais emendas para a capital: “Muitos deputados estaduais não destinaram emendas para a capital po que queriam uma rachadinha que não fazemos na nossa gestão. Espero que você mande emendas para a nossa Prefeitura”, disse Dr. Pessoa a Dr. Vinícius.
Allisson Bacelar parabeniza Mussoline Guedes na Comunicação
Ananias Ribeiro
O coordenador de comunicação do Governo do Estado, jornalista Allisson Bacelar, parabenizou o também jornalista Mussoline Guedes por ter sido escolhido para o cargo pelo governador eleito Rafael Fonteles. Mussoline assume a pasta a partir de janeiro de 2023.
“Parabéns ao amigo Mussoline Guedes que assumirá a coordenação de comunicação do Governo do Estado na gestão de Rafael Fonteles. Profissional da mais alta qualidade, tenho certeza que fará um excelente trabalho. Boa sorte”, disse Allisson.
Rafael anunciou o novo coordenador no Twitter. “Agradeço ao experiente jornalista Mussoline Guedes por aceitar a missão de ser o coordenador de comunicação do Governo do Estado do Piauí”, postou o governador eleito do Piauí.
Secretários confirmados do governo Rafael Fonteles
Mussoline Guedes – Comunicação
Francisco Pierot – PGE
Marcelo Nolleto – Governo
Antônio Luiz – Saúde
Emílio Júnior – Fazenda
Chico Lucas – Segurança
Regina Sousa – Assistência Social e Direito Humanos
Washington Bonfim – Planejamento
Washington Bandeira – Educação
Ellen Gera – ATI
Rafael Fonteles confirma Mussoline Guedes na Ccom e Francisco Gomes na PGE
Por Arimatéa Carvalho
O jornalista Mussoline Guedes foi anunciado pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) como o futuro coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado. A escolha havia sido antecipada pela coluna Primeira Mão, do jornal Meio Norte.
A escolha de Mussoline é tida no meio jornalístico como a mais acertada para a área, pois ele é jornalista profissional, já trabalhou no jornalismo diário, tem experiência de gestão (foi secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Teresina) e se relacionar muito bem com a categoria.
Mussoline também tem sintonia com o atual coordenador de Comunicação Social, Alisson Bacelar, outro jornalista profissional respeitado pela categoria.
QUEM É MUSSOLINE GUEDES
Mussoline Marques de Sousa Guedes, 55 anos, é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-graduando em Comunicação Organizacional Integrada e Redes Sociais e em Comunicação, Marketing Político e Mídias Digitais.
Foi repórter, produtor e editor de jornais e TVs, redator publicitário, editor-chefe por duas vezes do Jornal O DIA (2002 a 2005 e de 2008 a 2010) e secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina no período de 2005 a 2006. Foi Editor-Executivo do Jornal Diário do Povo de novembro de 2011 a dezembro de 2016.
Foi também assessor de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), gerente de Marketing do Sebrae Nacional e Assessor de Comunicação do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), de 2019 a março de 2022.
Coordenou a Comunicação da Campanha de Rafael Fonteles a governador do Piauí em 2022.
Procuradora Geral do Estado (PGE)
O governador também anunciou no sábado (5) o futuro procurador geral do Estado, Francisco Gomes Pierot Júnior, procurador do Esdado e mestre em Direito.
Secretários confirmados do governo Rafael Fonteles
Antônio Luiz – Saúde
Emílio Júnior – Fazenda
Chico Lucas – Segurança
Regina Sousa – Assistência Social e Direito Humanos
Washington Bonfim – Planejamento
Washington Bandeira – Educação
Ellen Gera – ATI
Marcelo Nolleto – Governo
Washington Bandeira e Ellen Gera iniciam transição na Educação
Ananias Ribeiro
O novo secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, indicado para o cargo pelo governador eleito Rafael Fonteles, se reuniu nesta sexta-feira, dia 04, com o atual titular da pasta, Ellen Gera.
