Zé Pereira de Timon 2023 já tem data marcada para acontecer; confira!

Os preparativos para o evento, promovido pela Prefeitura do município, já iniciaram.

Zé Pereira de Timon | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após dois anos sem acontecer, o Zé Pereira de Timon está de volta e já tem data marcada: será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Os preparativos para o evento, promovido pela Prefeitura do município, já iniciaram. Na manhã desta quarta-feira (11), ocorreram duas reuniões na sede da Fundação Municipal de Cultura (FMC) para articular a organização do evento. 

O primeiro encontro reuniu coordenadores dos Blocos de Sujo e representantes de órgãos responsáveis pela realização geral do evento. Segundo a Prefeitura, a expectativa é que mais de 10 blocos alternativos agitem as prévias do Carnaval este ano.

Zé Pereira de Timon está de volta em 2023 | FOTO: Reprodução

Na ocasião, foi abordado sobre o cumprimento das normas dos órgãos de controle externo do evento como Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Dmtrans), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

“A Prefeitura desempenha um grande papel trazendo de volta o Blocos de Sujo para a cidade de Timon. A segurança, a travessia, a dispersão dos blocos, a saúde, tudo que foi falado aqui é importante para a gente fazer uma festa bonita”, afirma João Emanuel, coordenador do ‘Bloco do Pebinha’.

Blocos movimentam Zé Pereira de Timon | FOTO: Divulgação/Prefeitura de Timon

A presidente da FMC, Leylliane Monteiro, destaca que os blocos devem seguir o edital que deve ser publicado ainda esta semana. “O edital [para os blocos] está previsto para sair nesta sexta-feira. Quem estiver apto, da forma como o edital pede, será beneficiado com recursos programados no próprio edital”, destaca. 

Reunião com representantes dos blocos | FOTO: Divulgação

Ainda nesta quinta-feira (12), também foi realizada uma reunião com os membros das secretarias e repartições públicas como Limpeza, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, Segurança, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Iluminação Pública de Timon (DEMIP) e DMTRANS.

A Prefeitura de Timon reforça que o controle sobre a entrada e saída dos blocos alternativos é uma preocupação. Pensando nisso, as orientações de concentração e percurso foram discutidas com todas as instituições envolvidas na gestão municipal.

“Fizemos um acordo para ser respeitada a questão dos fluxos. Eles farão as prévias em um local acordado, uma prévia só, todos os blocos [alternativos] reunidos em um local organizado pela Secretaria de Cultura. No dia do evento eles farão suas concentrações nas suas respectivas sedes para se dirigirem a Avenida Jaime Rios”, explica o diretor do Dmtrans, Ronaldo Gonçalves.

Secretaria de Saúde reúne equipes e planeja ações

A Secretaria Municipal de Saúde também reuniu representantes de diversos setores da Saúde, dentre eles: SAMU, CTA, direção do Hospital do Parque Alvorada (HPA), Vigilância em Saúde, Coordenação de Epidemiologia, Vigilância Sanitária, equipe de manutenção e outros. O objetivo foi articular sobre as ações de saúde durante as prévias de Carnaval. 

De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Sá, a ideia é manter os mesmos cuidados em saúde disponibilizados para o público nas edições anteriores e garantir atendimento médico rápido e eficiente, caso algum folião necessite de assistência nas noites do evento.

Secretaria de Saúde reúne equipes e planeja ações para o Zé Pereira | FOTO: Divulgação

“Nosso profissionais sempre estão a postos, distribuídos no corredor da folia e também concentrados no estande da Saúde, que sempre fica em local estratégico. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais trabalhadores da área, preparados para atender as possíveis urgências do evento. Teremos ambulâncias e motolânciancia também, posicionadas e prontas para efetuar alguma remoção, se necessário”, destacou.

“Todas as equipes estarão empenhadas em oferecer o atendimento necessário, seja em alguma eventualidade ou nas ações que já são imprescindíveis, como por exemplo vistorias relacionadas à vigilância sanitária, distribuição de EPIs, campanhas de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs, distribuição de preservativos, orientações e cuidados contra a dengue, zika e chikungunya, enfim, uma série de ações”, ressalta Karla Emanuelle, coordenadora de Vigilância em Saúde.

A equipe da vigilância sanitária se encarregará de fiscalizar a comercialização de alimentos em todo o corredor da folia, vistoriando cada um dos pontos de alimentação, distribuindo EPIs aos barraqueiros e orientando sobre manuseio, manipulação e armazenamento dos alimentos. No HPA, um reforço no atendimento durante os dois dias permitirá um atendimento mais tranquilo, caso ocorra o aumento de demanda. 

Também será realizado o trabalho de imunização junto aos barraqueiros, para evita novos casos de Covid-19. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES