Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 366 de 665Deputados se reúnem com Júlio às 9h; Ciro soltará vídeo com sua versão
Por Arimatéa Carvalho
Os deputados do Progressistas se reúnem na casa do presidente do partido, Júlio Arcoverde, às 9h de quinta-feira (06) para definir como vão agir diante do rompimento entre o senador Ciro Nogueira e o governador Wellington Dias. No mesmo dia, às 16h, Júlio tem um encontro com o próprio W. Dias para tratar do assunto.
Os deputados foram pegos de surpresa com o rompimento anunciado pelo governador, pois nem o senador Ciro esperava que W. Dias chamasse a base aliada para formalizar a separação. No entendimento de Ciro, a reunião entre ele, W. Dias, o senador Marcelo Castro (MDB) e o secretário de Governo, Osmar Júnior, em Brasília, havia sido positiva para o grupo permanecer unido, pelos menos por enquanto.
O senador vai divulgar vídeo à imprensa na manhã de quinta-feira relatando seu ponto de vista sobre a questão e contando detalhes da reunião em Brasília.
W. Dias terá de “demitir” deputados do Progressistas e pedir cargos
Por Arimatéa Carvalho
O rompimento entre o senador Ciro Nogueira e o governador Wellington Dias trouxe a pergunta: como ficam os cargos que os deputados estaduais do Progressistas ocupam na administração estadual? Enquanto os presidentes de partidos aliados lambem os lábios à espera da vacância, os parlamentares terão de "demitidos" pelo governador.
O blog ouviu deputados nessa quarta-feira (5) e não notou disposição de entregar os cargos sem um pedido expresso do governador do PT. Ou seja, W. Dias terá de ser explícito na solicitação dessa devolução. Esse movimento dos deputados pode ter dois caminhos: uma negociação que vai aproximar alguns deputados do Progressistas dele Wellington e, claro, um desgaste no relacionamento com os parlamentares.
O Palácio do Karnak já tem o discurso pronto: fica com os cargos quem permanecer fiel ao governo. Se assim for, será a hora da verdade no Progressistas.
WDias anuncia rompimento com Ciro; entenda consequências e bastidores
Por Sávia Barreto
O que era esperado apenas para 2021, após o resultado das eleições municipais deste ano, foi antecipado e, a partir de agora, o Progressistas não faz mais parte da base de apoio do governador Wellington Dias (PT). O governador anunciou o fato aos presidentes de partidos do seu arco de apoio no início da tarde desta quarta-feira, 05, na residência oficial. A informação foi confirmada por fonte presente no encontro.
O rompimento é fruto de um longo desgaste com o partido presidido pelo senador Ciro Nogueira, que já anunciou planos de disputar o Governo do Estado em 2022. Um dos motivos para que essa cisão fosse precipitada foi a proximidade crescente de Ciro com o presidente Jair Bolsonaro, que tem no PT e nos governadores do Nordeste alguns dos seus principais antagonistas políticos.
Procurado, o deputado Júlio Arcoverde, que preside o Progressistas no Piauí, informou à coluna que ainda não sabia do rompimento. Dias e Ciro se reuniram essa semana em Brasília e após o encontro ficou claro para Wellington que o caminho dos partidos será distinto daqui para frente. A dúvida agora é sobre quando o Progressistas entregará os cargos, quem do partido vai seguir com Ciro e quem ficará com Wellington – as dúvidas recaem sobre os deputados Hélio Isaías, Firmino Paulo, Wilson Brandão e Margarete Coelho, já que B.Sá, Lucy Soares, Átila Lira, Júlio Arcoverde e Iracema Portella são mais alinhados a Ciro e devem permanecer seguindo o comando do senador.
Wellington Dias põe mão na massa ao visitar obras da nova maternidade
Por Sávia Barreto
Duas coisas chamaram a atenção na visita do governador Wellington Dias, na manhã desta quarta-feira (05) às obras da Nova Maternidade de Teresina, localizada na zona leste da capital. Dias mostrou que não tem tempo ruim e colocou, literalmente, a mão na massa, ao ajudar os trabalhadores da obra. Apesar da pandemia, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tem dado continuidade às obras seguindo todas as normas de proteção e segurança contra a Covid-19.
Preparando Rafael
Outro ponto que surpreendeu foi a presença do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, que coordena a retomada de obras pelo Pro Piauí. "A Secretaria de Fazenda tem acompanhado de perto, principalmente a parte que cabe ao Tesouro Estadual que são as contrapartidas e os complementos para garantir a continuidade dessas obras, incluindo este equipamento público e outros na área de saúde que estão inclusos no Plano Pro Piauí", justificou Rafael, que é visto como o sucessor de Dias no PT na disputa de 2022.
