Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 88 de 97Dr. Pessoa indica Amariles Borba para receber vacina contra a Covid-19
Diretora de Vigilância em Saúde de Teresina, a médica Amariles Borba foi indicada pelo prefeito Doutor Pessoa para ser uma das primeiras a receber a vacina da Coronavac no Piauí.
A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da prefeitura, Lucas Pereira.
As primeiras doses do imunizante serão aplicadas pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (18), às 17h, em solenidade no pátio da secretaria, no Centro Administrativo.
No ato, o prefeito será representado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.
Marcelo Castro reforça apoio à Simone Tebet
O senador Marcelo Castro (MDB) manifestou no Twitter seu apoio à candidatura de Simone Tebet, colega emedebista, à presidência do Senado Federal.
Castro disse que o partido está unido no apoio a Tebet, acreditando que a senadora é “a melhor liderança para a Casa, sempre defendendo a independência e a democracia”.
A expectativa é que todos os quinze senadores do MDB votem em Simone.
Na disputa, o principal adversário da senadora é Rodrigo Pacheco (DEM), que tem maior aproximação com Jair Bolsonaro, e conta com o apoio de Davi Alcolumbre, atual presidente da Casa.
ADH convoca 77 trabalhadores que foram afastados por conta da Covid-19
Os trabalhadores da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) que estavam afastados das atividades, em razão da pandemia da Covid-19, foram convocados, por meio de portaria, para retornarem ao expediente presencial a partir de 18 de janeiro.
A lista completa dos 77 trabalhadores convocados está publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 14 de janeiro.
As medidas preventivas adotadas no âmbito da ADH foram estabelecidas por meio de portaria publicada em março de 2020, estipulando o afastamento de servidores com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, por fazerem parte do grupo de risco ao coronavírus.
A convocação, assinada pela diretora da agência, Gilvana Gayoso, considera que os órgãos do Estado estão, em sua maioria, funcionando de forma presencial, e que a ADH está em “desvantagem”, já que boa parte dos empregados têm idade superior a 60 anos, o que "prejudica o andamento dos projetos habitacionais e demais serviços do órgão".
Os convocados “deverão adotar as medidas de higienização necessárias para prevenir a disseminação do vírus, conforme recomendado pelos órgãos de saúde pública”.
Dias após nomeação, coordenadores da SEMDUH são exonerados por Pessoa
Nomeados no início de janeiro por Dr. Pessoa (MDB) para cargos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Weldon Bandeira e Augusto César Monte acabaram exonerados pelo prefeito, conforme portarias publicadas no Diário Oficial do Município, edição desta quinta-feira (14/01).
Os atos podem ter relação com o fato de que os dois ocupavam cargos na gestão de Firmino Filho.
Weldon era o chefe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) até 2020 e tinha sido nomeado coordenador de limpeza pública na pasta que tem como secretário o engenheiro Edmilson Ferreira.
Já Augusto César era coordenador de iluminação pública da SEMDUH na 'era' tucana, cargo que acabou mantendo por poucos dias na gestão Pessoa.
Nos bastidores, o comentário é de que os atos são resultado da “caça às bruxas” para tirar da PMT todo e qualquer resquício da tucanada, e zerar as indicações dos vereadores até então aliados de Firmino.
Ex-prefeito é alvo de representação por não fornecer dados ao TCE/PI
O ex-prefeito de Aroazes, Antônio Tomé Soares, é alvo de representação do Ministério Público de Contas por ter deixado de prestar informações ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí, referentes ao exercício de 2019.
Os dados foram solicitados por meio da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e da Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG), com intuito de diagnosticar a situação dos serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos dos municípios piauienses.
Após aplicação de questionário sobre a situação nos municípios, o TCE instaurou processo contra a prefeitura de Aroazes, por conta de informações que deixaram de ser repassadas.
Na representação, a procuradora Raïssa Maria Rezende de Deus Barbosa explica que os dados se referem aos veículos usados na coleta de resíduos sólidos, o que limitou a análise pelo TCE.
O MPC pede o acolhimento da representação e a notificação do ex-gestor, bem como a aplicação de multa pela “sonegação” de informações.
A demanda foi encaminhada ao gabinete do conselheiro Delano Câmara.
Em Altos, kits de prevenção ao câncer vão parar no lixo
A prefeitura de Altos precisou descartar dois mil testes de prevenção ao colo do útero e caixas de material contra o tabagismo, que estavam vencidos.
