SEÇÕES

Fala de Trump faz Itamaraty avaliar se porta está mesmo aberta para ligação de Lula

Diplomacia brasileira vê gesto, mas pondera que telefonema exige preparação

Fala de Trump faz Itamaraty avaliar se porta está mesmo aberta para ligação de Lula | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (1º), de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "pode falar comigo quando quiser", foi recebida com cautela no Itamaraty.

Entre diplomatas, a avaliação é de que houve um gesto simbólico, mas ainda é cedo para afirmar se há um canal de diálogo político realmente aberto entre os dois líderes.

Para a diplomacia brasileira, Trump abriu a porta, mas ainda é preciso conferir se a porta está mesmo aberta.

Telefonema exige articulação

A fala do presidente americano foi uma resposta à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, que o questionou sobre a possibilidade de conversar com Lula. Trump não detalhou se há articulação nesse sentido, mas respondeu: “Ele pode falar comigo quando quiser.”

Apesar da frase, diplomatas brasileiros ponderam que ligações entre chefes de Estado não ocorrem de maneira improvisada. Requerem preparação entre equipes, definição de agenda e acerto de tom.

Itamaraty vê peças se movimentando

Na avaliação de fontes do Itamaraty, a fala de Trump pode sinalizar que as peças estão se movimentando — especialmente após o encontro do chanceler Mauro Vieira com o chefe de Estado dos EUA, Marco Rubio, na quarta-feira (30), em Washington.

Apesar de não ser possível atribuir diretamente a fala de Trump ao encontro, diplomatas enxergam o movimento como um possível ponto de inflexão após semanas de dificuldade para estabelecer contato com o núcleo político da Casa Branca.

Com informações do g1.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também