Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 54 de 104Thanandra sobre relacionamento com deputado: “Ficam tentando botar fogo”
A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) comentou, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (01/08), que tem sofrido reiterados ataques nas redes sociais. Desta vez, com publicações tratando seu relacionamento com o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos). Ela se refere a páginas no Instagram e a perfis fakes nas redes sociais e alega ser vítima de perseguição pelo seu trabalho como parlamentar.
“Luto por uma causa que muitos não estão nem aí, que acham que é inútil e não tem relevância”, afirma Thanandra, elencando ações por ela já executadas, como a implementação de leis em defesa dos animais, e a luta pelo hospital público veterinário de Teresina e a aquisição de um castramóvel, efetivada pelo governo do Estado. Diante dos ataques, a vereadora acaba se envolvendo em discussões com internautas e, muitas das vezes, perde a paciência.
“Todo mundo sabe que sou temperamental, não consigo fingir ser uma pessoa que não sou. É fácil julgar em rede social, mas ninguém sabe o que eu passo (...). Todo mundo xinga. Agora, eu não sou obrigada a receber ataques e ter sangue de barata e ficar simplesmente calada”, diz Thanandra.
Aos jornalistas, falou ainda sobre posts específicos com comentários em torno da sua relação com o deputado Jeová Alencar, que é também superintendente da Saad Sul.
“Todo mundo sabe da minha situação com o Jeová, que eu estou namorando, que a gente está resolvendo nossa situação. Ficam tentando afastar a gente, botar fogo, gasolina, pra destruir. Só que a gente usa esse fogo para aquecer ainda mais a gente”, afirma a parlamentar, dizendo ainda que irá acionar a Justiça para responsabilizar os autores das publicações caluniosas.
Marcelo Castro passa por cirurgia em Teresina após sentir dores no abdômen
O senador Marcelo Castro (MDB) está internado no Hospital de Terapia Intensiva, na zona Sul de Teresina (PI), após ser submetido a uma cirurgia para remoção do apêndice. Ele passa bem e deve receber alta amanhã, quarta-feira (02/08).
A coluna conversou por telefone com o filho do senador, o deputado federal Castro Neto (PSD). Ele informou que Marcelo estava em casa, aqui em Teresina, quando sentiu fortes dores na região do abdômen.
Foi então levado às pressas para o hospital, onde foi constatado o quadro de apendicite, caracterizado pela inflamação do apêndice. "Ele é forte, está tudo bem", afirmou o deputado.
Marcelo estava cumprindo agenda no Piauí em razão do recesso parlamentar no Congresso, e retornaria à Brasília nesta semana. Hoje, o Senado Federal retoma as sessões deliberativas, com pautas importantes a serem discutidas na Casa, como o texto da reforma tributária.
Franzé alfineta nas redes: “Enquanto Teresina sofre, o prefeito dança”
Enquanto disputa com Fábio Novo o posto de pré-candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Teresina, o deputado estadual Franzé Silva não perde a oportunidade de fazer críticas ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
"Enquanto Teresina sofre, o prefeito dança", escreveu o petista nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (31/07). O presidente da Alepi faz referência a um vídeo do prefeito que viralizou no fim de semana, em que Pessoa aparece dançando em um evento comemorativo.
"De minha parte, prefiro apontar soluções para os problemas da cidade e necessidades da população. É isso que um gestor de verdade deve fazer!", completa Franzé.
DECISÃO DO PT
Até o fim do mês de agosto o partido vai decidir seu pré-candidato. A escolha será feita no voto, entre os diretório municipal petista. Também serão levados em conta critérios preestabelecidos como viabilidade eleitoral, com base em pesquisas de intenção de voto, e o apoio de líderes partidários.
Fábio conta hoje com a maioria no diretório. Mas correntes ligadas a Franzé tentam mudar seus integrantes a fim de reverter a situação. “Não existem duas atas, não existe o que o Fábio diz, o que o Franzé diz. Eu fui presidente do partido, e estou bem cercado da minha assessoria jurídica. Existe um diretório que foi constituído. E a partir do dia 10 de abril [passado], segundo uma resolução nacional do PT, não pode haver mudança dos membros do diretório”, assegura Novo, que deixa claro a possibilidade de levar a questão para a esfera judicial.
