Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 89 de 104Dudu nega que CPI seja alinhada com Palácio da Cidade: “Mentira deslavada”
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), rebateu especulações de que a CPI do Transporte Público, instaurada na Câmara de Vereadores, seria uma manobra ensaiada com o Palácio da Cidade para criar elementos que possam forçar o rompimento do contrato entre as empresas de transporte coletivo e a prefeitura de Teresina.
“Isso é uma tremenda besteira. E mentira deslavada. Quem está dizendo essa besteira, eu espero que não seja vereador desta Casa, porque aí parece que tem vereador que está com medo. Parece que tem algum vereador que tem rabo preso, querendo que dê em pizza, está querendo que não tenha investigação. Vai ter”, comentou o parlamentar, que preside os trabalhos na comissão.
Ao blog, Dudu ainda negou que a CPI vá terminar em pizza, garantindo que o trabalho dos parlamentares vai ser acompanhado por órgãos da rede de controle, como o Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
“E eu espero que vereadores desta Casa, se tiver, pensando que vai passar pano de fumaça, cortina de fumaça, e pano quente aqui, em quem quer que seja, tire o cavalinho da chuva”, completou.
Nesta quinta-feira (13), Dudu se reuniu com membros da comissão para definir o cronograma de depoimentos. Os trabalhos da CPI iniciam na próxima terça-feira (18).
Marden Menezes avalia futuro político no PSDB de olho em 2022
Mesmo com futuro incerto no PSDB, o deputado estadual Marden Menezes afirmou que pretende contribuir para a união das oposições em 2022. E será o fortalecimento - ou não - deste grupo, que irá enfrentar a base de Wellington Dias nas urnas, o fator determinante para a escolha de Marden.
O caminho mais provável para Marden é o Progressistas, partido presidido nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira. Partido com o qual o deputado tem boa relação. “Muito dificilmente o PSDB não estará com o Progressistas [em 2022]”, ressalta.
Ao blog, o parlamentar deixa dúvida se irá disputar a reeleição na Assembleia Legislativa. “Não sei ainda o que vou disputar”.
Por enquanto, segue ajudando o PSDB no trabalho de reestruturação do ninho tucano. A sigla sofreu perdas importantes nos últimos meses. Além da derrota nas urnas em Teresina nas últimas eleições, perdeu Firmino Filho, ex-prefeito e maior liderança peessedebista, que morreu no dia 6 de maio, após cair de um edifício.
O papel de Marden é diretamente no diálogo com Sílvio Mendes, que os tucanos tentam atrair de volta para o PSDB.
Afinal, permanecer no ninho é uma opção? “É preciso que haja no PSDB condições de elegibilidade”, responde o deputado.
Deputados do Piauí já gastaram R$ 1,1 milhão do “cotão” em 2021
De janeiro até a primeira semana de maio de 2021, os deputados federais do Piauí gastaram R$ 1.146.518,60 milhão em cota parlamentar.
De acordo com a página de Transparência da Câmara Federal, 28,17% deste valor (R$ 322.938,84), foi usado com a locação ou fretamento de veículos automotores.
O segundo maior gasto foi com divulgação da atividade parlamentar. Foram R$ 272 mil destinados a esse tipo de despesa.
Os deputados destinaram ainda R$ 202 mil para consultorias, pesquisas e trabalhos técnicos.
Mais valores
- Manutenção de escritório de apoio - R$ 104.305,14
- Serviço de segurança - R$ 78.296,87
- Combustíveis e lubrificantes - R$ 62.204,81
- Outros gastos - R$ 104.478,94
O mês com maior gasto registrado entre os parlamentares foi fevereiro, quando, juntos, usara R$ 345.005,82 do “cotão”.
Sobre a cota parlamentar
A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao custeio de despesas do mandato. Algumas são reembolsadas e outras são pagas por débito automático, como a compra de passagens.
Quando há reembolso, os deputados têm três meses para apresentar os recibos. O valor mensal da cota parlamentar para cada deputado do Piauí é de R$ 40.971,11.
MP/PI arquiva investigação sobre suspeita de “fura-fila” em Patos
A promotora Karine Araruna Xavier arquivou notícia de fato instaurada no âmbito da Promotoria de Justiça de Jaicós, que investigava suspeitas de irregularidades na vacinação contra a Covid-19, no município de Patos do Piauí, prática conhecida como “fura-fila”.
As informações repassadas ao MP eram de que jovens ligadas politicamente ao prefeito Joaquim Neto (PSD), teriam sido imunizadas em desconformidade com o previsto no Plano Nacional de Imunização. E que após a repercussão, as duas chegaram a retirar das redes sociais imagens dos respectivos cartões de vacinação.
