Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 51 de 665Rafael não se envolve em disputa na Alepi, mas não quer vice da oposição
Por Sávia Barreto
Na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, a busca pelo voto da oposição segue intensa entre os grupos de Severo Eulalio e Franzé Silva. No Progressistas, Dr.Thales e Aldo Gil tendem a não votar em Severo por conta de disputas regionais em Paquetá e Picos.
Não me meto
Os outros nomes do Progressistas e Republicanos devem se alinhar a Severo, mas nada foi divulgado oficialmente, pois a oposição se fortalece se trabalhar como grupo. A coluna também apurou que o governador eleito Rafael Fonteles, não vai interferir na disputa, mas não aceita que o vice seja da oposição. Esse é o ponto em que Rafael deixou claro a aliados. Ele só se envolveria se o candidato da base pudesse perder para a oposição - o que não se vislumbra, pois as duas candidaturas postas são da base.
Estilo Rafael: metas e veto a candidaturas em 24 devem dar tom de gestão
Por Sávia Barreto
O futuro Governo Rafael Fonteles deve ter parte do estilo parecido com o de Wilson Martins: reuniões periódicas para acompanhamento de metas, acreditam fontes do primeiro escalão. “Rafael vai saber de tudo que está acontecendo em todas as secretarias”, disse fonte, que acrescentou: “Mas não vai ficar pressionando, estilo Dr.Pessoa!”.
Linha direta
Rafael deve conversar direto com os secretários e não com os diretores dos órgãos, como fazia quando era gestor na Sefaz. Ele também não deve fazer indicações cruzadas de diretorias nas secretarias, fato que causava guerras internas e gigantescas de poder. Ou seja, mesmo com o secretário de um partido, diretorias importantes numa mesma pasta eram indicadas por outras siglas, o que eventualmente resultava em disputa de espaço e entrave nas ações.
Deixa pra depois
Com exceção de Pablo Santos, nenhum secretário de Rafael Fonteles deve disputar as eleições municipais em 2024 para Executivos municipais ou cargos proporcionais. Pablo tende a ser o candidato a prefeito de Picos contra um nome do grupo do atual prefeito do Progressistas, Gil Paraibano. Segundo fonte do futuro governo Fonteles, a ideia é evitar discussões prematuras.
Futuro
Um nome, no entanto, pode ser trabalhado dentro da gestão para ser candidato ao Senado em 2026. Chico Lucas ou Washington Bonfim são citados. Vai depender do trabalho de cada um nas pastas de Segurança Publica e Planejamento, respectivamente.
Rejane Dias pode ser ministra da Mulher no governo Lula
Por Sávia Barreto
Evangélica e de esquerda, a deputada federal Rejane Dias (PT-PI) pode ser a próxima ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Governo Lula. Já Wellington, deve seguir no Senado como líder do Governo Lula e, no próximo biênio, tentar se viabilizar como candidato à presidência da Casa.
Contempla
O ex-governador piauiense está na equipe de transição e foi cotado para a Casa Civil e ministérios como o do Planejamento e Fazenda.
Rejane como ministra, seria também uma forma de dar espaço a Wellington.
Perfil de Rejane
O nome de Rejane, que já foi secretária estadual de Educação e tem trabalho na área de políticas para pessoas com deficiência, contemplaria o Piauí, que deu a maior votação no país para Lula contra Bolsonaro, tanto no primeiro como no segundo turno.
Central
Rejane é uma evangélica moderada e com discurso agregador às minorias. A maior concorrente de Rejane no PT nacional para a pasta da Mulher é hoje a deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva.
Rejane 2024! PT nacional quer deputada disputando Prefeitura de Teresina
Por Sávia Barreto
A deputada federal Rejane Dias (PT) tem sido sondada em Brasília para a possibilidade de disputar a Prefeitura de Teresina. Rejane foi a deputada federal mais votada da capital, o que, para líderes políticos do PT, significaria a pavimentação de um caminho viável em 2024. Rejane Dias vai se encontrar com Lula e a bancada do PT na Câmara, nesta quinta-feira, 10, em Brasília.
Outro lado
O PT pode indicar o candidato a vice-prefeito de Dr.Pessoa em 24. Os cotados são o vereador Dudu e a vereadora Elzuila Calixto. Ala do PT municipal quer candidatura própria e ala do PT estadual e nacional defende o nome de Rejane. Isso sem falar os que dividem-se sobre o melhor nome para a missão: Rejane, Dr.Vinicius, Fábio Novo ou Chico Lucas.
MDB dividido para que Tiago Vasconcelos assuma vaga na Alepi
Por Sávia Barreto
Duelo no MDB! O partido histórico, original, e o novato - com nomes do PSD - estão em disputa velada dentro da sigla. Isso porque o governador eleito Rafael Fonteles havia firmado o compromisso público de chamar quatro deputados do PT e três do MDB, abrindo espaço aos suplentes na Assembleia Legislativa. Já foram chamados pelo MDB, Carlos Augusto (Justiça) e Pablo Santos (Turismo). Falta um terceiro nome. Entre os deputados João Madison, Dr Hélio, Henrique Pires ou Georgiano Neto, nenhum topou deixar a Alepi.
