Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 90 de 97Nixon Frota é nomeado comandante da Guarda Municipal
Foi publicada no Diário Oficial do Município de Teresina, edição desta quinta-feira (07/01), a nomeação do coronel Nixon Frota para o comando da Guarda Municipal.
Ele ficará no cargo até que seja aprovada, por meio de reforma administrativa, a criação da Secretaria Municipal de Segurança, que passará a coordenar a Guarda.
A proposta ainda será elaborada pelo prefeito Dr. Pessoa e enviada à Câmara de Vereadores.
Atualmente, o grupamento faz parte da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas.
Maia afirma que Bolsonaro consegue superar “delírios” de Trump
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), quer que os partidos políticos acionem a Justiça pedindo que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dê explicações sobre a declaração à respeito de suposta fraude nas eleições brasileiras.
Bolsonaro afirmou que sem voto impresso e urnas auditadas, o Brasil terá "problemas priores do que os Estados Unidos".
Maia considera a fala um ataque ao Tribunal Superior Eleitoral e seus juízes.
"Bolsonaro consegue superar os delírios e os devaneios de Trump", afirmou Maia nas redes sociais, se referindo ao apoio do brasileiro ao presidente americano, que no dia de ontem incitou manifestações que culminaram na invasão ao Capitólio.
Setur vai propor a W.Dias adiamento do Carnaval no Piauí
O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, vai propor ao governador Wellington Dias o adiamento das festividades de carnaval no Piauí em razão do cenário ainda preocupante da pandemia do novo coronavírus.
“O vírus continua circulando, já se tem notícias de uma variante e sabemos que as festividades de carnaval costumam sempre contar com uma presença muito grande de pessoas, ou seja, com aglomerações, o que não é recomendado nesse momento”, observa o gestor.
O adiamento da folia de Momo já vem sendo debatido em estados onde a tradição do carnaval é ainda mais pujante, como Bahia e Rio de Janeiro.
“O Piauí tem muitas cidades com tradições carnavalescas, a exemplo de Luís Correia, Barras, Água Branca, União e Floriano, por exemplo. São cidades que costumam trazer bandas nacionais e atraem um grande público, não apenas do Piauí, mas também de outros Estados. O momento é de continuar com cautela, adotando os cuidados necessários para evitarmos que tenhamos ainda mais casos de pessoas com o vírus e até mesmo óbitos”, avalia.
O Comitê de Operações Emergenciais em Saúde (COE), que decidirá sobre a questão, recomendou, por exemplo, que as festividades de réveillon fossem suspensas.
A questão também será tratada com os prefeitos, já que boa parte dos eventos de carnaval ocorrem com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur), para fomentar o setor no estado.
“Discutiremos com os prefeitos dessas cidades também para avaliar um momento oportuno para que essas festas possam voltar a acontecer, mas em segurança”, pontua Flávio Nogueira.
Morro Cabeça no Tempo: prefeito denuncia ex-gestor ao TCE-PI
O ex-prefeito Antônio Carlos Batista, de Morro Cabeça no Tempo, cidade localizada a 714 km de Teresina, foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí pelo atual gestor, Josué Alves (Progressistas), por supostas irregularidades praticadas na gestão.
A denúncia foi formalizada ainda no final de dezembro, diante de licitações publicadas pelo ex-prefeito para a aquisição de merenda escolar para atender a rede municipal e de termo de aditivo para o fornecimento de combustível.
Batista, ex-prefeito de Morro Cabeça no Tempo (PI)
“Ambos aditivos refletem valores exorbitantes, os quais totalmente injustificáveis, dada a ausência de necessidade urgente pelo município, uma vez que as aulas encontram suspensas no caráter presencial em razão da pandemia”, diz trecho da denúncia levada ao TCE, que pede a anulação dos atos.Josué chegou ainda a pedir o bloqueio das contas da prefeitura, para que fosse garantido o pagamento dos débitos da antiga gestão com servidores públicos, com a Equatorial e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A representação foi encaminhada para o gabinete do conselheiro Kennedy Barros, que repassou o processo para a Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM), para análise e manifestação acerca do pedido de medida cautelar de bloqueio de contas.
Fábio Novo afirma que Secult vai desapropriar e revitalizar o Cine Rex
A proposta da prefeitura de Teresina em transformar o Cine Rex em abrigo para moradores de rua tem encontrado resistência, em especial da classe artística, que há muito luta pela revitalização do espaço para fins culturais.
E a Secretaria Estadual de Cultura já se manifestou, avisando que o prédio será desapropriado para ser transformado em um cinema de arte.
“Vamos desapropriar e revitalizar! Ele será um cinema de arte e abrigará a escola de audiovisual, completando assim a revitalização do Complexo Cultural da Praça Pedro II”, afirmou o secretário Fábio Novo em publicação no Twitter.
Ele destaca ainda que a ideia de revitalizar o Cine Rex é mais uma ação da política de requalificação do centro histórico.
O uso do Cine Rex como abrigo para moradores de rua foi o primeiro anúncio do prefeito Dr. Pessoa (MDB). A iniciativa vai ao encontro das propostas feitas por ele ainda na campanha, quando afirmou que as políticas de proteção social seriam a sua prioridade.