Mudança na equipe de Lula deve começar pela Caixa Econômica
Até o fim desta semana, o governo Lula deve consolidar a entrada de Progressistas e Republicanos na Esplanada dos Ministérios. Ao G1, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que as pastas para cada partido ainda não estão definidas.
O Progressistas do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara, e do senador Ciro Nogueira, quer a indicação de um ministério e também do comando da Caixa Econômica Federal. O nome mais forte para a instituição financeira é o da piauiense Margarete Coelho. E é justamente pela Caixa que as mudanças devem começar.
Já o Republicanos será representado no ministério por Sílvio Costa. Até o momento, o mais provável é que o partido fique com a pasta dos Esportes.
O sucesso da "reforma" pode garantir ao Palácio do Planalto 350 dos 513 votos do Plenário da Câmara. E a agenda de votações do segundo semestre no Congresso já será acertada em uma reunião com a presença de Lira, Rodrigo Pacheco (presidente do Senado) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Florentino sobre união das oposições em Parnaíba: “Não vejo como, ainda”
Pré-candidato a prefeito de Parnaíba, o deputado federal Florentino Neto (PT) avalia que não é possível, “ainda”, a unificação da base aliada do governo do estado no município. Na cidade, além do PT, há pré-candidaturas postas pelo Solidariedade, PSD e MBD.
E é justamente contra o deputado estadual, Dr. Hélio (MDB), que Florentino trava o principal embate. O emedebista acredita que garantindo sua viabilidade, pode sim conquistar o apoio de Rafael Fonteles (PT) e ser o candidato da base no próximo ano.
“Eu não vejo como unir, ainda”, diz Florentino, lembrando que a busca por esse entendimento pode acontecer até mesmo na véspera da convenção.
Mas ele não descarta essa união. “Temos mais de um ano, nós sempre fomos unidos, em um objetivo comum, que é esse projeto de desenvolvimento de Parnaíba e do Piauí. E eu acredito que as forças vão convergindo e vai chegar a um consenso”, avalia.
Onde tiver 2 candidatos da base, Rafael não vai, diz emedebista sobre 2024
Mesmo com o reiterado desejo dos líderes de unificar a base nas eleições municipais, são muitos os casos em que os partidos aliados a Rafael Fonteles (PT) irão se enfrentar nas urnas no próximo ano, tanto na capital Teresina, como no interior. E com a aprovação na casa dos 70%, o governador do Piauí tende a ser o maior “eleitor” de todos. Logo, seu apoio será alvo da cobiça dos candidatos.
Por um lado, há o interesse de Rafael e do PT em aumentar o número de prefeitos no Piauí. Do outro, estão partidos como MDB, PSD e Solidariedade, que são importantes para Rafael na sucessão em 2026.
E nesta equação, o governador Rafael já teria chegado a um entendimento com a base. É o que explica o deputado estadual João Mádison (MDB) em entrevista à coluna.
“Onde tiver dois candidatos da base, ele não vai. O que ele puder fazer pra um, que ele faça para o outro. E naqueles locais onde o candidato não votou nele, que o MDB vai ter muitos candidatos que estão se filiando, nós não temos problema. Nós sabemos que lá o governador vai apoiar o candidato que votou nele. Ele já deixou isso muito claro”, diz o emedebista.
Desde a eleição estadual, Rafael tem deixado claro à base a máxima de que “o exército da batalha será o mesmo da ocupação”. Foi assim na montagem do governo, ao que tudo indica, será na organização das chapas para a sucessão municipal.
Vereador quer Dr. Pessoa decidindo montagem das chapas: “Ele é o líder”
A divergência entre os pré-candidatos a vereador da base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), na discussão sobre a composição proporcional, continua. Além de não haver entendimento sobre os critérios para a divisão das chapas, o grupo diverge sobre o papel do prefeito nessa discussão.
Para o vereador Zé Filho (Republicanos), como líder do grupo político, o prefeito Dr. Pessoa tem papel determinante na composição das chapas.
“Não acho que o prefeito tenha que dar opinião. Acho que o prefeito tem é que decidir. Ele é o líder, é o comandante do grupo. Em outros tempos, sempre quem montou a chapa foi o comandante do grupo. E eu acho que tem que acontecer montado por ele”, avalia Zé Filho.
