Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 246 de 665Elisabeth consegue recursos com Ciro e Margarete e anuncia parque
Por Arimatéa Carvalho
A secretária de Meio Ambiente de Teresina, Elisabeth Sá, anunciou que a capital vai ganhar um parque ambiental na Avenida Homero Castelo Branco, onde funciona o Ibama, no coração da zona Leste. Já o instituto será transferido para o atual Jardim Botânico, no Mocambinho, zona Norte. Ela se reuniu com o superintendente do Ibama, San Martin Linhares, e com a deputada federal Margarete Coelho (PP) para a implantação do parque, que será aberto, sem grades ou muros.
Detalhe: o dinheiro vai ser colocado pela deputada e pelo senador Ciro Nogueira, a pedido da gestora. Temos aí um "match" entre Ciro e o prefeito Dr. Pessoa (MDB), por tabela. Pode ser o começo de uma parceria forte para 2022.
Elisabeth Sá é casada com o deputado estadual Henrique Pires (MDB), que esteve recentemente com o senador Ciro Nogueira e já demonstrou insatisfação com a formação da chapa proporcional do MDB.
Gracinha pode ser vice de Ciro, mas Ronney foca em proporcional
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira vai se reunir com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), para discutir a formação da chapa majoritária em 2022. O nome da super secretária Gracinha Moraes Souza, filho do prefeito, está na mesa para ser a vice de Ciro. Ela iria para o PP e seria candidata a deputada federal, mas sendo a vice pode ficar mesmo no DEM do pai dela.
Mão Santa é líder no segundo maior colégio eleitoral do Estado e tem influência na Planície Litorânea, sendo ainda o nome mais bolsonarista do Piauí entre os que têm voto, de fato.
RONNEY FALA
Ouvido pelo jornalista Ananias Ribeiro, no entanto, o presidente regional do DEM, ex-vice-prefeito de Teresina Ronney Lustosa, afirmou que o foco do partido é a chapa de deputado federal. E não há nada definido em relação a apoiar A ou B para o governo. Na chapa federal, o veterano Heráclito Fortes deve voltar a disputar vaga.
Edson Melo x Gustavo de Carvalho: “Não vemos como naturalidade”
Por Sávia Barreto
Presidente municipal do PSDB em Teresina, o vereador Edson Melo comentou sobre reunião da sigla na segunda-feira que discutiu os rumos do partido. Ele destaca que tucanos precisam se unir pois caso o partido se fragmente, perderá sua força. “Tomamos essa posição de manter a unidade e ter essa identidade, porque caso o partido se fissure, em 2024 nós nem existimos mais”, pontuou.
Venha pra cá
Ele também admite que chamou de volta para o PSDB o ex-prefeito Sílvio Mendes, hoje filiado ao Progressistas. Já a presença de Kleber Montezuma como candidato ao Senado na chapa majoritária da oposição, liderada pelo senador Ciro Nogueira, é uma possibilidade, mas ainda não é prego batido e ponta virada. “O Silvio recebeu de bom grado, disse que ia analisar e no tempo certo se decidiria. Já o Kleber se colocou à disposição do partido para ser candidato ao Senado, sem nenhuma imposição”.
Muito estranho
O clima entre os tucanos também é de desconforto com o vereador Gustavo de Carvalho, eleito pelo PSDB, e que conversa com outras siglas, entre elas o MDB, para deixar o ninho tucano. “Não vemos com naturalidade não, acho até de certa forma estranho, mas é um direito dele”, argumentou Edson Melo.
Petistas reagem e não querem deputados de outros partidos no PT
Por Sávia Barreto
Após reclamação do MDB de que o PT já está com a chapa fechada e “sobrando nomes”, podendo assim ceder candidatos para o MDB formar suas chapas proporcionais em 2022, um deputado petista que não quis revelar a identidade rechaçou a possibilidade à coluna. Ele fez referência principalmente a deputados ja eleitos por outras siglas, como Firmino Paulo, Oliveira Neto, Nerinho e Janaína Marques, que poderiam se filiar ao PT.
Aqui mesmo não
“Com essa bancada de eleitos de outros partidos, será se fica alguma vaga para os petistas? Essa coisa de que o PT vai aceitar esses companheiros de outras siglas não aconteceu em 2020”, frisou o deputado petista, deixando claro que haverá resistência em aceitar quadros que não são históricos dentro do PT, especialmente aqueles com mandato.
