Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 80 de 97Rejane Dias sobre caso envolvendo DJ Ivis: “É repugnante”
A deputada federal Rejane Dias (PT) comentou no Twitter sobre o caso envolvendo Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis, que foi denunciado pela esposa, Pamella Gomes, por agressão.
Para a parlamentar, além da violência física, evidenciada nas imagens de câmeras de segurança divulgadas por Pamella, o caso é também "um retrato de uma violência psicológica brutal".
Rejane ainda criticou as tentativas do DJ em colocar a culpa na companheira.
O caso veio a público no fim de semana. Pamella postou em seus stories uma série de vídeos em que mostram as agressões sofridas dentro do seu apartamento, na frente da filha de 9 meses e da babá.
O caso está sendo investigado pela Polícia do Ceará.
Em carta, Democratas rebate Robert Rios: “Falácias de aluguel”
O Democratas divulgou em seu perfil no Instagram uma “carta aberta” repudiando declarações do vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, que recentemente afirmou à imprensa que a legenda, sob comando de Ronney Lustosa, não passa de um “partido de aluguel”.
“O cargo de vice-prefeito de Teresina deve sempre ser um cargo de respeito, diálogo e construção, não de acusações levianas, falácias de aluguel, pensamentos de grão-vizir com atitudes incendiárias de Nero”, traz a publicação.
Na mesma nota, o diretório estadual do Democratas reafirma que não integra a base de apoio da atual gestão municipal.
“E não há interesse, por parte do partido, líderes e membros partidários em adentrar nesse ‘carro’ sem freio e sem motorista”, segue.
Ao final, sem citar nomes, se refere àqueles que se “aventuram” em apoiar a atual gestão “por conveniência, conivência ou talvez por alguma deficiência”.
Vale lembrar que o partido decidiu recentemente pela expulsão do vereador Markim Costa, de Teresina, depois que o parlamentar anunciou publicamente seu apoio ao prefeito Dr. Pessoa (MDB).
Cícero cogita até “debandada” se PT aceitar nomes de outras siglas
O deputado estadual Cícero Magalhães (PT) cogitou a possibilidade de debandada de pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores, caso o comando da legenda aceite acolher deputados de mandato, que migrarem de outras siglas, para concorrer em 2022.
Ontem, o partido se reuniu para debater estratégia para a composição das chapas de deputado estadual e federal, e Cícero reforçou sua posição contrária a essas filiações.
Para Cícero, a manobra apequenaria o PT, mesmo que esses novos nomes ajudassem a aumentar a bancada petista nas Casas Legislativas.
“O PT vai eleger pessoas que não são petistas”, diz, mencionando em seguida a possibilidade de que a chegada destes nomes represente a saída de nomes da militância petista que hoje têm pré-candidatura posta para o próximo pleito.
Ato que, avalia o parlamentar, menosprezaria cerca de 100 mil votos de cinco suplentes petistas. Uma lista que inclui o próprio Cícero, além de Warton Lacerda, Cícero Magalhães, João de Deus e Paulo Martins.
“Não tem como receber esse pessoal. A gente faz o nosso trabalho e na época da eleição [eles] vêm pro PT. O PT não pode se prestar a isso”, completa.
MANDA PRO PSB!
Cícero argumenta que a base aliada do governador Wellington Dias têm outros partidos que podem abrigar deputados que hoje não têm viabilidade em suas siglas. “O PSB não veio para a base? Pode levar eles para lá”, opina o parlamentar.
ETURB “sai do aluguel” e ganha sede própria no Centro de Teresina
João Duarte, o Pessoinha, saiu do aluguel e está de casa nova. É que a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), presidida pelo advogado, ganhou sede própria no Centro da capital.
O órgão passa a funcionar na Rua Clodoaldo Freitas, em prédio que pertence ao Município. É o fim do aluguel de R$ 27 mil até então pagos pela gestão para abrigar a ETURB em um prédio no bairro São Cristóvão.
O próximo passo, ele diz, será o planejamento da pavimentação e recuperação da malha asfáltica da capital.
Uma demanda que é de fato urgente, dada a situação de dezenas de ruas e avenidas.
Lucas Villa nega intenção de disputar vaga na Câmara Federal
O advogado Lucas Villa, que na última semana confirmou sua filiação ao PDT, negou a intenção de concorrer a uma vaga na Câmara Federal, nas eleições de 2022. Disse ainda que não está disputando uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.
Em publicação no Instagram, Villa chamou de “boatos” as colocações que tem sido feitas sobre o tema.
“Ninguém jamais ouviu de mim algo neste sentido”, escreveu o advogado.
Contudo, admitiu o convite para concorrer nas eleições. “De fato fui convidado a disputar as próximas eleições, mas por enquanto sigo focado em fazer o que sei e amo fazer: advogar”, pontuou.
Já na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, Villa é sim pré-candidato, integrando o grupo de oposição a Celso Barros, atual presidente da entidade.