Já o vereador Markim Costa (sem partido) diz que o prefeito está sendo consultado sobre o processo. Mas que o próprio Dr. Pessoa pediu que o grupo desse encaminhamento à discussão. “Vai ter uma reunião agora, dia 10 de agosto, onde vai ser discutido novamente com o prefeito. Ele quis que a gente tivesse essa reunião sem ele, para justamente estabelecer alguns critérios e chegar pra ele com algumas ideias prontas”, explica.
Graça Amorim admite ficar no PP, mas cobra chapa competitiva
A vereadora Graça Amorim admitiu que pode permanecer no Progressistas, para concorrer à reeleição em 2024.
À coluna, a parlamentar lembra que seu compromisso com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) é na discussão de pautas importantes para a cidade. E avalia que vem cumprindo o combinado.
Vale lembrar que Graça assumiu o mandato em razão da licença do vereador Valdemir Virgino, que hoje ocupa a Secretaria Municipal da Juventude. À época, foi convidada pelo prefeito a compor a sua base na Câmara. O que tem feito desde então.
MONTE A CHAPA
Mas Graça mandou o recado ao seu partido: “Todo e qualquer vereador busca o caminho melhor, onde tem a probabilidade de eleição. Se for o Progressistas, posso ficar. O Progressistas não tem candidato majoritário”.
Ou seja, nem tudo está perdido para o partido de Ciro Nogueira, Joel Rodrigues e companhia. Basta montar a chapa que Graça fica.
Wellington Dias está no Top3 dos ministros de Lula
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), é o terceiro ministro mais bem avaliado do governo Lula 3. É o que mostra a pesquisa Painel do Poder, realizada pelo Congresso em Foco, junto ao Congresso Nacional, mostrando a avaliação dos 37 ministros.
No levantamento, foram entrevistados 63 parlamentares considerados influentes no Congresso. A lista inclui líderes de bancada, integrantes da Mesa Diretora, presidentes de comissões ou formadores de opinião em assuntos importantes.
Das dez menções a Wellington Dias, todas foram positivas. O ministro, que é piauiense, fica atrás apenas de Fernando Haddad, da Fazenda, e Renan Filho, dos Transportes. Em quarto está Camilo Santana, da Educação, e em quinto o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro.
O resultado fortalece Wellington, cujo ministério tem sido cobiçado pelo Centrão. O Progressistas de Arthur Lira e Ciro Nogueira pleiteou a indicação da pasta, mas Lula tem sido resistente em negociar espaços ocupados por indicações da sua cota pessoal, como é o caso de Dias.
Câmara de Teresina volta aos trabalhos com três desafios para o líder
Na volta dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Teresina, na próxima terça-feira (1º/08), pelo menos três pautas do Executivo devem movimentar as discussões na Casa. Uma delas diz respeito à operação de crédito de R$ 49 milhões com a Caixa Econômica Federal, cujos termos terão de ser retificados, demandando a aprovação do Plenário.
O líder do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Câmara, o vereador Antônio José Lira (Republicanos), explica que a mudança é simples, porém exigirá a articulação do Palácio junto à base aliada. “É só uma atualização da garantia do FMP. Quando eles tiveram o projeto aprovado, quando demorou muito, precisou atualizar essa garantia”, explica o parlamentar.
Os recursos desta operação são destinados à construção de casas populares no Loteamento Camboa (302) e no Conjunto Leonel Brizola (120). Na primeira retificação do texto, foram diversas as tentativas da base em conseguir a aprovação. Por duas vezes, o plenário chegou a ser esvaziado.
A Câmara terá de analisar ainda o veto do Executivo ao reajuste salarial de técnicos em radiologia, educadores físicos e psicólogos, previsto em emenda aprovada pelos vereadores, ao texto do projeto que garantiu o reajuste salarial para assistentes sociais e servidores da Fundação Municipal de Saúde.
“Cada vereador tem sua autonomia e sua independência para votar da melhor forma possível. Quando esse projeto teve a sua primeira votação, todos votaram pela inclusão das classes. Eu acredito que os que votaram devam manter sua votação. O que eu posso me comprometer enquanto presidente é que os projetos que estão aqui serão pautados, assim como todo e qualquer tipo de documentação, nós vamos dar celeridade, para que possa ir o quanto antes para o Plenário”, avalia o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, um dos defensores da inclusão das categorias no texto aprovado.
Também deve gerar discussão a votação de um pedido de suplementação ao orçamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), no valor de R$ 1.650.000,00.