Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 247 de 665Mão Santa se irrita com derrota na Câmara e deve mudar líder
Por Arimatéa Carvalho
Não convidem para a mesma sessão legislativa o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), e sua líder na Câmara, vereadora Neta. Ele está zangado. A prefeitura avalia que faltou mobilização e pulso dela para evitar que o Legislativo aprovasse projeto que isenta de pagamento de IPTU moradores de um bairro inteiro da segunda maior cidade do Estado. Ele pode ser substituída pelo vereador Irmão Marquinhos, que assim como ela é do partido do prefeito. Sobrou até para o presidente Carlson Pessoa, que também não evitou a aprovação. Detalhe: Mão Santa tem maioria na Casa.
INCONSTITUCIONAL
O projeto de lei cuja isenta de IPTU os moradores do entorno do local conhecido como "Piscinão", no bairro Piauí. O Executivo considera a matéria inconstitucional, demagoga e sem efeito prático. Isso porque 80% dos proprietários de imóveis da região já gozam de isenção do IPTU com base no critério de baixa renda. Os outros 20% são relativos a casas e terrenos com valor mais alto, ou seja, cujos donos têm condição de pagar o tributo.
Dr. Pessoa pedala 10km, destaca zona rural e divulga novo decreto
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), percorreu 10 quilômetros de bicicleta entre a capital e o município de Nazária no domingo (2), acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jeová Alencar (MDB), e do líder do prefeito no Legislativo, Renato Berger (PSD).
Dr. Pessoa tem 74 anos de idade e demonstrou boa forma no pedal, na avaliação do amigo e presidente Jeová Alencar. O vereador mantém o hábito de pedalar e também de fazer caminhadas, inclusive já realizou duas peregrinações entre Teresina e o destino religioso Santa Cruz dos Milagres (180km de Teresina).
Dr. Pessoa aproveitou o percurso para reafirmar que vai dar atenção especial à extensa zona rural de Teresina, a maior entre todas as capitais brasileiras e onde vivem cerca de 50 mil pessoas.
Também no domingo, o prefeito divulgou novo decreto com medidas de enfrentamento à pandemia na capital. O comércio em geral, assim como bares e restaurantes, poderão funcionar de segunda-feira a sábado. Os shoppings também podem abrir até sábado, das 10h às 22h.
Acaba lockdown parcial no sábado, a partir do dia 8 de maio
Por Arimatéa Carvalho
O lockdown parcial do final de semana no Piauí será reduzido ao domingo. No sábado poderão abrir comércio, shoppings, bares e restaurantes de forma presencial. O comércio de rua até 17h e o shopping com jornada máxima de nove horas. Bares e restaurantes têm até 22h para fechar.
Governo do Estado publicou, nessa sexta-feira (30), o decreto nº 19.619 com medidas sanitárias excepcionais a serem adotadas a partir de segunda-feira (3) até domingo (9), em todo o Piauí, voltadas para o enfrentamento da Covid-19.
Entre segunda (3) e sábado (8), ficarão suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais; atividades esportivas e sociais. Nesse período, bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares só poderão funcionar até as 22h.
Quanto ao comércio, poderá funcionar somente até as 17h e os shopping centers das 12h às 22h. Esses últimos poderão antecipar o início do horário de funcionamento para até as 10h, desde que respeitado o período máximo de 9h de funcionamento.
No horário compreendido entre as 23h e as 5h, do dia 3 ao dia 9 de maio, ficará proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.
A partir das 23h de sábado (8) até as 24h do domingo (9), ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais. São elas:
– mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
– oficinas mecânicas e borracharias;
– lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes);
– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
– distribuidoras e transportadoras;
– serviços de segurança pública e vigilância;
– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;
– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;
– bancos e lotéricas;
– templos, igrejas, centros espíritas e terreiros com atividades religiosas presenciais com público limitado a 25% da capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, nem podendo a celebração diária ultrapassar duas horas de duração.
PI: Queda na fila de espera é alívio, mas variantes preocupam
Por Sávia Barreto
Os dados da Secretaria estadual de Saúde do Piauí, com análise da UFPI/Fiocruz, apontam que a fila de espera por leitos clínicos e leitos de UTI no Piauí está em tendência de queda. O dia 28 de março foi o pior momento dessa fila, com 164 pessoas na espera por um leito de UTI e 74 por leitos clínicos. Depois foram registradas oscilações e nos últimos dias esses dados caíram, para 15 pessoas em espera por leitos de UTI e 5 por leitos clínicos.
O professor doutor Emídio Matos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que é pesquisador do Grupo de Trabalho Sala de Situação da UFPI e Fiocruz Piauí, confirma que os dados com tendência de queda são um reflexo dos dez dias mais rigorosos de restrição de circulação que o Piauí teve este ano, por iniciativa do governo estadual. Mas isso não é motivo para relaxar: “Tendência é voltar a ter aumento (de pacientes em fila de espera) principalmente por conta das novas variantes da Covid circulando no Piauí e no Brasil. Qualquer redução é um alívio, mas ainda não é momento de comemoração”, destacou Emídio à coluna.
