Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 365 de 665Wilson Martins sobre PSB retornar ao Governo: “Sem olhar o retrovisor”
Por Sávia Barreto
Questionado pela coluna se passará a ocupar espaços no Governo após o desembarque do Progressistas, o presidente estadual do PSB, o ex-governador Wilson Martins, lembra que o PSB é um partido “independente, com trânsito junto à grande maioria das demais agremiações partidárias do Piauí”. “Na oposição em todos os níveis de governo, uma pressão aqui, outra acolá, vindas de todos os lados com consequente baixas quantitativas, tem resistido de cabeça erguida. Depuramos e estamos com bravura, trabalho e honra, construindo a travessia”, destacou Wilson.
Só lamento
O ex-governador disso que nunca deixou de dialogar com ninguém, independentemente de ideologias e das disputas passadas. “Não se faz política olhando pelo retrovisor. O que for importante para o Estado e nossa gente, estaremos sempre abertos ao diálogo”, disse Wilson, sem deixar de dar uma alfinetada no governador e no senador Ciro Nogueira. “Entendo que duas lideranças importantes, recém-eleitas com muitas promessas e compromissos para bem cuidar do Estado, ao invés de se preocuparem em trabalhar, estão antecipando demasiadamente a discussão eleitoral, tratando das eleições que ocorrerão em 2022. Uma pena, lamentavelmente, um grande equívoco”.
Júlio fica com Ciro mas diz que deputados são livres para escolher
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias vai conversar individualmente com os deputados do Progressistas com o seguinte questionamento: “Você quer seguir nosso time e e o candidato a ser escolhido por esse grupo em 2022?”. Se a resposta for sim, o político continuará com o espaço no Governo. Se a resposta for não, deverá naturalmente desembarcar. Na conversa com o presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde, o desfecho foi o esperado: Júlio disse que se o senador Ciro Nogueira for candidato, não pode deixar de apoia-lo.
Fiquem tranquilos
“Quando o partido estava oficialmente na base a deputada Lucy fez oposição ao governo Wellington Dias e aceitamos. Assim como os governistas serão acolhidos no Progressistas”, disse Júlio à coluna, deixando claro que não haverá caça às bruxas na legenda. A atitude ponderada é compreensível, considerando que este é um ano eleitoral e um cenário de disputa nas bases sem o apoio repentino do Governo torna tudo mais complicado.
Os recados de Wellington Dias com anúncio da antecipação do décimo
Por Sávia Barreto
Quem acompanhou o anúncio do governador Wellington Dias sobre a antecipação do pagamento do 13º para os servidores sentiu que a organização financeira do estado está fazendo a diferença em muitas ações. De fato, desde 2016 opositores afirmam que o governo vai atrasar salários e paralisar serviços por falta de verbas, o que nunca aconteceu. Isso foi bastante explorado na campanha passada e ainda é citado quando querem criticar o governo ao falarem que a máquina está inchada. Com a antecipação, que envolve um montante de mais de R$ 200 milhões, até um vídeo da eleição passada foi resgatado e circulou nas redes sociais com o bordão “o Piauí está de pé e quem critica está lelé”.
O menino de ouro
Quem teve espaço sob os holofotes não apenas administrativos, mas também políticos, no anúncio dos 200 milhões de reais para antecipar o décimo dos servidores estaduais foi o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles. Se, por um lado, Dias deu um sinal para os críticos que afirmam que o Estado está inchado e desequilibrado, por outro, Rafael se destacou por ter articulado o equilíbrio nas contas do Estado em meio a pandemia de coronavírus. Mais do que nunca, Fonteles tem sido visto como o nome que Wellington está preparando para a sucessão em 2022.
Evaldo fortalece estratégia do SDD no interior em sintonia com WDias
Por Sávia Barreto
A direção do Solidariedade do Piauí trabalha forte para lançar nomes competitivos em municípios estratégicos, como forma de se fortalecer visando estruturar-se para as eleições em 2022. Tendo em vista o fim das coligações proporcionais, uma das cidades prioritárias do partido é Piracuruca, onde o Solidariedade tem como pré-candidato a prefeito o vereador Franklin, o Garoto (foto). Na cidade de Regeneração o nome do partido é o advogado Pedro Gato.
A par e passo
O partido presidido por Evaldo Gomes está firme ao lado do governador Wellington Dias e conduzirá as decisões municipais em sintonia com o petista. A meta de Evaldo é que o partido eleja sete prefeitos e em torno de 65 vereadores em todo o Piauí, incluindo a forte chapa proporcional em Teresina.
Antônio José desiste e candidato deve ser sobrinho de Regina Sousa
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado federal e petista histórico Antônio José Medeiros não será mais o candidato do PT à Prefeitura de União. A desistência foi por motivos de saúde. O Professor, como é conhecido, esteve internado recentemente com Covid-19. O PT deve escolher para substituí-lo o presidente do Diretório Municipal do PT em União, Leonardo Fialho. Ele já tem o apoio da Juventude do PT do Piauí.
Além disso, Leonardo é sobrinho e afilhado da vice-governadora Regina Sousa. Agora a expectativa é que o PSD dos deputados Júlio César e Georgiano Neto indique o vice, já que o prefeito Paulo Henrique (PSD) não deve disputar a reeleição.
