Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 364 de 665Júlio e Arão se reunem com WDias; BSá e Hélio ficam no Governo
Por Sávia Barreto
O presidente estadual do Progressistas, deputado Júlio Arcoverde, contou à coluna que esteve na manhã desta segunda-feira no sítio do governador Wellington Dias acompanhado do diretor do Detran-PI, Arão Lobão. Arão deixou o cargo à disposição e deve sair do posto assim que Wellington Dias tiver um nome definitivo para ocupar o espaço. “Destacamos que o governador possa ficar à vontade, o Progressistas não vai criar constrangimento com quem quiser seguir no Governo”, pontuou Júlio.
Quem fica e quem sai
A coluna apurou que apenas Júlio, Lucy Soares, Átila Lira e Iracema Portella deixam o Governo até o momento. O deputado Hélio Isaías já confirmou que permanece com indicação na secretaria de Transportes e o deputado B.Sá informa que até o momento segue na base governista. A tendência é a mesma no caso de Firmino Paulo e Wilson Brandão. A dúvida é sobre a deputada federal Margarete Coelho. O argumento dos deputados é que o rompimento ocorreu entre Wellington e Ciro, não envolvendo o partido como um todo.
Dudu para Progressistas: “Quem escolheu sair, entregue os cargos”
Por Sávia Barreto
O vereador Dudu (PT) defende que o Progressistas entregue o espaço que ocupa no Governo Wellington Dias, após o rompimento político do senador Ciro Nogueira com o governador. Já Wellington, optou por caminho distinto: quer manter o máximo de apoios individuais dos deputados do partido, tal qual ocorreu no passado com o PTB quando o ex-senador João Vicente Claudino deixou a base, mas os parlamentares da sigla ficaram. “Primeiro foi importante a aliança, o senador Ciro foi votado por todos do PT e é natural pra você manter sua coerência e dignidade da política”.
Ação e reação
“Quem escolheu sair desse bloco entregue os cargos, coerência e caráter a gente demonstra com ação”, frisou Dudu. Segundo o vereador, é necessária agora a união de todos da base governista. “Essa união é importante durante a pandemia e principalmente após, para os empregos serem alavancados. E desejo a todos do Progressistas que possam continuar contribuindo para o Piauí”, argumentou.
Fábio Novo lamenta mortes por Covid-19 e critica Jair Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo, lamentou o fato do Brasil ter chegado à marca de 100 mil mortes pela Covid-19, falou das perdas pessoais dele e fez críticas contundentes à conduta do presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia.
"É a maior tragédia da história do Brasil! Perdi amigos, vizinhos e vi famílias serem destruídas. Poderíamos ter evitado? Não! Mas poderíamos ter reduzido e muito os óbitos. Nosso presidente fez questão de negar a doença, a ciência e estimulou o não isolamento social - melhor remédio para conter o vírus", comentou.
"Desde março quando a OMS reconheceu o estado pandemico, o Brasil aprovou um orçamento de R$ 39 bilhões. Até agora somente R$ 11 bilhões foram aplicados ou 29% do previsto. Os dados são do Tribunal de Contas da União! Pasmem, nosso ministro da Saúde é interino", condenou.
"Que Deus nos ajude! Que Ele conceda luz ao presidente Jair Bolsonaro para rever suas posições! Aos parentes das vítimas minha solidariedade! Meu luto também! É duro! Vidas não são números! São pessoas, histórias, sentimentos e 100 mil corações que deixaram de bater! E cada um com o seu jeito particular sabe 'a dor e a delícia de ser o que é'!", finalizou.
Dr. Pessoa homenageia pais e visita comunidades ao lado de Jeová
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, gravou vídeo emocionado para as redes sociais falando do pai dele, um lavrador cego do lugarejo Lagoa da Rosa, que o ensinou a ser "um cidade digno e honrado". Ele relembrou os ensinamentos paternos, sua origem humilde e homenageou todos os pais.
No Dia dos Pais, o pré-candidato também foi falar e cumprimentar pessoalmente pais de comunidades de Teresina. Ao lado do presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, Dr. Pessoa ouviu demandas e problemas dos bairros. "Todos PESSOA do bem", comenta Jeová, fazendo um trocadilho com o nome do pré-candidato.
