Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 53 de 97“É mais fácil o Ciro ser o candidato dele [Rafael] do que a Bárbara”
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) acredita que é "zero" a possibilidade de a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) renunciar o mandato para compor com a base de Rafael Fonteles (PT), a fim de concorrer às eleições em Teresina, em 2024.
"É mais fácil o Ciro ser o candidato dele [Rafael] do que a Bárbara. Esqueça isso. Se ela for, ela perde", afirmou o senador em conversa com jornalista Ieldyson Vasconcelos, para o podcast IelCast.
Contudo, nos bastidores, muito se ouve sobre as investidas do grupo de Rafael para tentar atrair a filha do ex-prefeito Firmino Filho. A aliança só seria possível se Bárbara renunciasse ao mandato na ALEPI, já que até 2024 não há janela partidária para mudança de sigla.
O senador também admitiu que a chapa ideal para concorrer à prefeitura de Teresina, em 2024, tem de reunir o ex-prefeito Sílvio Mendes (UB) e a deputada Bárbara. Contudo, evitou dizer quem pode encabeçar a chapa no próximo ano.
"Temos é que juntar [os dois]. Se eles estiverem juntos, acabou a eleição", avalia Ciro.
Fábio Novo entrega instrumentos de fisioterapia para o Instituto Rizo
O deputado estadual Fábio Novo (PT) entregou, nesta terça-feira (16), kits com instrumentos de fisioterapia que serão encaminhados para o Instituto Rizo Movement.
A entrega foi feita na sede da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a presença do secretário Mauro Eduardo, da presidente do Instituto Rizo, Clara Linda, do presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, do deputado estadual Dr. Vinícius, e do vereador Joaquim Caldas (MDB), a convite de Novo.
Os equipamentos, e mais R$ 112 mil, vão ajudar no atendimento a mais de 200 crianças que têm paralisia cerebral, atendidos pelo Rizo. Com o material, será montada uma sala de estimulação. "Com o centro de estimulação precoce, a nossa meta é diminuir o dano causado a essas pessoas que podem vir a ter paralisia cerebral. E, com isso, mudar a história das pessoas com deficiência", diz Clara Linda.
"Agradeço ao secretário da Seid, Mauro Eduardo, por viabilizar, em tempo recorde, que essa nossa emenda pudesse beneficiar mais crianças", escreveu Fábio Novo, em publicação no Instagram.
Dr. Vinícius ressalta que o Instituto Rizo já é reconhecido no Brasil, premiado pelas ações de inclusão. "E recebem aqui, pelas mãos do deputado Fábio, equipamentos que fazem parte de uma parte do projeto, que é a estimulação precoce", completa.
Vereadores vão poder indicar obras no orçamento estadual, anuncia Rafael
Os vereadores de Teresina poderão fazer indicação de obras no orçamento estadual, durante os quatro anos do governo Rafael Fonteles (PT). O anúncio foi feito pelo próprio governador, em reunião na tarde desta segunda-feira (15), no Palácio de Karnak.
Parlamentares ouvidos pela coluna saíram animados do encontro. Além da destinação de recursos com a indicação dos parlamentares, o governador sinalizou que pretende intensificar a agenda na capital, com a execução de programas do Estado.
A boa nova está associada ao Orçamento Participativo, lançado hoje pelo governo. Para Teresina, serão destinados 40 milhões de reais. Cálculos informais estimam que cada vereador terá até 1 milhão de reais em obras para indicar.
Vereadores terão indicação de obras no Orçamento estadual em cada ano a partir de 2023. A novidade foi anunciada pelo governador Rafael Fonteles em reuniões com os vereadores de Teresina e Parnaíba nesta segunda-feira, 15, no Palácio de Karnak.
"Vamos responder à confiança em nós depositada e mostrar o compromisso do Governo com as cidades de Teresina e Parnaiba com obras e ações concretas", destacou Rafael, após o encontro.
