Os casos confirmados de dengue, arbovirose transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegytpi, ultrapassaram a marca de 13 mil em Teresina, capital do Piauí, em 2022. Os dados são do boletim epidemiológico emitido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta sexta-feira (18).
Ao todo, já são 13.192 casos confirmados de dengue na capital durante o ano. Além disso, são 13.970 casos notificados e 11 óbitos confirmados pela doença na capital.
Chikungunya e zika
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é vetor da chikungunya e zika, outras duas arboviroses, assim como a dengue. Teresina registra 2.772 casos notificados de chikungunya, onde 2.377 já foram confirmados, além de seis óbitos.
No caso do vírus da zika, foram 124 casos notificados e 12 confirmações, sem óbitos registrados.
Aumento de 45%
A FMS informa que na Semana Epidemiológica de número 45, dos dias 11 a 17 de novembro, foram notificados cinco novos casos de dengue. Isso representa um aumento de 150% quando comparada às notificações da semana anterior.
Recomendações
A limpeza de terrenos e ruas é fundamental para combater o mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada e limpa. No período das chuvas é necessário observar se as caixas d'água estão tampadas, vasos de plantas, pneus e demais objetos que possam causar o desenvolvimento do vetor da doença.