Themístocles retoma sessão presencial uma vez por semana na Alepi
Por Sávia Barreto
Na retomada das sessões presenciais, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho (MDB), confirmou que as sessões acontecerão uma vez por semana, às quartas-feiras. “As sessões presenciais acontecerão aqui na Assembleia às quartas-feiras e às segundas e terças acontecerão normalmente as reuniões das comissões. Assim esperamos dar andamento aos Projetos de interesse do povo do Piauí e também às mensagens enviadas pelo Governo”, destacou Themístocles, acrescentando que a LDO está em tramitação nas comissões técnicas.
Presente inusitado
O presidente ainda foi presenteado pelo deputado pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos) com um termômetro digital para aferição de temperatura. “Temos que nos proteger e tentar diminuir o contágio e o surgimento dos novos casos. Estamos preocupados e esperando a aprovação da vacina para que possamos voltar com a vida normalmente”, completou Themístocles Sampaio.
Os bastidores da ida do Republicanos para a chapa de Fábio Abreu
Por Sávia Barreto
Esta semana, Fábio Abreu e o deputado estadual Gessivaldo Isaías terão uma conversa, onde será feito o convite oficial para o deputado compor como vice na chapa que disputará a prefeitura de Teresina. Fonte do Republicanos relata que tanto o vereador Levino de Jesus como Gessivaldo seguem politicamente de modo irrestrito as ordens do presidente nacional, deputado Marcos Pereira, que é bispo da Igreja Universal.
Todos ficam contentes
Sendo assim, Fábio Abreu articula o apoio a nível nacional, através de Valdemar Costa Neto junto a Marcos Pereira. Abreu também atua em outra frente, junto aos “Flávios” Nogueira do Piauí. O pré-candidato do PL a prefeito de Teresina teve apenas uma conversa com Gessivaldo Isaías e o pastor tem inclinação sim a apoiar Fábio, já que não tem nenhuma ligação com Firmino. “Se a ordem vier do diretório nacional, todos do partido apenas cumprirão - e calados!”, disse a fonte do Republicanos. No jogo há fundo eleitoral e bases que serão cedidas. Todo mundo ficará contente.
Deputado Oliveira Neto entrega R$ 200 mil em EPIs para quatro cidades
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto realizou a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os municípios de Miguel Alves, Amarante, Barras e São Raimundo Nonato.
Os EPIs fazem parte de emendas impositivas no valor de R$ 200 mil. Ele estava ao lado do presidente da Fundespi e liderança política em Amarante, Clemilton Queiroz.
Vereador Evandro Hidd acompanha obras de mobilidade de duas SDUs
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Evandro Hidd (PDT) esteve em bairros das zonas Sul e Sudeste da capital na segunda e na terça-feira. Junto dos gestores das SDU de cada região e lideranças comunitárias, ele visitou a Vila Bom Jesus e o Assentamento Nova Esperança. Ambas as localidades foram beneficiadas com a solicitação de calçamento.
Na Vila Bom Jesus, serão pavimentadas as ruas Domus e Pio XI. Além disso, será construída uma passagem na rua Atibaia para facilitar o acesso à via. No Nova Esperança, foram retomadas as obras de pavimentação em paralelepípedo de 19 ruas que já estavam em andamento antes do período de pandemia. O projeto foi criado e teve início durante a gestão de Evando Hidd à frente da SDU Sudeste enquanto superintendente.
"São obras que vão além do aspecto da mobilidade e que contribuem verdadeiramente para um aumento da qualidade de vida dos moradores. Seja como gestor ou como vereador, seguimos atentos às necessidades do povo de Teresina. Nosso compromisso é com a população e o futuro da cidade", destaca Evandro Hidd.
Roncalinho recebe adesão da comunidade hip hop em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O pré-candidato a vereador Roncali Filho, o Roncalinho, do MDB, conseguiu a adesão da comunidade hip hop. Ele tem colecionando adesões de segmentos jovens na capital e tem feito um trabalho de formiguinha nas comunidades da capital. Aposta jovem do MDB, ele pode ser uma das surpresas do dia 15 de novembro.
Roncalinho tem o apoio e experiência do pai, ex-deputado estadual Roncali, e do senador Marcelo Castro, ambos empenhados em sua pré-campanha.
Campanha Sinal Vermelho destaca trabalho de Anamelka contra violência
Por Arimatéa Carvalho
A delegada Anamelka Cadena, que é referência nacional no combate à violência contra a mulher e se tornou grande divulgadora no Piauí da campanha Sinal Vermelho, teve reconhecimento nacional pelo engajamento, do Conselho Nacional de Justiça e da Associação dos Magistrados Brasileiros.
"Policiais como Anamelka desempenham papel fundamental para o enfrentamento à violência contra a doméstica", diz a organização do Sinal Vermelho. "Mulheres que têm em sua trajetória profissional a defesa de outras mulheres nos fazem acreditar que há um caminho sem violência e ele já está em construção", avalia a campanha.