Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 81 de 97Evoluiu! Progressistas e Dr. Pessoa dão passo na relação
Tudo indica que a presença do Progressistas no Palácio da Cidade, durante a visita do ministro João Roma, da Cidadania, nesta segunda-feira (31/05), foi mais que mera cortesia. Fontes revelam ao blog que a aliança entre o partido do senador Ciro Nogueira e o prefeito Dr. Pessoa, está cada vez mais próxima de ser consolidada.
Além de Ciro Nogueira, acompanharam o ministro na visita à sede do Executivo Municipal a deputada Margarete Coelho, o deputado federal Átila Lira, o deputado estadual Júlio Arcoverde, que preside o diretório estadual do Progressistas, além do líder do governo na Câmara Federal, o deputado Ricardo Barros.
A aliança advém de movimento do Palácio da Cidade, que busca investimentos para retomar obras estruturantes na capital, passo importante para alavancar a gestão Pessoa, que enfrenta dificuldades neste início de mandato para ativar o modo “pleno vapor”. Assim, o “fechamento” com Ciro Nogueira seria providencial.
Mas e os cargos para o Progressistas na PMT? Esse passo ficará para depois. A ordem do momento é levantar a “bandeira branca” e reduzir as críticas à gestão emedebista.
“Calma”, respondeu o senador, quando questionado pelo blog se Dr. Pessoa havia fechado apoio ao seu nome para 2022. Já o deputado Júlio garantiu que o encontro foi meramente administrativo. “Nada de política”, enfatizou.
Mas para o “fechamento” acontecer, são dois os desafios: convencer as lideranças progressistas na capital a aliviar para o prefeito, e amansar o MDB, que conta com uma vaga na chapa majoritária governista e quer levar Dr. Pessoa para o palanque petista.
Iracema Portella recebe pré-candidatas nas Eleições da OAB Piauí
A deputada federal Iracema Portela (Progressistas) recebeu na tarde desta quarta-feira (26/05), em sua residência, pré-candidatas nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí.
A agenda contou com a presença da vice-presidente da OAB-PI, Alynne Patrício, da vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-PI, Flávia Cunha, e da conselheira federal da OAB, Georgia Nunes.
Presentes também as advogadas Naiara Moraes, Andreia Araújo, Elida Fabrícia, pré-candidatas na eleição prevista para acontecer em novembro, além de Isabella Paranaguá, vice-presidente da Comissão Nacional da Promoção da Igualdade Racial, e Dalva Fernandes, presidente da Comissão da Mulher Advogada.
O grupo tratou não só de temas relacionados à advocacia, mas também da participação da mulher na política.
Adolfo diz que tem sido pouco demandado na função de “bombeiro”
Secretário de Dr. Pessoa (MDB), Adolfo Nunes negou que haja insatisfação do prefeito de Teresina com sua atuação na pasta do Governo. Em conversa ao blog, ele rejeitou especulações sobre eventual saída da secretaria e garantiu que sua relação com o chefe do Executivo é harmoniosa.
"O pai só puxa a orelha do filho e põe de castigo, quando a coisa não está indo bem. E a função de bombeiro é apagar o fogo. Mas não tem fogo”, argumenta Adolfo, explicando que hoje Dr. Pessoa tem uma boa relação com a Câmara de Vereadores, graças à ajuda, ele diz, do presidente do Legislativo Municipal, Jeová Alencar (MDB) e do líder do governo na Casa, vereador Renato Berger (PSB).
Logo, ele completa, não tem sido demandado a atuar como agente determinante na pauta com o Legislativo.
Sobre a relação com Dr. Pessoa, muito questionada nos bastidores, Adolfo diz que sua "retidão" é a caracteristica mais admirada pelo prefeito. “O vergalhão da [minha] relação com o Dr. Pessoa não é só a amizade, é a confiança”.
Podemos dialoga com Robert e Dr. Pessoa para formar 3ª via em 2022
O Podemos tem tudo para ser o caminho escolhido por Dr. Pessoa (MDB), Robert Rios (PSB) e companhia, na formação da “terceira via” para as Eleições de 2022.
Lideranças da sigla, que é presidida no Piauí pelo advogado Norberto Campelo, iniciaram o diálogo com os dois políticos há cerca de duas semanas, por iniciativa do vice-prefeito de Teresina.
Robert, segundo informa uma fonte ao blog, se reuniu com Norberto e com o secretário geral do Podemos, o empresário Arthur Feitosa, para debater a questão, que também foi levada para a executiva nacional da sigla, que deu o sinal verde para prosseguir com as tratativas.
