A Justiça do Piauí manteve a prisão do casal Francisco de Assis e Maria dos Aflitos - acusados de envenenar nove pessoas da própria família e uma vizinha. Dessas vítimas, oito morreram entre agosto de 2024 (duas crianças com veneno no suco) e janeiro deste ano (baião de dois no réveillon).
O caso ocorreu em Parnaíba , no litoral do Piauí. A audiência de instrução e julgamento do caso ocorreu nesta sexta-feira (05).
SORRIU DURANTE DEPOIMENTO
Durante depoimento, o delegado Abimael Silva, da Polícia Civil de Parnaíba, detalhou que Maria dos Aflitos - que prestou depoimento por cerca de 20 minutos - chegou a sorrir enquanto falava que Maria Jocilene, sua amiga e última vítima, havia morrido por um problema no coração.
A ré negou qualquer envolvimento nos crimes contra os familiares.
VIZINHA ACUSADA
A ré alegou ter acreditado que Lucélia Maria, a mulher acusada de matar dois meninos envenenados em agosto de 2024, era a responsável pelas mortes. No entanto, quando outras 5 pessoas da família morreram após comer um arroz envenenado no dia 1º de janeiro de 2025, desconfiou do próprio companheiro e da amiga Maria Jocilene.
Ela também declarou não ter consumido o arroz envenenado por estar de ressaca.
Acreditava que tinha sido ela [vizinha], mas quando aconteceu as outras mortes, desconfiei do ‘de Assis’, e foi o ‘de Assis’ que matou meus filhos, eu não tenho culpa, não tenho envolvimento. Eu tô pagando uma coisa que não devo, disse.
O QUE OCORRE?
A Justiça do Piauí ouviu, nesta sexta-feira (5), testemunhas e familiares das vítimas do envenenamento.
Eu não matei meus filhos, eu tambem nao sei de nada, eu não fiz isso [...] foi o “de Assis” que matou meus filhos, eu não tenho culpa, não tenho envolvimento não, eu sou totalmente inocente, estou pagando uma coisa que eu não devo, disse Maria dos Aflitos ao se defender perante o juíz.
ENTENDA O CASO
Eles são réus por 11 crimes — oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio qualificado — e estão presos desde janeiro. Quem são as vítimas:
- Manoel Leandro da Silva, de 18 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) - morto;
- Francisca Maria da Silva, de 32 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) - morta;
- Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos (filho de Francisca Maria) - morto;
- João Miguel da Silva, de 7 anos (filho de Francisca Maria) - morto;
- Maria Gabriela da Silva, de 4 anos (filha de Francisca Maria) - morta;
- Lauane da Silva, de 3 anos (filha de Francisca Maria) - morta;
- Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (filho de Francisca Maria) - morto;
- Maria Jocilene da Silva, de 32 anos, (ex-nora de Maria dos Aflitos) - recebeu alta, voltou a ser hospitalizada 20 dias depois e morreu, também por envenenamento;
- Uma adolescente de 17 anos (irmã de Manoel e Francisca Maria) - recebeu alta;
- Um menino de 11 anos (filho de Maria Jocilene) - recebeu alta.