Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 86 de 97Três deputados pedem prioridade na vacinação de professores no Piauí
Ao menos três deputados estaduais apresentaram propostas na Assembleia Legislativa do Piauí, para garantir prioridade na vacinação de professores na campanha de imunização contra a Covid-19.
O primeiro deles foi o deputado estadual Evaldo Gomes, do Solidariedade, autor do Indicativo de Projeto de Lei que dispõe sobre a prioridade de vacinação dos professores da rede pública e privada.
As demais propostas foram apresentadas pelos deputados João de Deus (PT), que especifica a inclusão de docentes na 1ª fase da vacinação no Piauí, e Gessivaldo Isaías (Republicanos), que deseja ainda a inclusão dos profissionais da segurança pública no grupo prioritário.
Já o deputado Warton Lacerda (PT) protocolou requerimento pleiteando a inclusão de pessoas com comorbidades na primeira fase da imunização contra a Covid-19.
Em visita à APPM, Iracema Portella anuncia emenda para a entidade
A parceria entre a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e a deputada federal Iracema Portella começa a render frutos.
Nesta quinta-feira (04/02), a parlamentar visitou a entidade e anunciou ao presidente, o prefeito Paulo César, de Francinópolis, a destinação de emenda para ações em áreas importantes. Reforçou ainda seu compromisso em melhorar as condições de saneamento básico, iluminação pública e energia elétrica nos municípios do Piauí.
“Vim conversar com o presidente Paulo César para trazer a boa notícia de que vou destinar uma emenda parlamentar para a realização de projetos nestas áreas. O saneamento básico, salvo raras exceções como o município de São Félix, ainda é deficiente no nosso Estado e essa é uma prioridade para mim”, destacou Iracema.
Recursos comemorados por Paulo César, em especial por conta da pandemia que, além da crise gerada na saúde, têm refletido na arrecadação e nas receitas dos municípios.
Os prefeitos de São Félix do Piauí, Jailson Pio, e de Santa Cruz dos Milagres, Dr. Wilney, também participaram do encontro.
219 municípios não informam gastos na saúde e podem ter FPM suspenso
Por não terem enviado o relatório do 6º bimestre de 2020 ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), 219 municípios do Piauí serão notificados e correm o risco de não receber transferências federais.
O primeiro prazo para o envio dos dados encerrou dia 30 de janeiro e até essa quarta-feira (03) apenas as cidades de Socorro do Piauí, Santana do Piauí, Flores do Piauí, Guadalupe e Nossa Senhora de Nazaré tinham homologado seus relatórios.
Em nota, a Confederação Nacional dos Municípios alertou que além do bloqueio de recursos como o Fundo de Participação, os gestores podem ainda ser punidos e responsabilizados por improbidade administrativa.
Após serem notificados, os municípios têm ainda 30 dias para regularizarem a situação. Contudo, a partir de 2 de março, se persistir o status de não envio ou homologação do relatório, as transferências serão suspensas. O desbloqueio dos valores é feito mediante a atualização das informações.
Sobre o Siops
O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde foi criado e é operacionalizado pelo Ministério da Saúde, e constitui importante instrumento na garantia da execução de ações e serviços públicos de saúde.
É de alimentação obrigatória e tem acesso público e possibilita o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas.
Franzé Silva admite que pode disputar vaga de conselheiro do TCE
Mais um nome do Partido dos Trabalhadores no páreo pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Trata-se do deputado estadual Franzé Silva. Ao blog, ele disse que ainda é cedo para lançar nome, mas admitiu a possibilidade. O petista ainda ressaltou as características que o habilitam para a disputa.
“Sou contador por formação, auditor tributário por profissão, exerci a função de secretário da Fazenda e da Administração, e hoje estou no mandato de deputado estadual”, disse.
Mas Franzé sabe que primeiro é preciso buscar o consenso dentro do PT, tendo em vista a candidatura já posta de Flora Izabel, que conta com apoio de boa parte dos colegas parlamentares e até do presidente Themístocles Filho.
Wilson Brandão nega intenção de deixar a secretaria de Mineração
O deputado estadual Wilson Brandão (Progressistas) negou que vá deixar a Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis. A suposta saída da pasta foi atrelada à possível candidatura de Brandão à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que será aberta em julho com a aposentadoria de Luciano Nunes.
“Ainda estamos muito longe da abertura da vaga. Somente em julho. Então vamos aguardar o momento certo para tratar desse assunto”, explicou ao blog.
Dr.Pessoa libera bares até meia-noite, com música, e shoppings até 22h
Saiu o novo decreto da prefeitura de Teresina com medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19. E como previsto, o município ampliou o funcionamento de bares, restaurantes e demais estabelecimentos com comercialização de bebida alcóolica. Eles poderão abrir até 24h, com permissão para música ao vivo e instrumental, mas sem dança.