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, inclusive virá a Teresina no início do mês de junho, para se reunir com Dr. Pessoa e reforçar o convite.
Em entrevista à TV Meio Norte, Robert admitiu a conversa com Norberto e mencionou o Podemos como um partido “fora da bolha” no Piauí e também nacionalmente.
Uma opção viável para formatar uma chapa de “terceira via” nas próximas eleições, que até agora tem como protagonistas - no âmbito local - o PT com Wellington Dias e Rafael Fonteles, ligados ao ex-presidente Lula, e Ciro Nogueira (Progressistas), aliado ao presidente Jair Bolsonaro.
Vereador sobre projeto que exige focinheira em cães: “Extrema importância”
Após a repercussão nas redes sociais, o vereador Venâncio Cardoso (PSDB) saiu em defesa do Projeto de Lei nº 115/2021, de sua autoria, que prevê o uso obrigatório de coleiras e focinheiras em cães de grande porte, em locais públicos e de prática esportiva e lazer de Teresina.
“Algumas pessoas estão criticando, ao ponto de dizer que é uma lei inútil, sem sentido, mas para quem me solicitou, que são pessoas que levam suas crianças e cachorros pequenos, e para mim, que estou me propondo a fazer essa pauta no mandato, eu acho de extrema importância”, diz o vereador em vídeo encaminhado ao blog, mencionando que o PL foi proposto por pessoas que praticam atividades esportivas ao ar livre, e “que se sentem de alguma força ameaçadas por esses cães”.
A proposta prevê obrigatoriedade do uso de coleiras e focinheira para animais com mais de 60 centímetros ou com peso acima de 20 quilos.
Mas tutores e protetores de animais reagiram à iniciativa. Alguns são completamente contra o projeto, outros defendem que a norma especifique quais raças devem usar focinheira, argumentando que, apesar do porte, cães de raças como Golden, Labrador e Pastor Alemão, têm temperamento mais dócil. E que o uso da focinheira poderia estressar e deixar os animais agitados.
Sugestões que, segundo o vereador, serão avaliadas durante a tramitação da proposta, admitindo a possibilidade de realizar uma audiência pública para debater o tema com tutores, veterinários e a Prefeitura de Teresina. “É um projeto que vai ser amplamente discutido. Várias sugestões já chegaram nas minhas redes sociais, como a retirada de algumas raças”, afirma.
SOBRE O PROJETO
Além da exigência do uso de focinheira e coleira, o Projeto prevê ainda aplicação de multa de R$ 250 em caso de descumprimento. Valor que pode ser dobrado, havendo reincidência da infração.
Após lido em Plenário, o Projeto de Lei passará pela análise das Comissões da Casa. Caso haja parecer favorável, será então analisada pelos vereadores.
Uso de focinheira em cães de grande porte pode se tornar obrigatório em THE
O uso de focinheira e coleira em cães de grande porte, em áreas públicas de Teresina, poderá se tornar obrigatório. É o que propõe o vereador Venâncio Cardoso (PSDB) no Projeto de Lei nº 115/2021, protocolado na Câmara Municipal nesta segunda-feira (24/05).
De acordo com a proposta, os acessórios serão obrigatórios para animais com mais de 60 centímetros ou com peso acima de 20 quilos, que deverão estar acompanhado de seus tutores, em locais de prática esportiva e de lazer, além de parques e logradouros públicos.
O texto ainda prevê punição aos tutores que descumprirem a norma, que pode chegar à aplicação de multa no valor de R$ 250, podendo ser dobrada, no caso de reincidência.
"Presenciamos em locais de práticas esportivas, avenidas e parques públicos a presença de cães, sem os acessórios necessários para garantir a segurança de todos no local", diz o parlamentar na justificativa da proposta.
Argumenta que a focinheira e a coleira são acessórios simples e bastante comuns para segurança de quem entra em contato com os cães, como também serve de proteção ao próprio animal, evitando acidentes. Menciona ainda "várias legislações" que tratam da matéria nos estados de São Paulo, Rio Grande do norte, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Após lido em Plenário, o Projeto de Lei passará pela análise das Comissões da Casa. Caso haja parecer favorável, será então analisada pelo Plenário.
Semcom confirma agenda entre Dr. Pessoa e Wellington Dias
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), vai ser recebido na manhã desta segunda-feira (24/05) pelo governador Wellington Dias (PT), no Palácio de Karnak.