Nomes da base de Dr. Pessoa (Republicanos) estiveram presentes, a convite do Karnak. São vereadores que ajudaram Rafael na campanha em Teresina, como Zé Filho (Republicanos), Neto do Angelim (sem partido), Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), Valdemir Virgino (sem partido), e até Renato Berger (PSD), um dos mais próximos do prefeito de Teresina.
Estiveram presentes também o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), além de Deolindo Moura (PT), Fernanda Gomes (SDD), Leonardo Eulalio (PL), Dudu (PT), Markim Costa (sem partido), Zé Nito (MDB), Elzuila Calixto (PT), Pollyana Rocha (PV), Bruno Vilarinho (PTB), Luiz Lobão (MDB), Gustavo de Carvalho (PSDB), Venancio Cardoso (PSDB) e Vinicio Ferreira (PSD).
Fábio Abreu dá as cartas no Podemos e indica presidente da sigla no Piauí
A certidão da Justiça Eleitoral não deixa dúvidas. O comando do Podemos no Piauí está agora com Fábio Abreu, hoje na Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Como ainda está filiado ao PSD, Abreu indicou o cunhado, o professor Robério Batista Almeida, para presidir a comissão provisória da legenda.
Com Abreu dando as cartas no Podemos, o grupo do governador Rafael Fonteles (PT) ganha mais um partido aliado. Em 2024, vai abrigar candidatos proporcionais em Teresina.
FÁBIO SEGUE NO PSD
Mesmo indicando a presidência do Podemos, Abreu - que é o primeiro suplente de deputado federal do PSD - vai continuar filiado ao partido que, no Piauí, é comandado pelo deputado federal Júlio César. Sem janela partidária, corre o risco de perder a suplência na Câmara dos Deputados.
Neto do Angelim e Caio Bucar aceitam convite para FCMC e Prodater
Pelo menos duas pastas da gestão Dr. Pessoa (Republicanos) devem passar por mudanças nos próximos dias. Alterações que também mexem na bancada do Progressistas na Câmara de Vereadores.
A primeira mexida envolve a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, hoje de indicação do Solidariedade. O vereador Neto do Angelim (PP) aceitou o convite do prefeito para assumir a pasta.
Com a licença de Neto do mandato, quem assume na Câmara é o suplente Inácio Carvalho (PP).
Outra mudança será na Prodater. Até ontem a pasta estava sob o comando de Ronney Lustosa (UB), que sumiu na gestão e foi empossado na Secretaria de Administração.
O ex-vereador Caio Bucar foi convidado para chefiar a Prodater e aceitou.
Contudo, ambos aguardam as nomeações serem formalizadas no Diário Oficial do Município.
Marcelo Castro descarta interesse em disputar a prefeitura de Teresina
O senador Marcelo Castro (MDB) negou interesse em disputar a prefeitura de Teresina. O nome do congressista é defendido por lideranças do partido na capital, como o vereador Luiz Lobão (MDB).
Em entrevista, o senador disse que nunca tratou do assunto internamente. "O trabalho que estou fazendo como senador, eu preciso dar continuidade. Não passa pela minha cabeça deixar o Senado", enfatiza o emedebista.
Mesmo que ainda não tenha um nome definido, o MDB tem uma certeza: estará na composição majoritária para 2024. Até o nome de Themístocles Filho, vice-governador do Piauí, é cogitado nos bastidores, mesmo que ele negue interesse.
Assim como Marcelo, Themístocles defende a união da base aliada de Rafael Fonteles (PT) em Teresina. Contudo, esbarram no interesse do governador em ter um nome do Partido dos Trabalhadores na disputa.
Themístocles Filho aposta em debandada na gestão Pessoa
O vice-governador Themístocles Filho (MDB) acredita em debandada na gestão de Dr. Pessoa (Republicanos), até meados do próximo ano. Ao comentar sobre a situação de Zé Nito (MDB), que mantém indicações na prefeitura de Teresina, ele disse respeitar a liberdade do parlamentar e deu voto de confiança no colega de partido, que considera como um "irmão".
