A Justiça do Trabalho do Piauí continua apresentando resultados relevantes no cenário nacional. É o que demonstra o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest), relatório anual elaborado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força e à estrutura de magistrados e servidores.
No universo de 1.571 Varas do Trabalho, o relatório iGest 2021 aponta que 11 das 14 Varas do Trabalho do Piauí, ficaram na faixa das 25% melhores do País posicionando o TRT22 em segundo lugar no computo geral. Outras três varas ficaram na faixa de 25% a 50% entre as de melhor resultado nacional.
6ª Vara obteve o maior crescimento
Parte dessas unidades foi contemplada com projetos da Presidência, cujo propósito foi rever atos e procedimentos internos para a melhoria da prestação jurisdicional. Quase todas galgaram melhores posições no iGest, demonstrando que as ações tiveram resultados satisfatórios. Das unidades, destaca-se a 6ª Vara do Trabalho, que obteve o maior crescimento, com uma variação posicional de 22,7% de 2020 para 2021.
Segundo o secretário de governança e gestão estratégica, Anchieta Araújo, esse resultado evidencia a excelente contribuição das unidades de primeiro grau para melhorar a prestação jurisdicional. O secretário acrescenta que “Projetos como o Gestão Compartilhada 1º Grau-iGest, Gestão Compartilhada 1º Grau-Contadoria e Potencializando, patrocinados pela Presidência do Tribunal, foram de grande importância para alcançar um resultado mais igualitário entre as Varas do Trabalho, colocando-as em destaque Nacional”.
Diante desse cenário, a presidente do Tribunal, desembargadora Liana Ferraz, parabeniza as Varas do Trabalho pelos excelentes resultados e agradece a todos pelo ótimo trabalho realizado, “em especial aos magistrados e servidores das unidades de primeiro grau e àqueles que participaram do Projeto Gestão Compartilhada”. (Fonte: TRT22)