Crise no transporte | O debate sobre quem veio primeiro: a galinha ou o ovo
Na sessão desta quarta-feira (30/06), da Câmara de Vereadores de Teresina, a oposição - ou um ensaio dela - cobrou do município uma resposta rápida para solucionar a crise do transporte público.
Em discurso, o vereador Evandro Hidd (PDT) lamentou o impasse entre a prefeitura e os empresários no debate que tem como palco CPI que tramita na Câmara. Uma queda de braço que, para o vereador, não tem trazido resultados práticos. Em especial no que diz respeito ao pagamento ou não de subsídio para as empresas que hoje operam na capital.
“Nós já estamos passando por esse problema há um bom tempo. Já chegou-se a discutir aqui quem nasceu primeiro, se foi a galinha ou o ovo. Fala-se em uma nova licitação. Tudo bem. Toda licitação vai ter que ter um subsídio por parte do município, ou então vai ter que aumentar a passagem de ônibus”, afirma Hidd.
O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) não só cobrou uma solução imediata para garantir o atendimento ao usuário, como admitiu a necessidade de mudar o atual modelo de operação das empresas, falando até em rompimento do contrato. “Acho que a solução, ela tem que ser dividida em pelo menos duas etapas. A primeira etapa, é botar pra andar. E a segunda etapa, se for o caso, é romper [o contrato] e fazer tudo de novo”, destacou.
Também na sessão, o vereador Edson Melo (PSDB) confirmou a entrega de um relatório, elaborado por técnicos e ex-gestores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, com ideias para solucionar os problemas.
Ele garante que o ato não tem conotação política e que a decisão a ser tomada, para por fim ao impasse, cabe à prefeitura.
Margarete vai coordenar GT para discutir o novo Código de Processo Penal
A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) vai coordenar o grupo de trabalho que discutirá o novo Código de Processo Penal, instalado nesta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados.
Serão analisados os projetos de lei em trâmite na Casa, para a elaborar uma proposição legislativa destinada a instituir um novo Código de Processo Penal.
O grupo tem 90 dias para concluir os trabalhos.
“É importante revisitarmos este Código que data ainda de 1941 para sanar deficiências e atualizá-lo conforme as demandas atuais de nosso tempo”, diz Margarete.
Os trabalhos têm como texto base o Projeto de Lei nº 8045/2010, ao qual já foram apensados 376 projetos de lei.
Uma página no portal da Câmara dos Deputados será criada para a publicação dos atos e documentos do grupo de trabalho.
João Pessoinha cumpre agenda no interior ao lado de Rafael Fonteles
O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano, João Duarte, o Pessoinha, cumpriu agenda nesta quarta-feira (30/06), em Olho D'Água do Piauí, ao lado do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, cotado como pré-candidato ao governo em 2022.
O filho do prefeito de Teresina, que pode disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano, informou em sua conta pessoal no Instagram que esteve na solenidade representando Dr. Pessoa, que nasceu em Olho D'Água, quando a localidade integrava o território do município de Água Branca.
O registro de Pessoinha, ao lado de Rafael e do prefeito de Água Branca, Toinho Leal, foi republicado no perfil oficial do prefeito Dr. Pessoa.
Seriam esses os sinais de um alinhamento político-eleitoral entre os palácios: o da Cidade e o de Karnak?
Dr. Pessoa terá agenda em Brasília com os ministros Queiroga e Damares
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), terá agenda nesta terça-feira (15) em Brasília, que cumprirá acompanhado do secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.
Segundo a Coordenadoria de Comunicação, a agenda começa com a ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos, Damares Alves. A pauta é a liberação de R$ 6 milhões em recursos para a construção da Casa da Mulher Brasileira, que já tem, inclusive, local previsto na capital.
Pessoa também se reúne com ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar da construção dos dois novos centros de saúde de Teresina, o Hospital da Mulher e o Hospital do Idoso, entre outras pautas relacionadas à pasta.
Luciano se reunirá com executiva nacional do PSDB para definir rumos no PI
O presidente do diretório estadual do PSDB, Luciano Nunes, terá agenda nos próximos dias com a executiva nacional do partido, para definir a situação dos tucanos para 2022.
Também deve participar o encontro o deputado estadual Marden Menezes, cuja permanência no PSDB ainda é incerta.
Ao blog, Luciano afirma que a prioridade continua sendo o trabalho de restruturação da sigla no estado e que ainda não há uma estratégia definida para o PSDB na corrida eleitoral.
O encontro com Bruno Araújo, presidente nacional da legenda, servirá ainda para debater sobre as prévias tucanas na corrida presidencial.
Terceira via em 2022?
O foco do partido será estruturar uma boa chapa proporcional que permita não só a reeleição de Marden na Assembleia Legislativa, mas uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Contudo, a formação de uma chapa majoritária não é descartada.
Na atual conjuntura, o PSDB é cotado para uma vaga na chapa a ser encabeçada por um nome do Progressistas, do senador Ciro Nogueira. Mas mesmo Luciano Nunes têm repetido e a aliança com os progressistas, apesar de natural, não é automática.