A movimentação é necessária para que o suplente Tiago Vasconcelos assuma, conforme compromisso de Rafael com o próprio Tiago. Segundo apuração da coluna, Henrique Pires poderia assumir uma pasta se mantivesse o comando do Instituto de Águas do Piauí, cujo pai, Magno Pires, foi indicado por ele para a presidência. Fonteles, no entanto, teria limitado a indicação do deputado a apenas uma pasta.
Poder demais
Os emedebistas alegam ainda que a presença de Tiago sem a saída de Georgiano empoderaria demais o filho de Júlio César, já que ele teria, além da indicação na Setrans, Simone Pereira e Vasconcelos na Alepi. Uma das soluções é Simone Pereira ir para Setrans e Jonas Moura aguardar para ser indicado a um um cargo federal na cota do deputado federal Júlio César. Simone já disse que não pretende ir para a Setrans e deseja permanecer na Alepi.
Kennedy na presidência e Waltania vice: consenso na presidência do TCE-PI
Por Sávia Barreto
A coluna antecipa o que deve ser a nova composição do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. No lugar de Lilian Martins, o presidente será Kennedy Barros; Waltania Leal será vice e Flora Izabel, presidente da 1ª Câmara. Já Lilian Martins fica como presidente da 2ª Câmara e Kleber Eulálio será ouvidor.
O conselheiro Olavo Rebelo é o futuro corregedor e Abelardo Vilanova será o controlador. Vale ressaltar que Kléber Eulalio, que seria o próximo presidente, declinou da vez por conta da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, onde o filho, Severo Eulalio, concorre pela cadeira de presidente.
Evandro com Lupi: PDT terá candidatos em todas as cidades em 2024
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd esteve em Brasília com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tratando de estratégias para o fortalecimento e crescimento do partido no Piauí. De acordo com o vereador, que é presidente estadual da sigla no Piauí, no encontro também foram traçadas metas para o pleito municipal de 2024.
“Temos certeza que o PDT sairá mais fortalecido para as eleições de 2024, mostrando que temos uma história e trabalho voltados para o desenvolvimento do nosso país. E já estamos trabalhando, traçando metas e nos articulando para garantir esse fortalecimento do partido no Piauí”, disse Evandro Hidd.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, destacou que a meta é lançar o maior número possível de candidatos a prefeitos e vices e ter candidaturas de vereadores em todos os municípios do Piauí. “Esse fortalecimento do partido no Piauí é fundamental para manter a bandeira do trabalhismo, uma boa relação com o Governo do Estado, institucionalizar as relações, para que possamos mostrar que o PDT está firme, forte, lutando pelo Brasil, pela educação e pelo trabalhador”, enfatizou Lupi.
Dinair alinha com Marcelo construção de uma 4ª ponte entre Teresina e Timon
Por Arimatéa Carvalho
A prefeita de Timon, Dinair Veloso, se reuniu em Brasília com deputados e senadores atrás de recursos para grandes obras na cidade maranhense. Uma dessas obras é a construção de uma quarta ponte ligando Teresina a Timon, além de investimentos na BR-226, que corta diversas comunidades no município.
Dinair teve uma conversa considerada proveitosa com o senador Marcelo Castro (MDB), relator-geral do Orçamento, e ainda com os deputados Juscelino Filho e Edilásio Júnior. Para estes últimos dois, ela apresentou projetos de infraestrutura, como obras na Avenida Coheb, e na área de saúde.
RETORNO NA QUINTA
A gestora deve se reunir com o senador Weverton Rocha e com os deputados Rubens Júnior e Pedro Lucas. Dinair Veloso deve permanecer em Brasília por mais um dia em busca de diálogo com mais deputados e senadores para apresentar seus projetos. Na quinta-feira (10) ela já regressa para Timon para cumprir agenda.
Merlong recebe 5 prefeitos em Brasília e refaz compromisso de recursos
Por Arimatéa Carvalho
Diversos prefeitos piauienses estão percorrendo os gabinetes dos deputados federais em Brasília para garantir mais recursos para os seus municípios. O deputado Merlong Solano (PT) foi um dos parlamentares que manteve diálogo com prefeitos de cidades como Hugo Napoleão, Luciano Barreto (na foto com Merlong); Lagoa de São Francisco, João Arilson; Várzea Branca, Raimundo Nonato; Brejo do Piauí, Fabiano Feitosa; Jaicós, Ogilvan da Silva (Neném de Edite); e de Barras, Edilson Capote.
COMPROMISSO
Os gestores municipais discutiram a destinação de emendas para áreas prioritárias, como a saúde e a agricultura familiar, setores que têm sido abraçados por Merlong ao longo do seu mandato. O deputado manteve o compromisso com demandas populares das cidades.
Edson Melo nega indicação para Strans: “Conversei possíveis soluções”
Por Sávia Barreto
A coluna questionou ao vereador Edson Melo se ele foi sondado para realizar a indicação do comando ou diretorias da Strans na gestão de Dr.Pessoa, conforme informação que circula nos corredores da Câmara.
O tucano nega o convite, mas confirma a conversa para contribuir com sugestões: “Não! Apenas conversei sobre possíveis soluções sobre o problema de transporte em Teresina com o amigo Renato Berger! Isso há uns 10 dias”, pontuou Melo.