Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 87 de 97MPF apura aplicação de recursos contra a Covid-19 em Santa Filomena
O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil público para verificar a aplicação de recursos destinados ao município de Santa Filomena, no Piauí, para o enfrentamento à Covid-19.
De acordo com a portaria assinada pelo procurador da República, Anderson Rocha Paiva, que está publicada no Diário Eletrônico do MPF, a prefeitura recebeu R$ 133.962,76 mil do governo federal para ações na pandemia.
O inquérito civil, vinculado à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria, vai verificar a regularidade dos recursos, a aplicação dos valores e a indicação de eventuais procedimentos licitatórios.
A iniciativa do MPF tem como base a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que prevê uma série de mecanismos de atuação para as autoridades em vigilância da saúde, tais como isolamentos, quarentenas, requisições de bens e serviços, hipóteses de dispensa de licitação, e a Portaria do Ministério da Saúde, que declara estado de emergência no país.
Sem doações, Thanandra diz: “Povo agora acha que eu ganhei na loteria”
A vereadora e protetora de animais Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) fez um desabafo nas redes sociais, lamentando a queda nas doações que ajudavam no acolhimento e tratamento de bichos resgatados das ruas.
“O povo agora acha que eu ganhei na loteria. É todo mundo no Instagram me pedindo ajuda, resgate, mas ninguém ”, afirmou a parlamentar.
Ela conta que ainda não recebeu salário e que o valor já está comprometido com as despesas em clínicas veterinárias.
Thanandra falou também das confusões nas quais tem sido envolvida.
“O povo aqui do Instagram sabe que agora, todo dia, tem uma pessoa tacando pedra em mim, por que eu acho que realmente estou incomodando. É gente me processando, inventando história”, completou.
Marden Menezes: “Vacina não é um favor do senhor governador”
O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) criticou a abordagem dada ao início da vacinação contra a Covid-19 como um feito pessoal do governador Wellington Dias (PT).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Marden afirmou que a vacina “não é um favor do governo ou do senhor governador”, e sim um direito de todos os cidadãos.
Marden ainda pontuou que a vacina “não pode ser usada como cortina de fumaça para encobrir os escândalos na saúde”, citando em seguida as operações da Polícia Federal deflagradas há poucos dias, para investigar suspeita de superfaturamento em contratos com recursos para o enfrentamento à Covid-19.
“Queremos transparência e abordar a vacina com a devida responsabilidade”, completou.
Regina Sousa: “As pessoas agora têm certeza que vão ser imunizadas”
A vice-governadora Regina Sousa (PT) sugeriu aos deputados federais, presentes no ato de início da vacinação contra a Covid-19 no Piauí, que seja apresentado Projeto de Lei para Câmara Federal para que o dia 17 de janeiro seja instituído como o Dia da Esperança.
A data marca o início da imunização contra o novo coronavírus em todo país.
“Eu acho que o dia de ontem no Brasil deveria ser… um Projeto de Lei, viu, deputados, ser o dia da esperança. Esperança do verbo esperançar. Não é esperar, porque ninguém vai esperar mais. As pessoas agora têm certeza que vão ser imunizadas”, comentou a vice-governadora.
Regina exaltou ainda o trabalho dos cientistas brasileiros e de todo o mundo.
“A gente tem que fazer uma louvação aos nossos cientistas. Mostra que a ciência no Brasil compete com o mundo de igual pra igual. Não fossem os cortes no orçamento, certamente a gente teria tido bem antes, mas os nossos cientistas mostraram seu valor, buscaram parceria,e estamos aqui com a vacina Coronavac”, completou.
“Luz no fim do túnel”, diz 1º a receber vacina contra Covid-19 no PI
Primeiro a receber a vacina contra a Covid-19 no Piauí, o obstetra Joaquim Parente destacou que o início da imunização é uma “luz no fim do túnel” contra a pandemia.
“Esse momento pode ser coroado com o aparecimento desta luz no fim do túnel, que para nós pode representar o primeiro processo de estagnação, a primeira barreira a ser erguida contra essa pandemia”, disse.
Afirmou que aceitou receber o imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac com “grande satisfação”.
“O que me resta é agradecer a Deus por agora estar no processo de imunização”, completou.
