Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 248 de 665Rafael anuncia Fábio como coordenador do PRO Piauí na capital
Por Arimatéa Carvalho
O secretário estadual de Fazenda e coordenador do programa PRO Piauí, Rafael Fonteles, anunciou o deputado estadual Fábio Novo como o coordenador das ações em Teresina.
"Dia de assumir um novo desafio. Fui convidado pelo governador Wellington Dias e pelo secretário Rafael Fonteles para ajudar a coordenar as ações do PRO Piauí na querida Teresina", comentou Fábio Nov, que também é secretário estadual de Cultura.
Os trabalhos de Novo começaram ouvindo os vereadores Dudu, Euzuíla e Deolindo, da bancada do PT na Câmara de Teresina. "Vamos ter o mesmo diálogo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, outros vereadores e lideranças. Contem comigo nessa missão, pela melhoria da nossa cidade e do nosso Piauí", disse Novo.
Os três vereadores já apresentaram demandas para obras importantes na capital. "Quero agradecer ao Fábio Novo e ao Rafael por encabeçarem esse novo projeto que está trazendo melhorias para o Piauí", comentou a vereadora Elzuíla Calisto.
Bruno denuncia que motoristas passam fome e cobra transporte
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Bruno Vilarinho (PTB) cobra uma solução para a crise do transporte público na capital. Ele lembra que mesmo após a realização de audiência pública na Câmara, no dia 23 de fevereiro, e acordo entre as partes envolvidas (Setut e Sintreto) com encaminhamentos à Prefeitura, nada está sendo cumprido. "Como presidente da Comissão de Transporte, juntamente com os demais vereadores, vamos novamente acionar Setut, Sintreto e Prefeitura para encontrarmos uma solução definitiva e imediata para essa situação", reclama.
PASSANDO FOME
Bruno conta que, segundo o Sintetro, mesmo após o fim da greve, motoristas e cobradores de ônibus continuam com salários atrasados. "Chegou ao meu conhecimento que os trabalhadores estão dependendo de doação de cestas básicas para sobreviver e que estão laborando em condições precárias, mesmo após o acordo judicial para a suspensão da greve da categoria. Eles também alegam que não recebem equipamentos de proteção individual (EPIs), como álcool e máscara de proteção, para se protegerem por conta da pandemia da Covid-19", afirma o vereador.
Margarete rebate especulações: “Sou porta-bandeira de mim”
Por Sávia Barreto
A deputada federal Margarete Coelho deu recado nesse momento em que se intensificam as especulações de que ela deixará o Progressistas para se filiar ao PL: “Às vezes, na política, tentam confiscar nossos discursos e nossa história com ‘narrativas’. Com as mulheres que estão na política isso é ainda mais frequente!”, apontou a deputada em postagem no seu perfil no Instagram. “O que posso dizer aos narradores? Como gosto de poesia e de boa música, diria, parafraseando Marisa Monte: ‘Sou porta-bandeira de mim’ por isso, cuidado para não se perderem ao entrar no meu infinito particular”, completou ela, com imagem em que aparece com a blusa azul (cor do Progressistas) e o adesivo com o número do partido.
O encontro de Jeová e Evaldo Gomes na Câmara
Por Sávia Barreto
O vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina, e o deputado estadual Evaldo Gomes, estiveram reunidos nesta quinta-feira na sede da Câmara. Na pauta, ambos afirmam que trataram da consequência de possíveis mudanças no cenário político das regras eleitorais para o pleito de 2022. Jeová, inclusive, já foi filiado em seu primeiro mandato ao PTC, partido então presidido por Evaldo Gomes. Nos bastidores, a afinidade política dos dois levanta questionamento sobre a possibilidade de Jeová disputar uma cadeira de deputado estadual em outra sigla que não seja o MDB. Poderia ser então o Solidariedade uma das opções. A aguardar.
Marco Aurélio e Leonardo Sobral anunciam obras de pavimentação
Por Arimatéa Carvalho
Em reunião no Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB) tratou com o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, sobre projetos de pavimentações de ruas nos municípios. São obras que serão executadas graças a destinação de emendas federais do deputado, para melhorar a infraestrutura de várias cidades piauienses. Na pauta, também não poderia ficar de fora o debate do cenário político para as eleições de 2022.
Robert Rios: “Nem Ciro nem WDias estão ajudando gestão Dr.Pessoa”
Por Sávia Barreto
Entrevistado desta quarta-feira do programa “Ou Seja” (na TV e Rádio Jornal MN, de 18h às 19 no canal 20.1 e 90.3FM), o vice-prefeito e secretário municipal de Finanças, Robert Rios (PSB), anunciou em primeira mão que a Prefeitura de Teresina realizará um processo seletivo para a contratação de 1800 estagiários para atuarem na secretaria municipal de Educação. Ele comentou a disputa entre Prefeitura e Setut a respeito do transporte público na capital, respondendo também sobre a demanda dos terceirizados que estão com salários atrasados. Na seara política, Rios destacou que o grupo encabeçado por Dr.Pessoa ainda vai definir que lado seguir em 2022, caso não se solidifique uma terceira via e aponta Marcelo Castro como opção entre Rafael Fonteles e Ciro Nogueira.
