A Justiça do Piauí realiza nesta sexta-feira (5), em Parnaíba, litoral do estado, a audiência de instrução e julgamento do caso de envenenamento que deixou oito pessoas mortas. A sessão acontece na 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, a partir das 9 horas.
O processo tem como réus Maria dos Aflitos da Silva e Francisco de Assis Pereira da Costa, presos desde janeiro, acusados por oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio.
Linha do tempo das mortes e da investigação
Agosto de 2024 – Os primeiros óbitos ocorreram quando os irmãos Ulisses Gabriel (8 anos) e João Miguel (7 anos), filhos de Francisca Maria e netos de Maria dos Aflitos, morreram após ingerir cajus supostamente envenenados. A polícia, inicialmente, apontou a vizinha Lucélia Maria da Conceição Silva (52 anos) como responsável. Ela chegou a ser presa e passou cinco meses na cadeia, mas exames do Instituto de Medicina Legal concluíram que não havia veneno nas frutas, e a Justiça determinou sua soltura em janeiro de 2025.
Ulisses e João Miguel foram envenenados por Francisco de Assis | Foto: Reprodução1º de janeiro de 2025 – Sete pessoas da mesma família e uma vizinha passaram mal após comerem um baião de dois contaminado. As vítimas foram levadas ao hospital com sinais de envenenamento.
Primeira semana de janeiro de 2025 – Cinco pessoas morreram logo após a internação:
Manoel Leandro da Silva (18 anos)
Francisca Maria da Silva (32 anos)
Maria Gabriela da Silva (4 anos)
Maria Lauane da Silva (3 anos)
Igno Davi da Silva (1 ano e 8 meses)
Família morta por envenenamento em Parnaiba | Foto: Reprdução24 de janeiro de 2025 – A vizinha Maria Jocilene da Silva (32 anos), que havia melhorado e recebido alta, voltou a ser internada em estado grave e morreu dias depois.
Maria Jocilene da Silva foi morta com café envenenado | Foto: ReproduçãoInvestigações – Durante o inquérito, a polícia descobriu que Maria dos Aflitos confessou ter envenenado Maria Jocilene com café, numa tentativa de incriminá-la e afastar as suspeitas sobre o marido. A investigação também revelou que Maria e Jocilene mantinham um relacionamento amoroso. Maria disse em depoimento que estava “cega de amor” por Francisco. Após ser presa, ela confessou que Francisco havia envenenado os irmãos Ulisses Gabriel (8 anos) e João Miguel (7 anos), mortos em 2024, com suco envenenado.
Envolvimento de Francisco – Os policiais encontraram, em imóveis ligados a Francisco de Assis, um baú trancado com revistas, livros e DVDs sobre nazismo. Em um dos livros, intitulado Médicos Malditos, ele havia grifado passagens sobre o uso de substâncias químicas em experimentos médicos. Uma anotação destacava que “para despistar as futuras vítimas, o produto deveria ser eficaz e sem gosto”, o que, segundo a polícia, coincide com as características do terbufós, veneno usado no baião de dois.
Carregue maisVeja Também{{#news_items}} {{/news_items}}