“Agora vamos ser felizes”, teria dito Francisco de Assis Pereira da Costa e Silva a Maria dos Aflitos Silva durante o velório de familiares vítimas de envenenamento em Parnaíba. Uma testemunha relatou, em audiência nesta sexta-feira (5), que ouviu a declaração.
O QUE OCORRE?
A Justiça do Piauí ouve, desde a manhã desta sexta-feira (5), testemunhas e familiares das vítimas do envenenamento, onde uma delas contou ter ouvido a declração. Francisco de Assis Pereira da Costa e Silva e Maria dos Aflitos Silva, acusados de assassinar oito pessoas, também prestaram depoimentos.
Eu não matei meus filhos, eu tambem nao sei de nada, eu não fiz isso [...] foi o “de Assis” que matou meus filhos, eu não tenho culpa, não tenho envolvimento não, eu sou totalmente inocente, estou pagando uma coisa que eu não devo, disse Maria dos Aflitos ao se defender perante o juíz.
ENTENDA O CASO:
O casal Francisco de Assis e Maria dos Aflitos é acusado de envenenar nove pessoas da própria família e uma vizinha. Dessas vítimas, oito morreram entre agosto de 2024 (duas crianças com veneno no suco) e janeiro deste ano (baião de dois no réveillon).
Eles são réus por 11 crimes — oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio qualificado — e estão presos desde janeiro. Quem são as vítimas:
- Manoel Leandro da Silva, de 18 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) - morto;
- Francisca Maria da Silva, de 32 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) - morta;
- Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos (filho de Francisca Maria) - morto;
- João Miguel da Silva, de 7 anos (filho de Francisca Maria) - morto;
- Maria Gabriela da Silva, de 4 anos (filha de Francisca Maria) - morta;
- Lauane da Silva, de 3 anos (filha de Francisca Maria) - morta;
- Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (filho de Francisca Maria) - morto;
- Maria Jocilene da Silva, de 32 anos, (ex-nora de Maria dos Aflitos) - recebeu alta, voltou a ser hospitalizada 20 dias depois e morreu, também por envenenamento;
- Uma adolescente de 17 anos (irmã de Manoel e Francisca Maria) - recebeu alta;
- Um menino de 11 anos (filho de Maria Jocilene) - recebeu alta.