Os dois ainda trataram da ampliação da educação em tempo integral e da educação profissional e tecnológica, além da valorização dos profissionais e o fortalecimento da infraestrutura das escolas e de outros equipamentos da rede estadual de educação do Piauí.
Ellen Gera continuará na gestão Rafael Fonteles. Ele vai ocupar o cargo diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). A Seduc e a ATI são parcerias no uso da tecnologia para o ensino no Piauí.
Secretários confirmados do governo Rafael Fonteles
Antônio Luiz – Saúde
Emílio Júnior – Fazenda
Chico Lucas – Segurança
Regina Sousa – Assistência Social e Direito Humanos
Washington Bonfim – Planejamento
Washington Bandeira – Educação
Ellen Gera – ATI
Marcelo Nolleto – Governo
Átila Filho focará na educação e pode colaborar com Gestão de Rafael
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Átila Filho (PP) se reuniu com os vereadores de Teresina Alan Brandão (PDT) e Gustavo de Carvalho (PSDB) na sexta-feira (4). Os dois parlamentares apoiaram Átila Filho para a Câmara, mas com uma diferença: enquanto Alan votou em Sílvio Mendes (União Brasil) para governador, Gustavo fez campanha para Rafael Fonteles (PT).
ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Átila Filho disse à coluna que pretende ser o Deputado da Educação, a exemplo da área de atuação prioritária na Câmara, o deputado federal Átila Lira (PP). O jovem empresário critica a política educacional do presidente Bolsonaro e afirma que pretende colaborar com a gestão de Rafael Fonteles nessa área também, em uma oposição propositiva e não agressiva.
12 vereadores de Rafael se articulam para ajudar na gestão em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
Os 12 vereadores de Parnaíba que votaram com Rafael Fonteles e ajudaram a elevar a votação de Lula no litoral de 62% no primeiro turno para 66% no segundo turno querem reconhecimento por parte do governador eleito Rafael Fonteles (PT). Eles querem ajudar na gestão e estão abertos a colaborar na administração, através de indicações.
Se na segunda maior cidade do Estado existe esse movimento articulado, em Teresina já aconteceu o mesmo: os chamados Rafavereadores já manifestaram o desejo de participação direta.
Nesse registro também aparecem o empresário Eureliano Barros e o ex-secretário de Esportes de Parnaíba, Maksuel Brandão, além dos vereadores Zé Filho Caxingó, Renatinho, Edcarlos, David Soares (genro do ex-governador Zé Filho) e o presidente eleito da Casa, Daniel Jackson.
GRUPO ARTICULADO
Em Teresina, são 21 parlamentares que deram sustentação a Rafael e Lula. Em Parnaíba, 12. São esses os chamados "Rafabech":
Zé Filho Caxingó (líder da oposição na Câmara)
Daniel
Renatinho
Joãozinho do Trânsito
Taylon
Davi Soares
André Neves
Batista do Catanduvas
Fátima Carmino
Ronaldo Prado
Ricardo Verás
Assiscar
Cotados para disputar PMT em 2024: Enzo e Chico Lucas são novidades; lista
Por Sávia Barreto
A coluna traz lista com os nomes mais cotados - até agora – para a disputa pelo comando da Prefeitura de Teresina em 2014. A avaliação é dos próprios políticos, em reserva, após serem questionados sobre os cenários mais prováveis na eleição municipal. Tirando o prefeito, Dr.Pessoa, que deve tentar a reeleição por um partido diferente do atual (e a tendência é que seja o PSD, apenas no próximo ano), os demais nomes estão no campo das possibilidades e dependem de conseguir se viabilizar politicamente através de pelo menos quatro grupos políticos.
Grupão
Os principais grupos políticos que se movimentam com candidaturas competitivas em 2024 são: o Palácio da Cidade, com Dr.Pessoa, o grupo do governador eleito, Rafael Fonteles pelo PT (ou outro partido da base aliada, já que na capital o PT ainda não teve sucesso para eleger um prefeito), o MDB do vice-governador Themistocles Sampaio e o deputado eleito Jeová Alencar, hoje no Republicanos, mas possivelmente apoiado pelo grupo da oposição, com ex-tucanos e progressistas.