Chapa do Republicanos se reúne com Kléber e diz que fica com ele
Por Arimatéa Carvalho
Os pré-candidatos a vereador do Republicanos se encontraram com o pré-candidato ao PSDB à Prefeitura de Teresina, Kléber Montezuma, na noite de quinta-feira (6). para reafirmar que irão apoiá-lo ao Palácio da Cidade. O encontro presencial foi na sede do PSDB.
Os pré-candidatos vereador Levino e Laécio Borges reiteraram apoio ao tucano e ouviram suas propostas para Teresina. O Republicanos tem 44 pré-candidatos e espera eleger três nomes.
A reunião joga um balde de água fria na ala do partido que defende uma união com o pré-candidato a prefeito Fábio Abreu (PL), inclusive indicando o vice da chapa. Agora, a esperança é que venha uma imposição de Brasília para isso acontecer.
Oliveira Neto: Município terá academia popular e campo de futebol
Por Arimatéa Carvalho
O município de Bom Princípio do Piauí receberá nos próximos meses uma academia popular e um campo de futebol para a prática de atividades esportivas.
A reivindicação foi uma demanda do vereador e pré-candidato a prefeito de Bom Princípio, Cleson, juntamente com o deputado estadual Oliveira Neto. Na oportunidade os parlamentares reuniram-se com o presidente da FUNDESPI, Clemilton Queiroz.
A conversa final de W.Dias e Ciro e o que levou ao rompimento
Por Sávia Barreto
Estão explicadas as versões desencontradas entre o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e o governador Wellington Dias (PT). No encontro ocorrido esta semana – que ocorreu a pedido de Wellington – Ciro confirmou que estava construindo seu próprio caminho e que, embora politicamente diferente do de Wellington, administrativamente o Progressistas ainda poderia continuar no Governo. Na conversa, de fato, não foi falado em rompimento, mas ficou claro que os projetos de Ciro e Wellington são distintos. No encontro, onde estava presente o senador Marcelo Castro, o colega de Senado chegou a dizer que Ciro poderia sim ser o candidato do governador em 2022 e o clima foi ameno.
Pensando melhor
Wellington ouviu, guardou, pensou e tomou a decisão que pegou de surpresa a todos na base. Já Ciro também se surpreendeu, afinal, alega que nunca havia guardado segredo de que gostaria de disputar o Palácio de Karnak em 2022 e, portanto, estava sendo coerente com os planos políticos de seu grupo. Quem mais tem a ganhar com o espaço do Progressistas no Governo: MDB, Solidariedade e PTB.
Carta da discórdia
A carta aberta que o Progressistas divulgou após as eleições de 2018, apontando a necessidade de mudanças na gestão e reforma administrativa foi lembrada por ambos os lados. Pelo Karnak, ali foi visto como o início do rompimento, uma “estocada” que não deveria ter ocorrido em público a um aliado. Já para o grupo de Ciro, a carta foi interpretada como coerente, pois as divergências entre o Progressistas e o Governo de Wellington estavam postas e às claras.
Sejam livres
A coluna conversou com o senador Ciro Nogueira, que afirmou que os deputados do Progressistas votaram no governador e ajudaram a elege-lo: “Deixo eles livres, não precisam entregar os cargos, o problema é comigo”, frisou.
Projeto de Marcos Aurélio que muda Código Penal é aprovado na Câmara
Por Sávia Barreto
A Câmara Federal aprovou na tarde desta quarta-feira (05) o Projeto de Lei 2068/20 de autoria do deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI) que trata da ampliação das hipóteses de estelionato marjorado no código penal. O PL trata do aumento em até um terço da pena para quem pratica estelionato eletrônico, estelionato cometido por quem está no sistema prisional e estelionato por quem se passa por servidor público ou autoridade pública dos entes da federação. O projeto gerou manifestações contrárias de alguns partidos que tentaram retirá-lo da pauta de votação, mas foi aprovado e agora segue para apreciação no Senado.
Mil elogios
“A aprovação desse projeto é uma grande vitória. Milhares de brasileiros já foram atingidos por crimes praticados durante a pandemia, são aplicativos e sites falsos, além de ligações e mensagens telefônicas utilizados para enganar e roubar dinheiro das pessoas, principalmente as mais humildes,” destacou Marco Aurélio, que foi elogiado pelo relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Eli Borges (SDD-TO) e pelo líder do MDB na Câmara, deputado Baleia Rossi. “Um deputado jovem, mas que é um advogado brilhante, grande jurista, que trouxe este tema para a Câmara dos Deputados,” afirmou Rossi.
WDias convoca coletiva para sexta e gera expectativa no mundo político
Por Sávia Barreto
A coluna apurou a informação de que o governador Wellington Dias mandou preparar uma coletiva para sexta-feira, meio-dia, no Palácio de Karnak. Ainda não se sabe o teor do que será anunciado, mas certamente ele deverá tratar de algo de relevância para o cenário político ou administrativo. Após o rompimento com o Progressistas do senador Ciro Nogueira, a expectativa é grande no mundo político. A aguardar.