PMT X SETUT: “Mentes maquiavélicas querem uma coisa, mas não vamos fazer”
“Para ser sincero, como eu sempre fui, mentes terrivelmente maquiavélicas, querem uma coisa, e nós não vamos fazer. Eles querem que a Prefeitura faça uma intervenção, porque o Dr.Pessoa disse lá atrás que poderia transformar o transporte em público. Ora, o transporte já é público, é uma concessão. Eles estão esperando isso para ir à Justiça e ganhar milhões em dinheiro do povo de Teresina. Vocês esperem sentadinhos, bem sentadinhos. Nós não vamos intervir no transporte coletivo, se alguém tem que intervir é a própria Justiça e não a Prefeitura. Dêem o jeito de vocês. Se quiserem conversar com a Prefeitura, com grandeza e como gente grande. Golpe aqui não vai funcionar”
TERCEIRIZADOS: NOVO SISTEMA DA PMT SÓ VAI PAGAR EMPRESA QUE QUITOU MÊS ANTERIOR DOS FUNCIONÁRIOS
“Pode escolher qualquer uma das empresas que contratamos como terceirizadas, ou escolha as seis, e vamos juntos nas seis para que uma delas diga que a Prefeitura está devendo. Eu duvido que diga. A Prefeitura paga a empresa, que foi licitada, e a empresa paga eles. O que estamos fazendo agora é organizando o sistema para exigir das empresas que só vai receber pagamento quando demonstrar que pagou o mês anterior dos terceirizados. É uma coisa que não precisamos fazer. Os terceirizados são celetistas e podem procurar o Ministério Público e a Justiça do Trabalho para reivindicar seus direitos. Eles não são empregados da Prefeitura, prestam um serviço à Prefeitura”
SELEÇÃO PARA 1800 ESTAGIÁRIOS
“Hoje numa reunião com Dr.Pessoa e o secretário Nouga da Educação, Dr.Pessoa aceitou que fossem selecionados 1800 estagiários, pessoas que vão ajudar na educação. Pela primeira vez na história de Teresina esses estagiários não serão escolhidos nem por vereador, prefeito, vice ou secretário. É a juventude estudiosa aqui de Teresina que vai prestar um teste seletivo e os 1800 melhores colocados vão ter uma vaga de estagiário na PMT”
GRUPO DE DR.PESSOA FICA COM WDIAS OU CIRO: “NENHUM ESTÁ AJUDANDO”
“De um lado extremo está Wellington Dias e seu grupo, do outro lado está Ciro Nogueira e seu grupo e nós estamos aqui no meio, equidistantes politicamente, eleitoralmente. Mas se esse meio não se viabilizar, o Dr.Pessoa com seu grupo vai pender para um dos dois lados. Isso vai ser decidido no próximo ano. Não tem nada no mundo que impeça a ficar com Wellington ou Ciro, vamos ver o que é melhor para Teresina: o que trará mais benefícios para Teresina, estar ao lado do Wellington ou do Ciro? (...) Ate agora não recebemos qualquer ajuda, nem do governador, nem do senador Ciro. Pode ser que eles estejam planejando ajudar, mas até agora não. Hoje a Câmara de Vereadores é quem tem ajudado mais Teresina”
“MARCELO LIVRE PELA TERCEIRA VIA”
“Quem é o nome que está livre para disputar pela terceira via? Senador Marcelo Castro, do mesmo partido do Dr.Pessoa. Se o Rafael é o candidato do Wellington, Ciro é o candidato do Progressistas, o Marcelo está livre para representar a terceira via. Marcelo não querendo, tem o Dr.Pessoa que é do MDB, nome que tem expressão política muito forte. Dr.Pessoa para fazer isso teria que renunciar ao cargo de prefeito e pode ser que ele queira continuar esse compromisso que tem com Teresina, não podendo ser o Dr.Pessoa pode ser o Robert Rios. Não sou apegado a cargos e a mandato. Se não for o Robert vai aparecer um terceiro, quarto nome... se não houver, o lado do meio vai pender para um dos dois lados”.
CLIQUE ABAIXO E CONFIRA TRECHO DA ENTREVISTA
MDB dá a Marcelo a missão de colocar a mão de W. Dias na chapa
Por Arimatéa Carvalho
Os seis deputados estaduais do MDB estão insatisfeitos com a falta de atenção do governador Wellington Dias (PT) à formação da chapa proporcional do partido, o maior aliado da base. Eles vão se reunir com o senador Marcelo Castro na segunda-feira (3 de maio) para pedir, mais uma vez, que ele intervenha junto a W. Dias. Um dos seis disse ao blog que "o PT já tem 40 nomes para as duas chapas (estadual e federal) e nós temos apenas oito".