Leonardo Sobral anuncia obras do PRO Piauí para Cristino Castro
Por Arimatéa Carvalho
Quase 300 famílias que vivem em comunidades rurais de Cristino Castro serão beneficiadas com obras de recuperação de estradas vicinais que serão executadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Nesta terça-feira (04), o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, tratou do andamento desse projeto com o prefeito de Cristino Castro, Felipe Dias (PT), e também com o vereador Raimundim (PT). O projeto deve ser incluído no PRO Piauí Municípios.
Ciro monta estrutura de campanha e faz nova reunião na sexta (7)
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira (PP) já está montando sua estrutura de campanha para governador em 2022. Na sexta-feira (30 de abril), ele fez reunião remota com toda a equipe de marketing e com a presença de marqueteiros locais e de fora do Estado. Ciro e os profissionais traçaram as estratégias para os próximos meses. Na sexta-feira que vem, dia 7 de maio, haverá reunião para definir a estrutura de mobilização nos municípios. Também nesse dia haverá a programação da logística por todo o Estado, já que a oposição não conta com a estrutura do governo.
Ciro avisa que pela primeira vez o governador Wellington Dias (PT) terá uma oposição de fato estruturada. Dentro do PP o discurso é: se Rafael Fonteles for mesmo o candidato, terá de correr muito, coisa que o governador nunca necessitou.
Vereador tucano deve migrar para a base de Wellington Dias
Por Arimatéa Carvalho
O PSDB deve perder o vereador Gustavo de Carvalho, o mais votado do partido na eleição de 2020, com quase 5.700 votos. A convite do deputado estadual Fábio Novo, seu amigo, Gustavo vai conversar com o governador Wellington Dias (PT). O parlamentar, ligado ao Shopping da Cidade, já foi convidado a ingressar no MDB pelo senador Marcelo Castro e o filho de Gustavo, o jovem advogado Luís Gustavo, deve sair candidato a deputado estadual no próximo ano.
IDENTIDADE PARTIDÁRIA
Gustavo de Carvalho não é tucano raiz e está construindo uma identidade partidária ainda. No momento, ele luta para manter o Shopping da Cidade nas mãos dos permissionários, pois grupos empresariais têm procurado o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), e o vice-prefeito Robert Rios (PSB) para propor a privatização do local de comércio popular.
Telsírio será candidato a deputado: Governador vai indicar sigla
Por Arimatéa Carvalho
O advogado e jornalista Telsírio Alencar se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) e resolveu sair candidato a deputado estadual em 2022, pela base aliada.
"Até o meio do ano definiremos o partido, que pode ser o próprio PT ou outra sigla aliada", conta ao blog o aguerrido e combativo comunicador. "Mas a candidatura está definida", avisa.
Alepi retorna aos trabalhos de forma híbrida discutindo pandemia
Por Sávia Barreto
A Assembleia Legislativa retorna nesta terça-feira (04) a regime parcialmente presencial, com participação presencial em plenário e virtual de forma híbrida. O acesso ao Palácio Petrônio Portela continua restrito devido as medidas de controle de transmissão da Covid-19, sendo permitida a entrada de funcionários e profissionais de imprensa credenciados.
Deve prevalecer entre os deputados, no retorno aos trabalhos da Casa, presidida pelo deputado Themístocles Sampaio (MDB), a discussão sobre maneiras de amenizar o impacto social e econômico da Covid-19 no Piauí. O tom político também é inevitável, já que partidos articulam com intensidade nos bastidores a formação das chapas majoritária e proporcional para 2022.
Deputado Franzé: “Ceder nomes para chapa do MDB é inconcebível”
Por Sávia Barreto
O deputado Franzé Silva (PT) respondeu às críticas que o PT recebeu do deputado estadual João Mádison (MDB) a respeito da formação da chapa do MDB em 2022. Mádison apontou para um “favorecimento” na base governista de Wellington Dias ao PT. O emedebista diz que os petistas já possuem chapa pronta, com mais de 40 pré-candidatos a deputado estadual, com gente sobrando na chapa e podendo ceder nomes ao MDB.
Franzé refuta essa possibilidade. “O Partido dos Trabalhadores tem se estruturado ao longo de sua existência como um partido de capilaridade municipal e com inserção no meio sindical e dos movimentos sociais. Isso faz com que lideranças surjam de forma espontânea e permanente. O PT já estava pronto pra sair sozinho na eleição de 2018, mas compreendeu a necessidade de fazer a coligação por uma estratégia da base”, argumentou Franzé.
O deputado do PT lembra que na eleição de 2022 não serão permitidas coligações e, como a sigla já estava organizada anteriormente, sairá com um bom time pra apreciação do eleitorado do Piauí. “Quanto a ceder militantes do PT pra composição da base do MDB, com todo respeito que tenho a eles, é algo inconcebível”, finalizou.