Além de Joaquim Parente, outros cinco profissionais de saúde foram imunizados pela Secretaria Estadual de Saúde.
Dr. Pessoa indica Amariles Borba para receber vacina contra a Covid-19
Diretora de Vigilância em Saúde de Teresina, a médica Amariles Borba foi indicada pelo prefeito Doutor Pessoa para ser uma das primeiras a receber a vacina da Coronavac no Piauí.
A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da prefeitura, Lucas Pereira.
As primeiras doses do imunizante serão aplicadas pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (18), às 17h, em solenidade no pátio da secretaria, no Centro Administrativo.
No ato, o prefeito será representado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.
Marcelo Castro reforça apoio à Simone Tebet
O senador Marcelo Castro (MDB) manifestou no Twitter seu apoio à candidatura de Simone Tebet, colega emedebista, à presidência do Senado Federal.
Castro disse que o partido está unido no apoio a Tebet, acreditando que a senadora é “a melhor liderança para a Casa, sempre defendendo a independência e a democracia”.
A expectativa é que todos os quinze senadores do MDB votem em Simone.
Na disputa, o principal adversário da senadora é Rodrigo Pacheco (DEM), que tem maior aproximação com Jair Bolsonaro, e conta com o apoio de Davi Alcolumbre, atual presidente da Casa.
ADH convoca 77 trabalhadores que foram afastados por conta da Covid-19
Os trabalhadores da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) que estavam afastados das atividades, em razão da pandemia da Covid-19, foram convocados, por meio de portaria, para retornarem ao expediente presencial a partir de 18 de janeiro.
A lista completa dos 77 trabalhadores convocados está publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 14 de janeiro.
As medidas preventivas adotadas no âmbito da ADH foram estabelecidas por meio de portaria publicada em março de 2020, estipulando o afastamento de servidores com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, por fazerem parte do grupo de risco ao coronavírus.
A convocação, assinada pela diretora da agência, Gilvana Gayoso, considera que os órgãos do Estado estão, em sua maioria, funcionando de forma presencial, e que a ADH está em “desvantagem”, já que boa parte dos empregados têm idade superior a 60 anos, o que "prejudica o andamento dos projetos habitacionais e demais serviços do órgão".
Os convocados “deverão adotar as medidas de higienização necessárias para prevenir a disseminação do vírus, conforme recomendado pelos órgãos de saúde pública”.
Dias após nomeação, coordenadores da SEMDUH são exonerados por Pessoa
Nomeados no início de janeiro por Dr. Pessoa (MDB) para cargos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Weldon Bandeira e Augusto César Monte acabaram exonerados pelo prefeito, conforme portarias publicadas no Diário Oficial do Município, edição desta quinta-feira (14/01).
Os atos podem ter relação com o fato de que os dois ocupavam cargos na gestão de Firmino Filho.
Weldon era o chefe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) até 2020 e tinha sido nomeado coordenador de limpeza pública na pasta que tem como secretário o engenheiro Edmilson Ferreira.
Já Augusto César era coordenador de iluminação pública da SEMDUH na 'era' tucana, cargo que acabou mantendo por poucos dias na gestão Pessoa.
Nos bastidores, o comentário é de que os atos são resultado da “caça às bruxas” para tirar da PMT todo e qualquer resquício da tucanada, e zerar as indicações dos vereadores até então aliados de Firmino.
Ex-prefeito é alvo de representação por não fornecer dados ao TCE/PI
O ex-prefeito de Aroazes, Antônio Tomé Soares, é alvo de representação do Ministério Público de Contas por ter deixado de prestar informações ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí, referentes ao exercício de 2019.
Os dados foram solicitados por meio da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e da Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG), com intuito de diagnosticar a situação dos serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos dos municípios piauienses.
Após aplicação de questionário sobre a situação nos municípios, o TCE instaurou processo contra a prefeitura de Aroazes, por conta de informações que deixaram de ser repassadas.
Na representação, a procuradora Raïssa Maria Rezende de Deus Barbosa explica que os dados se referem aos veículos usados na coleta de resíduos sólidos, o que limitou a análise pelo TCE.
O MPC pede o acolhimento da representação e a notificação do ex-gestor, bem como a aplicação de multa pela “sonegação” de informações.
A demanda foi encaminhada ao gabinete do conselheiro Delano Câmara.