— Quase todo mundo que está dizendo que está na administração municipal, perto da eleição ninguém tá — avalia Themístocles.
Em seu discurso na convenção municipal do MDB, que reconduziu Zé Nito ao comando do diretório, o vice-governador disse ter certeza de que o MDB vai decidir quem será o próximo prefeito de Teresina. Na última eleição, o então presidente da ALEPI apostou em Dr. Pessoa.
Ganhou a eleição, mas não levou. Logo no terceiro mês de mandato, Pessoa rompeu com Themístocles. Contudo, alguns emedebistas continuaram na gestão, a exemplo do próprio Zé Nito. Desta vez, o vice quer escrever um roteiro diferente.
— Aconteceu o que aconteceu? Isso faz parte da vida. Mas a gente só erra uma vez, errar duas vezes é burrice — conclui Themístocles.
Jeová Alencar se recupera na UTI após passar por cateterismo
O deputado estadual licenciado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar (Republicanos), se recupera bem após passar por um cateterismo na tarde desta quarta-feira (03), em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital Unimed, o quadro de saúde de Jeová é estável e ele segue internado na UTI, onde deve permanecer nos próximos dias.
O boletim, assinado pelos cardiologistas Paulo Márcio e Alexandre Adad Alencar, explica que o superintendente apresentou "obstrução grave em uma artéria do coração". Além do cateterismo, no mesmo procedimento foi realizada angioplastia coronária com implante de Stent. "O procedimento ocorreu sem intercorrências, com sucesso".
Jeová procurou atendimento médico nesta manhã após sentir fortes dores no peito.
O deputado tem 49 anos e foi eleito em 2022 para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Até então, comandava a Mesa Diretora da Câmara de Teresina. Hoje, está licenciado do legislativo, ocupando a superintendência da Zona Sul de Teresina na gestão de Dr. Pessoa.
Jeová Alencar sente dores no peito e passará por cateterismo
O deputado estadual e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar (Republicanos) está internado no hospital Unimed, na Zona Norte de Teresina, após sentir fortes dores no peito.
Após uma bateria de exames, foi confirmado que o superintendente sofreu um princípio de infarto e passará por um cateterismo na tarde desta quarta-feira (3).
De acordo com Franssuelio Monteiro, filho de Jeová, o médico cardiologista Paulo Márcio vai acompanhar o deputado. Apesar do susto, o quadro de saúde de Jeova é estável.
O deputado tem 49 anos e foi eleito em 2022 para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Até então, comandava a Mesa Diretora da Câmara de Teresina. Hoje, está licenciado do legislativo, ocupando a superintendência da Zona Sul de Teresina na gestão de Dr. Pessoa.
Candidato a prefeito ou vice de Bárbara? Sílvio Mendes dá fim à dúvida
Silvio Mendes admitiu que pode sim, em 2024, disputar a eleição compondo como candidato a vice-prefeito na chapa da oposição, que reúne Progressistas, União Brasil, PL e o PSDB.
– Eu posso não ser candidato, posso ser vice, posso ser prefeito. O que eu não posso é virar as costas para Teresina. Isso eu nunca fiz, e nem farei – afirmou em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (28), durante a convenção estadual do União Brasil.
O partido tem planos de lançar candidatura no próximo ano. Contudo, o grupo oposicionista tem outros nomes além de Sílvio, como o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) e a deputada Bárbara do Firmino (PP) que, para ele, é a legítima herdeira política de Firmino Filho.
– Ela é a herdeira legítima do Firmino. Tanto que adotou o nome Bárbara do Firmino, e é do Firmino – enfatizou.
A deputada, inclusive, esteve no evento partidário e sentou ao lado de Sílvio. Em entrevista, ela reforça que o grupo ainda não definiu quem concorrerá na cabeça de chapa, mas considera o processo bem avançado.
A expectativa é de que no segundo semestre deste ano o nome para concorrer pelo grupo seja anunciado. É o que defende o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), que aponta a data de 16 de agosto como “ideal”.