Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 665 de 665Silas Freire vai a São Paulo para participar de comissão eleitoral
Por Samantha Cavalca
Silas Freire está em São Paulo. Participa das discussões na comissão eleitoral do PRB. Depois que o empresário Flávio Rocha desistiu da corrida presidencial, PRB decide agora se marcha com Alckmin ou Ciro Gomes.
E sobre essa reviravolta na chapa majoritária, o que Silas tem a dizer? “PRB só vai se pronunciar quando for chamado oficialmente por Wellington Dias”.
PRB mantém o discurso de que quer aliar à vontade do povo com as prioridades do partido.
Blog liga a tecla SAP, segundo PRB:
Vontade do povo = Frank Aguiar ao Senado.
Prioridades do partido = compor com Wellington Dias.
Em áudio, Wellington Dias explica o que comunicou ao MDB
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) explica através de áudio o que comunicou ao MDB em reunião na quarta-feira (17/07): o candidato ao Senado que vai fazer dobradinha com Ciro Nogueira (Progressistas) será o presidente do MDB, Marcelo Castro.
Com isso, o MDB perde a vaga de vice. A promessa é de haver Chapão, ampla coligação proporcional (Assembleia e Câmara) entre PT, MDB e demais partidos da situação.
Eis a explicação do próprio Wellington. O MDB decide hoje se aceita o Chapão, vaga no Senado e perder a vaga de vice que seria do presidente da Assembleia, Themístocles Sampaio.
MDB vai levar documento a Wellington Dias
Por Samantha Cavalca
MDB está reunido nesse momento. Eles vão levar documento ao governador assinado pelos parlamentares ratificando o nome de Themistocles a vice.
Essa é a expectativa. A realidade é que eles acreditam que governador vai ignorar.
A questão agora é saber se os deputados aguentam e ficam com Themistocles. Como o blog já informou, eles já discutem coligar com Luciano Nunes.
'Themistocles pode ser vice na chapa de Luciano, diz Firmino Filho
Firmino Filho esteve ontem reunido com Henrique Pires. Conversas administrativas logo deram lugar às pautas políticas.
O assunto do momento era a possibilidade de Themistocles não ser mais o vice. Horas depois, Wellington Dias concretizou a possibilidade: Themistocles não é o vice da majoritária governista.
Após o episódio, bastidores apontam que Firmino comentou com seu círculo próximo: “conversar não ofende. Não tenho nada contra ele. Themistocles pode ser vice na chapa de Luciano”.
É...chumbo trocado não dói.
O que diz Regina Sousa?
POR SAMANTHA CAVALCA
No meio do turbilhão, conversei com a senadora Regina Sousa. Ela disse que não vai declarar nada nesse momento.
Interlocutores próximos a Regina relatam que ela foi categórica: “não fui comunicada de nada. Também não quero pagar uma conta que não fiz”.
'Caminho de Themistocles não precisa ser o nosso', diz parlamentar
Por Samantha Cavalca
A noite foi longa para o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho. Depois da reunião do MDB com Wellington Dias, em que governador comunicou que sigla será contemplada pelo chapão mas que não fica com a vice, Themistocles levou toda a bancada mdebista para sua residência. A reunião era de emergência e, segundo fontes que participaram, o clima de velório.
Um dos muitos bastidores aponta que Themistocles vai romper com Wellington, mas deputados não garantem que seguirão o mesmo caminho.
Um dos presentes no encontro, ainda na madrugada, me mandou a mensagem: “queremos ficar com Wellington. Com Luciano Nunes, Elmano ou Pessoa, nossa chance de eleger deputados é bem menor. A proporcional é nossa prioridade”.
Outro integrante do MDB, de maneira otimista (que poderia ser confundida com sarcasmo), me perguntou se Wellington Dias já tinha falado com Deus? Lembrou que na eleição de Dias ao Senado, o governador declarou que conversou com Deus e depois mudou sua decisão.
“Caminho de Themistocles não precisa ser o nosso”, declaração de um parlamentar do MDB dá o tom do que pode acontecer.