Em Valença Ceiça Dias consegue apoio do ex-prefeito Dr.Alcântara
Por Sávia Barreto
A prefeita da cidade de Valença, Ceiça Dias, do Solidariedade, recebeu o apoio do ex-prefeito Dr.Alcântara, reforçando sua base na busca pela reeleição. A gestora agrega em também outros grupos partidários e já soma o apoio do ex-deputado federal, o delegado Marllos Sampaio (MDB) e do grupo político do deputado Franzé Silva (PT).
No registro obtido pela coluna estão o ex-prefeito Dr Alcântara, a prefeita Ceiça Dias e o pré candidato a vice, Leonardo Nogueira.
Elmano a caminho do Progressistas, com o apoio da família e Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O senador Elmano Férrer deve sair do Podemos e ingressar no Progressistas. O convite já foi feito pelo senador Ciro Nogueira e agora que houve o rompimento com o governador Welllington Dias (PT) não há mais empecilho para a mudança.
A família do senador concorda e até o presidente Jair Bolsonaro vai conversar com Elmano, que é seu vice-líder no Senado, para dizer que apóia a troca. Em 2022, Elmano Férrer deve colocar o filho como candidato a deputado federal, com o apoio de Ciro.
Lula conversa com Fábio Novo e candidatos de capitais nordestinas
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, se reúne com o ex-presidente Lula em encontro virtual na segunda-feira, dia 10, às 10h. Além de Novo, outros pré-candidatos a prefeito de capitais do Nordeste pelo PT também participarão do encontro virtual.
O ex-presidente Lula deve anunciar sua efetiva participação nas pré-campanhas e campanhas. "Vamos conversar sobre estratégias e sobre a participação dele nesse processo", explicou Fábio.
Vereadora Pollyanna está com Covid e ficará 15 dias em isolamento
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora de Teresina Pollyanna Rocha (PV) testou positivo para o novo coronavírus. Após apresentar sintomas gripais, a parlamentar decidiu se submeter ao teste que acusa a doença na tarde de sexta-feira (7). Ao ser notificada do resultado, Pollyanna cancelou a agenda política e demais compromissos para os próximos 15 dias.
A vereadora do PV está clinicamente bem, encontra-se em casa e segue as recomendações médicas. Pollyanna pede a todos que tiveram contato com ela nos últimos dias fiquem atentos à própria saúde e procurem um hospital se apresentarem quaisquer tipos de sintomas.
Pré-candidata cria programa nas redes sociais para debates diários
Por Arimatéa Carvalho
Pré-candidata a vereadora de Teresina pelo PDT, Gildelina Barros inovou ao criar um programa com formato jornalístico de debates para as redes sociais. "O intuituto é mostrar a verdadeira Gildelina, mulher, mãe, guerreira, aí veio a ideia de um programa para passar os ideais, instruir politicamente e ressaltar como uma mulher pode ajudar na sociedade através da política", conta.
O programa será transmitido por intermédio de seu instagram (@Gildelinabarros), de segunda a sexta-feira, ao meio-dia. Gildelina é uma das apostas do PDT para a Câmara de Teresina neste ano.
TEMAS RELEVANTES
"Pretendo abordar temas que permeiam a atualidade, educar politicamente, contar minha história, entre outros assuntos que possam vir a ser pertinentes. O expectador poderá, além de fazer questionamentos diretamente, sugerir temas dos quais gostaria de saber o que nós pensamos", conclui.
Daniel França sobre encontro com Firmino: “Encontrando convergências”
Por Sávia Barreto
“A conversa com Firmino foi boa, produtiva. Não há como negar que ele conhece bem a cidade, tanto do ponto de vista gerencial como eleitoral. Estamos encontrando convergências, tal qual com outros pré-candidatos. Ele fez elogios ao Kleber e afirmou ter certeza de que o Kleber vai surpreender”, explicou à coluna o médico e presidente municipal do PSL, Daniel França, sobre o encontro com o prefeito da capital, Firmino Filho, em Brasília. Os tucanos querem o PSL compondo a aliança em Teresina.
Convergindo
“Falamos sobre o plano de governo do PSL pra São Paulo (vitrine nacional do PSL) e dissemos que um dos nossos parâmetros serão as convergências do plano dos pré-candidatos daqui com o nosso plano para São Paulo. Também falei abertamente das convergências e algumas propostas dos concorrentes para o PSL”, completou Daniel França, acrescentando que o momento é de esperar um pouco mais, aguardar o amadurecimento das pré-candidaturas e ver onde o PSL tem mais chances de crescer.