Contudo, a Secretaria de Saúde de Patos do Piauí informou que as jovens são profissionais que atuam na área de saúde. E que as denúncias tinham cunho político.
A secretaria repassou ainda ao MP a lista dos profissionais vacinados e as informações sobre doses de vacina contra a Covid-19 fornecidas pelo Ministério da Saúde.
Para a promotora, os dados repassados pela prefeitura atestam a regularidade da vacinação.
Dudu propõe criação do “Prêmio Firmino Filho de Inclusão Social”
O vereador Edilberto Borges, o Dudu, protocolou na Câmara Municipal de Teresina o Projeto de Lei Ordinária Nº 109/2021, que institui o “Prêmio Prefeito Firmino Filho de Inclusão Social”.
O Prêmio visa reconhecer pessoas e organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades, programas e projetos de enfrentamento à fome, exclusão, miséria, violência, e outras práticas de luta pela cidadania em Teresina.
A indicação destas entidades seria feita por cada vereador que compõe a legislatura vigente.
Na justificativa, o vereador Dudu, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, destaca que Firmino sempre foi "preocupado com a melhoria da qualidade de vida da população mais pobre".
Vereadora quer prioridade para vacinar leituristas e eletricistas
A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) protocolou na Câmara Municipal um indicativo de Lei, propondo prioridade na vacinação contra a Covid-19 para os leituristas da empresa Águas de Teresina e para os servidores da Equatorial que trabalham como eletricistas.
A parlamentar argumenta que, por terem contato direto com a população, os profissionais tanto estão expostos ao risco de contaminação, como correm o risco de contaminar outras pessoas.
Annalice Reis vai assumir presidência do Podemos Mulher Piauí
A advogada Annalice Reis, de Oeiras, vai assumir o comando do Podemos Mulher, no Piauí. No espaço, ela quer promover debates sobre a desigualdade de oportunidade da mulher no mercado de trabalho e a violência contra mulher, além de questões relacionadas à maternidade e à saúde da mulher.
“A nossa expectativa é transformar o Podemos Mulher em um dos maiores movimentos de mulheres, de Norte a Sul do estado”, diz Annalice, que nesta quarta-feira (04) participa de uma live nas redes sociais com importantes lideranças nacionais da sigla.
Podemos em 2022
Presidido no Piauí pelo advogado Norberto Campelo, a legenda não descarta lançar uma candidatura majoritária no pleito do próximo ano.
O Podemos já iniciou uma campanha de filiação, em busca de “gente nova” e do “setor produtivo do Piauí”, que seja focado em “política de estado” e não em “política de poder”.
Evaldo convida Samarone para disputar vaga na ALEPI em 2022
O deputado estadual Evaldo Gomes quer Marcos Samarone disputando uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí, pelo Solidariedade, nas Eleições de 2022. O convite já foi formalizado.
O plano de Evaldo, que é presidente do Solidariedade, é eleger até três deputados estaduais e um federal.
Ao blog, ainda sobre 2022, o parlamentar afirma que segue na base do governador Wellington Dias e que não entrará na briga por um espaço na chapa majoritária.
Dudu trata com Pessoa e Strans sobre crise no transporte público
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), se reuniu na manhã desta sexta-feira (30/04), com o prefeito Dr. Pessoa (MDB), no gabinete do chefe do Executivo, para debater soluções para a crise no transporte público de Teresina.
O parlamentar é autor de requerimento apresentado na Câmara Municipal, que pede à Procuradoria da Casa que entre na Justiça buscando o rompimento do contrato entre a Prefeitura e os consórcios de ônibus que atuam hoje na cidade.
A iniciativa de Dudu vai ao encontro do desejo da prefeitura de rever a relação com as empresas de transporte público. O município sustenta que há falha na prestação de serviços à população.
Por outro lado, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) cobra da prefeitura repasses de subsídio, acordado em contrato em razão das gratuidades do sistema, que estão atrasados desde o ano passado.
Também participou da reunião o Major Cláudio Pessoa,superintendente de Transporte e Trânsito de Teresina (STRANS).
No feriado, lojas de Teresina irão funcionar em turno único
As lojas do Centro, shoppings e dos bairros de Teresina irão abrir na próxima quarta-feira (21/04), feriado do Dia de Tiradentes.
A informação foi confirmada pela assessoria do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS), que decidiu pelo funcionamento em turno único, já que não há restrição imposta por qualquer decreto do governo estadual ou da prefeitura.
Cada lojista e comerciante poderá definir o horário de abertura dos estabelecimentos, desde que respeitem o limite de 6 horas.