Elisabeth Sá debate com Dr. Pessoa prioridades na atuação da Semam
A secretária de Meio Ambiente, Elisabeth Sá, foi recebida em audiência pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) no Palácio da Cidade, nesta terça-feira (05/01), para debater demandas prioritárias da pasta na nova administração.
Esse foi o primeiro encontro de trabalho da gestora com o prefeito, em reunião que contou também com a presença do secretário de Governo, Adolfo Nunes, e do deputado estadual Henrique Pires (MDB).
Um dos principais pontos debatidos foi a revitalização do Rio Poti. O prefeito quer aproveitar o potencial turístico e produtivo do rio, para favorecer em especial a agricultura familiar. Neste aspecto, Pessoa voltou a falar na criação do canal de transposição do Rio Parnaíba para o Poti para favorecer a irrigação em áreas de plantio.
Segundo a secretária, o prefeito também questionou o fato de que boa parte do que é comercializado no Mercado do Peixe da capital venha de fora, e defendeu que a pasta atue para que a pesca nos rios da capital sejam consolidadas como fonte de renda.
"E da nossa parte, falei da intenção de fazer com que a população de Teresina conheça a beleza dos nossos rios. Nós temos duas cachoeiras, são pequenas, mas lindas, e pouca gente conhece. No passeio que fiz pelo rio [Poti], vi muitas garças, e que a nossa mata ciliar é preservada", disse Elisabeth.
Em relação à preservação dos rios, a secretária afirmou que a Semam vai continuar com o projeto de limpeza e controle dos aguapés. Ação conjunta com o trabalho de fiscalização e de despoluição das águas do Poti.
A gestora quer ainda incentivar práticas esportivas e trabalhar na elaboração do Código Ambiental, que até hoje Teresina não tem, para garantir maior segurança jurídica nas ações da Secretaria e na liberação de licenças.
Roncalli Filho visita obra do Mercado Velho no Centro da capital
Nomeado coordenador especial da Área Central, na SDU Centro Norte, Roncalli Filho visitou nesta terça-feira (05/01) o Mercado Central de Teresina, o conhecido "Mercado Velho", que passa por reforma.
"A nossa intenção é acompanhar de perto a revitalização do centro e fazer um trabalho diferenciado", destacou.
Roncalli aguarda pela reforma administrativa a ser apresentada pelo governo Dr. Pessoa à Câmara de Vereadores, que irá desmembrar a SDU, criando uma superintendência exclusiva para a região central da cidade.
Fernanda Gomes questiona Equatorial sobre prejuízo de consumidores
A vereadora Fernanda Gomes, do Solidariedade, foi recebida nesta terça-feira (05/01) pelo assessor da presidência da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim, e apresentou queixas em relação à demora no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em Teresina, após o temporal registrado em 31 de dezembro.
Ela questionou sobre os prejuízos causados aos consumidores que tiveram aparelhos domésticos "queimados" por conta da oscilação na rede, ou que perderam bens perecíveis, em especial os comenciantes.
"Tive a boa notícia de que, toda a população que foi, de alguma forma, lesada pelo ocorrido, pode procurar a Equatorial para ser ressarcida", destacou a parlamentar.
Fernanda também protocolou uma solicitação de maior investimentos na rede elétrica, aumento na equipe de atendimento ao público, e o trabalho de poda preventiva.
Diante de convite do PSD, Ziza diz que é cedo para tomar decisão
Diante do convite de Tiago Vasconcelos a Ziza Carvalho, para ingressar no PSD, o blog procurou o suplente de deputado estadual, que afirmou ser muito cedo para tomar qualquer decisão.
Ziza disse que, no momento, não pensa em mudança partidária, e lembra que tal movimento só seria possível na janela partidária de 2022. "Apenas especulações", pontua.
Até lá, ressalta, "ninguém sabe como vão se comportar os partidos e suas estratégias".
Contudo, a sua estratégia pessoal está bem definida: ser candidato novamente.
Questionado sobre a suposta insatisfação com o Partido dos Trabalhadores, comentada nos bastidores, Ziza respondeu que não há.
Para 2021, ele manifestou a intenção de continuar na Assembleia Legislativa - o que depende dos titulares e também da articulação do governador Wellington Dias.
Tiago Vasconcelos convida Ziza Carvalho para ingressar no PSD
Tiago Vasconcelos, que não dorme no ponto, ofereceu ao suplente de deputado estadual Ziza Carvalho uma vaga no PSD.
O pretensioso comentário em um grupo de WhatsApp - Zonal Teresina - foi feito após especulação sobre a saída de Ziza do Partido dos Trabalhadores.
Fato esse que vem sendo comentado há alguns meses.
O convite para ingressar no PSD, na estratégia de fortalecimento da legenda da qual Tiago é presidente do diretório municipal, já teria sido feito a Ziza em outras oportunidades.
Nos bastidores, a migração é dada como certa.
"Será muitíssimo bem recebido", avisa Tiago.