Rafael, Florentino e Dr. Hélio em sintonia política rumo a 2022
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, também coordenador do programa PRO Piauí, se reuniu na sexta-feira (30) com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e o deputado estadual Dr. Hélio (PL), para falar das obras do programa na região litorânea. Eles estavam com a diretora do Anexo Covid da Pró-Médica, Bernardete Leal.
Dr. Hélio diz que trataram de ações nas áreas de saúde e infraestrutura, entre outros. Rafael deve ser o candidato a governador de W. Dias, enquanto Florentino sairá candidato a deputado federal pelo PT e Hélio irá para a reeleição por seu PL. Ou seja, é um trio com vistas a 2022.
Em BSB, Henrique e Marcelo têm 'pré-reunião' sobre futuro do MDB
Por Arimatéa Carvalho
A reunião dos deputados do MDB com o senador Marcelo Castro sobre os rumos do partido no Piauí em 2022 está marcada para segunda-feira (3) em Teresina, mas durante encontro em Brasília o deputado estadual Henrique Pires já adiantou com Marcelo alguns dos principais pontos dos debates, como a chapa proporcional e o espaço que o partido terá na chapa majoritária desenhada pelo governador Wellington Dias (PT).
OBRAS NO LITORAL
Henrique também tratou de obras para cidades do Piauí. Entre os municípios que terão recursos consolidados está Luís Correia, onde serão construídas melhorias sanitárias e obra de calçamento que será entregue no final do mês. Entre os recursos, R$1,5 milhão para construção de banheiros. “Desde o ano passado que nós estamos nessa luta com o senador, ele garantiu para agora”, afirma Henrique Pires.
Deputado João Mádison tem maratona de encontros com prefeitos
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) sabe que 2022 é logo ali e não descansa na rotina de reafirmar parcerias com os prefeitos do Estado. No final da semana, ele se reuniu com os prefeitos Ítalo Alencar (Agricolândia), Kelly Alencar (Lagoinha), Zitim (Socorro do Piauí) junto com a liderança Laudelino Amorim e Amiltinho, prefeito de Gilbués, junto com os vereadores Anderson e Ubiratan. Eles conversaram com o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, sobre obras de infraestrutura nas cidades. O Idepi tem sido o motor de ações do governo estadual.
Venâncio pode ir para secretaria estadual e Ítalo assume CMT
Por Sávia Barreto
Corre nos bastidores da Câmara Municipal a especulação de que o vereador Venâncio Cardoso (PSDB) deve deixar a Casa e assumir uma secretaria na gestão de Wellington Dias. Dessa forma, o suplente Ítalo Barros assumiria na Câmara, ainda apoiando a deputada Flora Izabel em seu projeto de reeleição ou, se a deputada for para o Tribunal de Contas, na divisão dos colégios de Flora.
Não vai não
Filiado e militante no PT, Júnior do MP3 avisa que “se Venâncio for para uma secretária do governo do PT, vamos abrir uma grande crise interna no partido”, avisou. Mesmo filiado ao PSDB, Venâncio tem vínculos com o PT não apenas por causa da mãe, Flora, mas também porque é amigo de infância do pré-candidato a governador pelo partido, Rafael Fonteles e já avisou aos tucanos que seguirá com Rafael na disputa de 2022.
Dr.Pessoa pede “crédito” de autoria de projeto a Elisabeth Sá
Por Sávia Barreto
O prefeito Dr.Pessoa fez uma ressalva a respeito do projeto “Vida Rio”, anunciado pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Elisabeth Sá. São quase 40 milhões em investimentos que vão revitalizar e transformar as margens do rios Parnaíba e Poti na capital. O projeto, que foi elaborado por arquitetos, técnicos e especialistas da Prefeitura de Teresina, vai valorizar os rios de Teresina e reinventar a relação do Poti e do Parnaíba com a população local.
Dr.Pessoa pede “crédito” de autoria de projeto a Elisabeth Sá
... mas faltam os créditos
“Com bastante clareza parabenizo a secretária Elisabeth pela fala. Ela só esqueceu de mencionar que a ideia inicial foi do prefeito e o nome do prefeito é Dr.Pessoa”, afirmou o prefeito à coluna. É praxe na fala de secretários, pelo menos no que se observa na âmbito estadual, trazer os créditos ao chefe do Executivo por projetos da gestão. Elisabeth, por sinal, tem se destacado e em rodas políticas levanta-se que ela pode até mesmo ser candidata a vereadora em 2024.
O questionário no Karnak para quem quer ser candidato a deputado
Por Sávia Barreto
Quem chega no Palácio de Karnak para receber e oferecer apoio para 2022 responde a duas perguntas: “-Você está de que lado? (Opções: Ciro Nogueira ou Wellington Dias)” e “-Você está disposto a mudar de partido?”.
Xadrez
Se a primeira resposta por “Wellington” e a segunda for sim, o interlocutor que pretende ser candidato a deputado estadual ou federal recebe a orientação de “ter calma” e aguardar que o xadrez para maximizar as chances de cada um está sendo montado com os partidos aliados.
Apostando no contrário
Do lado de Ciro Nogueira a confiança está justamente aí: acredita-se na oposição que o bloco governista não conseguirá dar espaço e competitividade a tantos candidatos e haverá defecções pois cada um trabalha para se eleger, antes de eleger o candidato majoritário.