SEÇÕES

Laudo confirma saúde mental de acusado de matar família envenenada em Parnaíba

Com isso, o juiz determinou que o processo continuará sem impedimentos.

Francisco de Assis. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A perícia constatou que Francisco de Assis, acusado de matar sete pessoas da mesma família por envenenamento em Parnaíba, litoral do Piauí, está em boas condições de saúde mental e pode responder normalmente. Com isso, o juiz determinou que o processo continuará sem impedimentos.

Francisco foi ouvido no dia 12 de agosto no Instituto de Medicina Legal (IML) em Teresina. O exame é realizado quando há dúvidas sobre a capacidade mental do réu para participar do processo e se ele pode ser responsabilizado. Além dele, familiares também foram ouvidos, incluindo Maria dos Aflitos, companheira de Francisco e também acusada pelos crimes.

O MeioNews obteve acesso à decisão assinada pelo(a) juiz(a) de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, nesta segunda-feira (1°). Com a decisão, o incidente de sanidade mental foi anexado aos autos principais, e o processo legal seguirá o seu curso normal.

“Realizada a perícia médica, o laudo técnico juntado aos autos foi categórico ao atestar a higidez mental do réu, concluindo pela plena capacidade de autodeterminação e compreensão do caráter ilícito do fato”, consta no documento.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A DECISÃO

ENVENAMENTOS

Francisco de Assis Pereira Costa e sua companheira, Maria dos Aflitos da Silva, são acusados de envenenar oito pessoas e tentar matar outras três. As vítimas foram intoxicadas com terbufós, uma substância similar ao "chumbinho", que era misturada à comida. 

Os crimes ocorreram entre agosto de 2024 e janeiro de 2025. O casal foi preso no início deste ano e permanece detido em Teresina, onde aguarda julgamento. A audiência de instrução e julgamento estava prevista para o dia 30 de julho, em Parnaíba, mas foi adiada para o dia 5 de setembro.

OS CRIMES:

O acusado deverá responder pelas mortes das duas crianças envenenadas em agosto de 2024, após ingerirem um suco contaminado com Terbufós, e pelas vítimas do dia 1º de janeiro, que comeram arroz contendo a mesma substância.  Já Maria dos Aflitos responderá por um crime a mais devido à morte de Maria Jocilene, ocorrida após a prisão de Francisco. 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também