A agenda, segundo a comunicação do Palácio da Cidade, é para tratar sobre medidas de enfrentamento à Covid-19, a serem tomadas em conjunto entre o Estado e o Município.
Um avanço na relação que, desde o início da gestão Pessoa, tem sido divergente no que diz respeito às medidas de combate à pandemia, com a publicação de decretos assinados pelo prefeito que vão de encontro às medidas editadas por Wellington Dias.
O encontro marca ainda uma aproximação política entre os dois líderes.
Dudu nega que CPI seja alinhada com Palácio da Cidade: “Mentira deslavada”
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), rebateu especulações de que a CPI do Transporte Público, instaurada na Câmara de Vereadores, seria uma manobra ensaiada com o Palácio da Cidade para criar elementos que possam forçar o rompimento do contrato entre as empresas de transporte coletivo e a prefeitura de Teresina.
“Isso é uma tremenda besteira. E mentira deslavada. Quem está dizendo essa besteira, eu espero que não seja vereador desta Casa, porque aí parece que tem vereador que está com medo. Parece que tem algum vereador que tem rabo preso, querendo que dê em pizza, está querendo que não tenha investigação. Vai ter”, comentou o parlamentar, que preside os trabalhos na comissão.
Ao blog, Dudu ainda negou que a CPI vá terminar em pizza, garantindo que o trabalho dos parlamentares vai ser acompanhado por órgãos da rede de controle, como o Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
“E eu espero que vereadores desta Casa, se tiver, pensando que vai passar pano de fumaça, cortina de fumaça, e pano quente aqui, em quem quer que seja, tire o cavalinho da chuva”, completou.
Nesta quinta-feira (13), Dudu se reuniu com membros da comissão para definir o cronograma de depoimentos. Os trabalhos da CPI iniciam na próxima terça-feira (18).
Marden Menezes avalia futuro político no PSDB de olho em 2022
Mesmo com futuro incerto no PSDB, o deputado estadual Marden Menezes afirmou que pretende contribuir para a união das oposições em 2022. E será o fortalecimento - ou não - deste grupo, que irá enfrentar a base de Wellington Dias nas urnas, o fator determinante para a escolha de Marden.
O caminho mais provável para Marden é o Progressistas, partido presidido nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira. Partido com o qual o deputado tem boa relação. “Muito dificilmente o PSDB não estará com o Progressistas [em 2022]”, ressalta.
Ao blog, o parlamentar deixa dúvida se irá disputar a reeleição na Assembleia Legislativa. “Não sei ainda o que vou disputar”.
Por enquanto, segue ajudando o PSDB no trabalho de reestruturação do ninho tucano. A sigla sofreu perdas importantes nos últimos meses. Além da derrota nas urnas em Teresina nas últimas eleições, perdeu Firmino Filho, ex-prefeito e maior liderança peessedebista, que morreu no dia 6 de maio, após cair de um edifício.
O papel de Marden é diretamente no diálogo com Sílvio Mendes, que os tucanos tentam atrair de volta para o PSDB.
Afinal, permanecer no ninho é uma opção? “É preciso que haja no PSDB condições de elegibilidade”, responde o deputado.
Deputados do Piauí já gastaram R$ 1,1 milhão do “cotão” em 2021
De janeiro até a primeira semana de maio de 2021, os deputados federais do Piauí gastaram R$ 1.146.518,60 milhão em cota parlamentar.
De acordo com a página de Transparência da Câmara Federal, 28,17% deste valor (R$ 322.938,84), foi usado com a locação ou fretamento de veículos automotores.
O segundo maior gasto foi com divulgação da atividade parlamentar. Foram R$ 272 mil destinados a esse tipo de despesa.
Os deputados destinaram ainda R$ 202 mil para consultorias, pesquisas e trabalhos técnicos.
Mais valores
- Manutenção de escritório de apoio - R$ 104.305,14
- Serviço de segurança - R$ 78.296,87
- Combustíveis e lubrificantes - R$ 62.204,81
- Outros gastos - R$ 104.478,94
O mês com maior gasto registrado entre os parlamentares foi fevereiro, quando, juntos, usara R$ 345.005,82 do “cotão”.
Sobre a cota parlamentar
A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao custeio de despesas do mandato. Algumas são reembolsadas e outras são pagas por débito automático, como a compra de passagens.
Quando há reembolso, os deputados têm três meses para apresentar os recibos. O valor mensal da cota parlamentar para cada deputado do Piauí é de R$ 40.971,11.