Segundo o prefeito Maxwuell da Mariínha, os kits perderam a validade em 2018 e 2019. Em publicação nas redes sociais, ele culpou a gestão anterior pelo descaso.
"Vamos tentar corrigir esse desperdício e recuperar o prejuízo causado à saúde de milhares de altoenses", destacou.
Deputada acompanha 1ª reunião deliberativa da nova diretoria da APPM
A primeira reunião deliberativa da nova presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizada nesta quinta-feira (14/01), contou com uma convidada “federal”.
A deputada Iracema Portella, que foi cumprimentar o colega de partido e novo presidente da entidade, o prefeito Paulo César, de Francinópolis, acabou ficando para a encontro com os gestores.
Aproveitou para reforçar seu compromisso e apoio à pauta municipalista durante a nova gestão.
Iracema parabenizou ainda o prefeito Robertinho, de Miguel Leão, novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (AMPAR).
Para bom entendedor, fica claro que são os primeiros movimentos em 2021 da deputada - que possui forte base no interior do Piauí - em busca de viabilizar uma candidatura ao governo do estado no próximo ano. Mesmo que a primeira alternativa no Progressistas seja ainda o senador Ciro Nogueira.
Eleição da Câmara: Abreu vai ouvir comando do PL antes de definir voto
O deputado federal Fábio Abreu (PL) garante que ainda não definiu seu voto na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Em Teresina, o parlamentar esteve tanto na recepção preparada para o deputado Arthur Lira, do Progressistas, como no encontro de Baleia Rossi, do MDB, com o governador Wellington Dias (MDB).
“Terei uma conversa com o presidente do PL nacional”, respondeu Abreu quando questionado sobre em quem iria votar.
Contudo, o presidente nacional do Progressista, Ciro Nogueira, saiu do jantar oferecido para Lira contando com o voto de Fábio Abreu.
PL tem candidato
Apesar de setores do PL terem anunciado apoio ao deputado progressista, o coordenador da chamada "bancada da bala", o deputado Capitão Augusto (PL-SP) anunciou que é candidato à presidência da Câmara.
Ele aposta em “traições” para vencer a disputa.
Iracema pode ser a candidata do Progressistas ao governo em 2022
A deputada federal Iracema Portella afirmou, nesta quinta-feira (14/01), que já debateu com o senador Ciro Nogueira a possibilidade de que ela seja a candidata do Progressistas ao governo do Piauí em 2022.
Contudo, ela diz, o nome do momento no partido para a disputa é o do senador.
“Já conversamos sobre isso, sim. Até o momento, o nome do Progressistas para disputar o Governo do Estado é o do senador Ciro, mas temos nomes fortes, temos opções e eu estou, como sempre estive, à disposição do partido”, afirmou o blog.
Disposta a entrar na corrida pelo comando do Palácio de Karnak, Iracema lembra que esse “é o sonho de todo político que ama seu Estado”.
“Estou no meu terceiro mandato na Câmara, tenho serviços prestados, tenho consciência da importância do meu trabalho”, completa a parlamentar.
Além de Iracema, a deputada federal Margarete Coelho é também vista como alternativa dentro do Progressistas para concorrer em 2022. Contra ela, pesa a relação próxima com Wellington Dias, de quem foi vice-governadora, sendo ainda detentora de importantes indicações no governo PT, como a da irmã, Sádia Castro, na secretaria de Meio Ambiente.
Em meio a rumores de que sairá do PSC, Gessy não vai a evento da sigla
Em meio aos rumores de que pode deixar o PSC, a ex-candidata a prefeita e secretária municipal de Economia Solidária, Gessy Fonseca, não apareceu no evento de filiações do partido, realizado na manhã desta quinta-feira (14/01).
Ao blog, Gessy afirmou que só foi avisada no dia de ontem sobre o ato, e que já havia agendado compromissos importantes.
“Minha prioridade são os compromissos da secretaria”, destacou Gessy.
PSC articula candidatura em 2022
No evento, o presidente estadual da legenda, Valter Alencar, confirmou que o PSC buscará viabilizar candidatura ao Governo do Piauí nas Eleições de 2022.
Ele diz que a legenda tem sido muito procurada “por um movimento renovador por pessoas que estão buscando a sigla para defender a bandeira da família, da nossa saúde e direitos”.
Valter ainda deu posse à Mara Denise - que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Gessy Fonseca em Teresina - no comando do PSC Mulher.