O imunizante está disponível em diversos locais como Unidades Básicas de Saúde, terminais e no Teresina Shopping
O boletim se baseia em dados consolidados até o dia 5 de abril pela Gerência de Vigilância Epidemiológica.
Mesmo com a medicina moderna, algumas enfermidades mais agressivas podem matar rapidamente
Teresina, Parnaíba, Esperantina, Água Branca e José de Freitas são os cinco municípios com o maior número de casos prováveis
Ministério espera que, com nova biofábrica, estratégia de combate às doenças chegue em ao menos 70% dos municípios
O alerta ocorre pelo aumento dos registros dessas doenças, como os casos de dengue, que cresceram 43,8% até março deste ano.
Mesmo com essa redução, a população precisa continuar atuando para impedir o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A maioria dos cuidados que devem ser tomados nos ambientes públicos e privados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
O biólogo Osmaikon Lobato, que faz parte de equipe de vigilância de epizootias no estado do Piauí, ressalta que os macacos não transmitem febre amarela e que eles são tão vítimas quanto os humanos.
Nenhum óbito foi registrado até o momento
No entanto, o boletim epidemiológico da Sesapi aponta aumento de 13% no número de notificações de chikungunya
Os preparativos para o evento, promovido pela Prefeitura do município, já iniciaram.
Todas as notificações deste ano são de Teresina. Nenhuma das três arboviroses presentes no boletim apresentou registro de óbitos
O Comitê Emergencial foi instalado nos moldes de 2022, para atender as situações de risco durante o período chuvoso
Casos de dengue em Teresina tiveram uma redução significativa na penúltima semana do ano.
O Zika Vírus apresentou 12 casos confirmados e nenhum óbito. Foram notificados no total 124 casos
De acordo com a instituição, o acompanhamento com um grupo de 16 mil participantes por dois anos não registrou ainda nenhum caso grave da doença
Dados são do boletim epidemiológico emitido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta sexta-feira (18)
A capital tem 12.487 casos confirmados da doença, além 13.335 notificações.
O boletim possui dados atualizados sobre os casos de dengue, zika vírus e chikungunya dentro do estado do Piauí desde o início do ano até o período da 42° semana epidemiológica.
A limpeza de quintais e a atenção com possíveis reservatórios de água próximo a residências é o primeiro passo para a prevenção das três doenças
Em 2022, o Piauí tem vivenciado um surto das arboviroses, indicativo constatado pelos números contidos no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
Segundo o boletim, foi confirmada mais uma morte causada pela Chikungunya, além de 686 novos casos de dengue na última semana
O número de casos saltou de 96.288 para 162.407 (68,6%). O Ceará registra a maior quantidade de casos e mortes no período.
A FMS recomenda atividades de cuidados que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti.