Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 82 de 97MP/PI arquiva investigação sobre suspeita de “fura-fila” em Patos
A promotora Karine Araruna Xavier arquivou notícia de fato instaurada no âmbito da Promotoria de Justiça de Jaicós, que investigava suspeitas de irregularidades na vacinação contra a Covid-19, no município de Patos do Piauí, prática conhecida como “fura-fila”.
As informações repassadas ao MP eram de que jovens ligadas politicamente ao prefeito Joaquim Neto (PSD), teriam sido imunizadas em desconformidade com o previsto no Plano Nacional de Imunização. E que após a repercussão, as duas chegaram a retirar das redes sociais imagens dos respectivos cartões de vacinação.
Contudo, a Secretaria de Saúde de Patos do Piauí informou que as jovens são profissionais que atuam na área de saúde. E que as denúncias tinham cunho político.
A secretaria repassou ainda ao MP a lista dos profissionais vacinados e as informações sobre doses de vacina contra a Covid-19 fornecidas pelo Ministério da Saúde.
Para a promotora, os dados repassados pela prefeitura atestam a regularidade da vacinação.
Dudu propõe criação do “Prêmio Firmino Filho de Inclusão Social”
O vereador Edilberto Borges, o Dudu, protocolou na Câmara Municipal de Teresina o Projeto de Lei Ordinária Nº 109/2021, que institui o “Prêmio Prefeito Firmino Filho de Inclusão Social”.
O Prêmio visa reconhecer pessoas e organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades, programas e projetos de enfrentamento à fome, exclusão, miséria, violência, e outras práticas de luta pela cidadania em Teresina.
A indicação destas entidades seria feita por cada vereador que compõe a legislatura vigente.
Na justificativa, o vereador Dudu, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, destaca que Firmino sempre foi "preocupado com a melhoria da qualidade de vida da população mais pobre".
Vereadora quer prioridade para vacinar leituristas e eletricistas
A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) protocolou na Câmara Municipal um indicativo de Lei, propondo prioridade na vacinação contra a Covid-19 para os leituristas da empresa Águas de Teresina e para os servidores da Equatorial que trabalham como eletricistas.
A parlamentar argumenta que, por terem contato direto com a população, os profissionais tanto estão expostos ao risco de contaminação, como correm o risco de contaminar outras pessoas.
Annalice Reis vai assumir presidência do Podemos Mulher Piauí
A advogada Annalice Reis, de Oeiras, vai assumir o comando do Podemos Mulher, no Piauí. No espaço, ela quer promover debates sobre a desigualdade de oportunidade da mulher no mercado de trabalho e a violência contra mulher, além de questões relacionadas à maternidade e à saúde da mulher.
“A nossa expectativa é transformar o Podemos Mulher em um dos maiores movimentos de mulheres, de Norte a Sul do estado”, diz Annalice, que nesta quarta-feira (04) participa de uma live nas redes sociais com importantes lideranças nacionais da sigla.
Podemos em 2022
Presidido no Piauí pelo advogado Norberto Campelo, a legenda não descarta lançar uma candidatura majoritária no pleito do próximo ano.
O Podemos já iniciou uma campanha de filiação, em busca de “gente nova” e do “setor produtivo do Piauí”, que seja focado em “política de estado” e não em “política de poder”.
Evaldo convida Samarone para disputar vaga na ALEPI em 2022
O deputado estadual Evaldo Gomes quer Marcos Samarone disputando uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí, pelo Solidariedade, nas Eleições de 2022. O convite já foi formalizado.
O plano de Evaldo, que é presidente do Solidariedade, é eleger até três deputados estaduais e um federal.
Ao blog, ainda sobre 2022, o parlamentar afirma que segue na base do governador Wellington Dias e que não entrará na briga por um espaço na chapa majoritária.
Dudu trata com Pessoa e Strans sobre crise no transporte público
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), se reuniu na manhã desta sexta-feira (30/04), com o prefeito Dr. Pessoa (MDB), no gabinete do chefe do Executivo, para debater soluções para a crise no transporte público de Teresina.