Novidades!
A novidade fica por conta do presidente eleito da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, e do futuro secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, ambos com fortes chances, segundo colegas do mundo político, de viabilizarem seus nomes para 24. Chico Lucas, no entanto, também poderia disputar o Senado. Ele tem antagonizado, em especial nas redes sociais, com o ministro Ciro Nogueira. Já Enzo Samuel será presidente de um Poder a partir de janeiro e tem uma bandeira importante a ser levantada com propriedade: a solução da crise no transporte público em Teresina.
Veja a lista:
Cotados para candidaturas à Prefeitura de Teresina 2024:
-PT:
Chico Lucas ou o juiz Washington Bandeira (ambos RafaBoys)
-PSB:
Washington Bonfim (*pode ser vice de Enzo Samuel ou Chico Lucas)
-PDT (candidatura dos vereadores):
Enzo Samuel (*pode ser vice de Washington Bonfim ou Chico Lucas)
-PSD:
Dr.Pessoa
-MDB:
Marcos Aurélio com Lucy Soares ou Bárbara do Firmino como vice
-Republicanos (oposição, em aliança com o Progressistas/União Brasil):
Jeová Alencar, podendo ter Sílvio Mendes como vice
-Partido indefinido:
Ismael Silva
-PL:
Coronel Diego Melo
Henrique Pires mantém o Iaepi e João Xavier deve comandar a Fapepi
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) vai continuar no comando do Instituto de Águas e Esgotos dos Piauí (Iaepi), que tem atualmente como diretor-geral seu pai, o ex-secretário estadual de Administração Magno Pires. O órgão já esteve sob indicação do hoje deputado federal eleito Francisco Costa, que depois assumiu o Detran e deixou o espaço com Henrique.
FALTAM ELES!
Nos próximos dias, Rafael ainda vai conversar com os deputados estaduais Pablo Santos (confirmar ou não o Turismo para ele), Rubens Vieira, Gil Carlos, Firmino Paulo e Evaldo Gomes. A expectativa era que Nerinho fosse ouvido ainda na noite de quinta-feira (3).
NOME DA FAPEPI
Um dos criadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e professor-doutor do Departamento de Matemática da UFPI, João Xavier da Cruz Neto, é o nome mais cotado para assumir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
João Xavier já foi orientador do governador eleito Rafael Fonteles (PT) na graduação e nas Olimpíadas Mundiais de Matemática, além de pró-reitor da UFPI duas vezes. Ele é pós-doutor no Georgia Institute of Technology (2002-2003).
Empresários se reúnem na PMT para campanha “Natal de Luz e Prêmios”
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL), Evandro Cosme, juntamente com o superintendente Ulysses Moraes e o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, e seus diretores estiveram reunidos na Prefeitura de Teresina para apresentarem a campanha "Natal de Luz e Prêmios" ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
A iniciativa tem o propósito de aumentar o volume de vendas durante o período natalino através do sorteio de prêmios para os consumidores que comprarem nas lojas participantes. A campanha conta com o apoio Governo do Estado e a rede de cartões de crédito.
Os secretários municipais Roncalli Filho (Saad Centro), Marcelo Eulálio (Semdec), Ênio Portela (Fundação Monsenhor Chaves) e Renato Berger (Semel) estavam presentes.
"Por determinação do nosso prefeito, Dr. Pessoa, o Centro de Teresina já estará revitalizado para as compras de Natal, com mais acessibilidade, iluminação nova de LED, bancos confortáveis para os consumidores, floreiras, entre outros confortos", comentou o superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho
Ele informou que isso vai melhorar a mobilidade dos consumidores e ajudar os lojistas. As obras em vários trechos do Centro seguem aceleradas, com homens trabalhando nos três turnos.