VÃO SAIR?
Os oito nomes do MDB vem da soma dos seis com mandato na Alepi mais o deputado federal Marcos Aurélio e o filho de Marcelo, diretor-geral do DER, Castro Neto, que disputará a Câmara. Diante da ameaça de chapas fracas, nos bastidores já se fala na saída de alguns nomes do partido. A foto do deputado estadual Henrique Pires reunido com o senador Ciro Nogueira (PP) só reforça esse risco.
No entanto, a turma confia no taco do senador Marcelo, em sua experiência e poder de convencimento junto ao governador Wellington Dias.
Polyana conversa com Pessoa e emplaca emenda na criação de pasta
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Pollyanna Rocha (PV) emplacou emenda na criação da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária, aprovada na Reforma Administrativa da Prefeitura de Teresina que os vereadores confirmaram em segunda votação na quarta-feira (28).
Na semana passada, a vereadora discutiu a proposta pessoalmente com o prefeito Dr. Pessoa, que recebeu a sugestão de alteração de forma positiva. Segundo Pollyanna, através da emenda foram expandidas as atribuições da SEMP a fim de atender a um pedido de agricultores e pecuaristas do município. "Nossa intenção, ao protocolar esta suplementação ao PL, foi oferecer um reforço na expansão do setor agropecuário para melhor operacionalizar as potencialidades do município", disse.
Além disso, também foram acrescidas a necessidade de implantação e coordenação de políticas de desenvolvimento da agropecuária; a busca de sustentabilidade ambiental, econômica e social do setor agropecuário; o desenvolvimento de ações e programas inseridos nas atividades coordenadas pela SEMP; a formulação de diretrizes e estratégias para o desenvolvimento agrícola no município e a promoção de cursos de extensão aos agricultores e pecuaristas.
Concessão de água e de ônibus em Teresina em xeque-mate na Câmara
Por Sávia Barreto
Alinhada a Dr.Pessoa, a Câmara Municipal de Teresina tem se movimentado para judicializar questões importantes relativas aos serviços públicos da cidade. Uma delas é sobre o abastecimento de água na zona rural da capital. O vereador Leonardo Eulalio (PL) tocou audiência pública sobre o tema e reclama da falta de água e qualidade dos serviços. A saída, segundo ele, é o rompimento da concessão com a Agespisa.
Assim não dá
“Nós temos que rever quem vai ficar com a responsabilidade, porque essa Casa concedeu através de Lei à concessão do abastecimento na zona rural para a Agespisa, só que a Agespisa não vem fazendo a sua missão. Os que vemos é falta de água e pessoas que vão para o B-R-O Bró levando água na cabeça”, explicou Leonardo Eulálio. A Câmara vai entregar, junto com a Arsete, relatório para a Procuradoria do Município pedindo que uma decisão seja tomada sobre o assunto.
Concessão transporte
Depois da concessão da água, vereadores também questionam o consórcio de ônibus de Teresina. Um requerimento foi aprovado por unanimidade solicitando à Mesa Diretora da Casa para que se peça à Procuradoria que seja judicializado o rompimento do contrato com Setut. O vereador Dudu diz que a situação chegou ao limite e o Setut impõe sucessivas humilhações à população.
Vai ter vaquinha?
Dudu denuncia que os ônibus estão saindo para circular sem combustível e ficam no prego. Ele questiona se agora a população vai ter que fazer vaquinha para abastecer os ônibus: “Só falta agora o Setut vir a público pedir uma campanha solitária para comprar combustível. O povo, além de pagar uma passagem extorsiva tem que ajudar agora a comprar combustível? Da minha parte, não tem diálogo com o Setut. É eles sairem do sistema e deixarem de humilhar a população”, criticou Dudu.
Rafael intensifica agenda com vereadores e aposta em racha do PP
Por Sávia Barreto
O secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, está se movimentando nos bastidores em busca de aliados na Câmara Municipal. Ele tem um encontro com os vereadores do PT e, em seguida, também deve conversar com parlamentares de outros partidos. “Estaremos na terça às 16h conversando com o Rafael, também sobre o combate à pandemia mas a questão política deve vir à tona. É importante a aproximação com um dos nomes que tem se destacado para a eleição do próximo ano”, afirmou o vereador do PT Deolindo Moura.
Para ser sincero, não
Questionado pela coluna se os vereadores também planejam um encontro com a vice-governadora Regina Sousa, Deolindo Moura disse que o nome da petista ainda não foi posto para a disputa pelo comando do Palácio de Karnak: “Para ser sincero ainda não vi a vice-governadora com o nome à disposição e temos o nome do Rafael muito forte, pelo menos nas rodas poluição, bem colocado”, afirmou. Nos bastidores, Rafael tem apostado a fragmentação do Progressistas para mirar no apoio de vereadores de oposição.