O parlamentar é autor de requerimento apresentado na Câmara Municipal, que pede à Procuradoria da Casa que entre na Justiça buscando o rompimento do contrato entre a Prefeitura e os consórcios de ônibus que atuam hoje na cidade.
A iniciativa de Dudu vai ao encontro do desejo da prefeitura de rever a relação com as empresas de transporte público. O município sustenta que há falha na prestação de serviços à população.
Por outro lado, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) cobra da prefeitura repasses de subsídio, acordado em contrato em razão das gratuidades do sistema, que estão atrasados desde o ano passado.
Também participou da reunião o Major Cláudio Pessoa,superintendente de Transporte e Trânsito de Teresina (STRANS).
No feriado, lojas de Teresina irão funcionar em turno único
As lojas do Centro, shoppings e dos bairros de Teresina irão abrir na próxima quarta-feira (21/04), feriado do Dia de Tiradentes.
A informação foi confirmada pela assessoria do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS), que decidiu pelo funcionamento em turno único, já que não há restrição imposta por qualquer decreto do governo estadual ou da prefeitura.
Cada lojista e comerciante poderá definir o horário de abertura dos estabelecimentos, desde que respeitem o limite de 6 horas.
Bancada do Progressistas na CMT articula reunião com Dr. Pessoa
No dia em que o presidente municipal do Progressistas, Aluísio Sampaio, negou qualquer articulação na Câmara de Teresina para montar um bloco de oposição ao prefeito Dr. Pessoa, o vereador Neto do Angelim, também do Progressistas, confirmou que a bancada do partido no Legislativo irá se reunir com o chefe do Executivo municipal.
A agenda, segundo Neto do Angelim, está sendo acertada pelo líder do prefeito, o vereador Renato Berger (PSD), e já deveria ter ocorrido na semana passada.
Neto disse ainda que a executiva estadual e nacional do partido, que tem como líder maior o senador Ciro Nogueira, não fez imposições à bancada na Câmara no que diz respeito à relação com o Palácio da Cidade.
“Ele [Ciro] nunca foi muito radical no ponto de determinar que a gente fosse oposição. E ele sempre disse que está aberto, para conversar, com o próprio prefeito", completou o parlamentar.
Aluísio Sampaio: “Não se está montando palanque de oposição”
O vereador Aluísio Sampaio, presidente do diretório municipal do Progressistas, negou que haja na Câmara de Vereadores qualquer articulação de uma bancada de oposição ao prefeito Dr. Pessoa (MDB). Ao blog, ele diz que a postura do partido segue de “independência”.
“Neste momento não se está montando nenhum palanque de oposição. Nós estamos aí colaborando nas coisas que são de interesse da cidade, e evidentemente que nas coisas que a gente identificar que merece um contraponto, nós vamos levantar e discutir", pontuou.
Samuel defende vereador e rebate Pessoa: “Tenha mais humildade”
O delegado e ex-secretário do município de Teresina, Samuel Silveira, reagiu à declaração do prefeito Dr. Pessoa (MDB), que em entrevista à imprensa usou os termos “vereadorzinho periférico” para se referir a um parlamentar que questionou o gestor por entregar obras construídas na gestão do ex-prefeito Firmino Filho.
Para Samuel, a mensagem de Pessoa foi direcionada a Paulo Lopes (PSDB), que na campanha de 2020 teve o apoio de Silveira, que desistiu de concorrer à reeleição. E em publicação nas redes sociais, o delegado saiu em defesa do colega, se referindo aos “sem dias de gestão” do emedebista.
“Dr. Pessoa, tenha mais humildade! O vereador Paulo Lopes foi tão bem eleito quanto o senhor foi eleito prefeito e sua atitude menospreza o Poder Legislativo Municipal. Sua pretensa humildade cai por terra em face de declarações preconceituosas como a que o senhor acabou de fazer chamando Paulo Lopes de VEREADORZINHO PERIFÉRICO. Mas tenho certeza que, pelo que conheço do Paulo, ele adora trabalhar pela periferia e isso é motivo de orgulho e não de desprezo”, escreveu Samuel.
Na sequência, delegado afirma que é hora de Dr. Pessoa “sair do palanque e trabalhar”.