A decisão afronta o decreto do Governo do Estado, publicado no último dia 26, que liberou o funcionamento destes estabelecimentos somente até 23h, sem permissão para música ambiente.
O documento, assinado pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB), alterou ainda o horário de funcionamento dos shoppings, que seguirá o disposto no decreto Nº 20.078, de setembro de 2020, que permite abertura do comércio varejista da Zona Leste e dos shoppings entre 10h e 22h.
No caso do comércio geral, o limite diário de funcionamento será de 9h, devendo o estabelecimento informar à Superintendência de Desenvolvimento de sua região qual será esse intervalo.
A fiscalização destas medidas ficará por conta das SDUs, Guarda Civil Municipal e Procon Municipal. Em caso de descumprimento, a prefeitura prevê punição gradativa, desde multa, interdição e até perda do alvará.
Encontro sela união entre nomes da oposição a Celso Barros na OAB/PI
Os quatro nomes da oposição a Celso Barros na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, se reuniram em um restaurante de Teresina para reforçar a aliança.
Após o encontro, a advogada Naiara Moraes confirmou que o candidato - ou candidata - para concorrer na eleição para presidente da seccional, prevista para novembro, sairá do grupo formado entre ela, a advogada Andreia Araújo, e os advogados Lucas Villa e Carlos Henrique.
“Estamos trabalhando em conjunto”, destaca Naiara.
Ela ressalta que o desafio será conduzir o processo “sem vaidades”, e que o nome a ser apoiado será o daquele que melhor estiver no período eleitoral.
“Estou bem confiante. E a ideia é continuar agregando”, completou.
Teresina: cota única do IPTU 2021 terá vencimento em 30/04
A cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Teresina vencerá no dia 30 de abril. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (25/01) pelo gerente de IPTU da prefeitura, Jerônimo Permínio.
Segundo ele, quem optar pelo pagamento da cota única terá desconto de 7% no valor do imposto. A outra opção é o pagamento em seis parcelas.
A distribuição dos carnês começa apenas no início do mês de março. Jerônimo explica que está sendo feito ainda um levantamento dos imóveis para o enquadramento e, em seguida, o lançamento do IPTU.
Na semana passada, a prefeitura publicou decreto reajustando o imposto em 4,23%, com base Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de janeiro a dezembro do ano passado
Em 2020, o vencimento do IPTU foi prorrogado em razão da pandemia da Covid-19.
Série sobre a Batalha do Jenipapo fica pronta em março de 2022
Abrindo as comemorações dos 200 anos de adesão do Piauí à Independência, a Framme Produções lançará em 13 de março de 2022 a série "Jenipapo - A Fronteira da Independência". A produção, estrelada por atores locais e nacionais, possui 10 capítulos e conta a saga da batalha ocorrida em 1823, às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior (PI). Uma das mais sangrentas à época.
Os produtores Alexandre Mello, Fábio Peixoto e Maria de Deus, responsáveis pelo projeto, estiveram nesta segunda-feira (25/01) com o secretário de Cultura, Fábio Novo, tratando sobre o série, que é patrocinada pela Ancine e pelo Governo do Estado, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC).
MPF recomenda ao governo do Piauí que não envie vacinas ao Amazonas
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, recomendou ao governador Wellington Dias (PT) que o Piauí se abstenha de encaminhar parte da produção de vacinas destinadas ao estado a qualquer outra unidade da federação.
A iniciativa do MPF se deu após Wellington informar que "5% das próximas doses da Coronavac e da primeira leva da vacina Astrazeneca de todos os estados serão destinadas para o Estado do Amazonas". Para o procurador Kelston Pinheiro Lages, a iniciativa viola o Plano Nacional de Vacinação, coordenado pelo Ministério da Saúde, e desampara grupos de risco locais.
No mesmo documento, a procuradoria destaca que é de conhecimento público o estoque limitado de doses de vacinas atualmente disponível no país, condição esta que tende a se agravar diante dos recorrentes impasses diplomáticos para a importação de insumos necessários para a fabricação de novas doses. Pede ainda que o governo do Piauí atue com transparência na execução da vacinação. Foi dado prazo de cinco dias para que o MPF seja informado do acolhimento da recomendação.
A recomendação integra o Inquérito Civil nº 1.27.000.000369/2020-75, que tramita no MPF/PI, com o objetivo de acompanhar as políticas públicas, bem como a utilização de recursos públicos destinados ao enfrentamento do coronavírus no Estado do Piauí.
"A recomendação teria que ser feita a eles [ministério]. As vacinas que o Piaui recebe são todas aplicadas no estado", completou.