Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 17 de 97Lula vem ao Piauí para encerramento da Caravana Federativa
O encerramento da Caravana Federativa, que acontecerá entre os dias 20 e 21 de junho em Teresina, deve contar com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
A informação é do secretário de Governo, Marcelo Nolleto, que cogita ainda a ida do presidente ao município de Parnaíba, no litoral do estado, para visitar as obras do Porto Piauí e as instalações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
A Caravana Federativa vai contar com o atendimento de 35 ministérios. O evento tem como foco promover a articulação entre as esferas de governo, e a discussão de programas, políticas e serviços públicos.
São convidados prefeitos e vice-prefeitos, secretários estaduais, secretários municipais, vereadores, dentre outros.
Themístocles projeta mais de 60 prefeitos eleitos pelo MDB
Antenado sempre nos números - e nas pesquisas, o vice-governador Themístocles Filho projeta que o MDB deve eleger pouco mais de 60 prefeitos nas eleições municipais no Piauí.
TOP PREFEITOS: Já Marcelo Castro é mais otimista, fala em até 70. Para ele, o TOP 3 em número de prefeitos ficará com MDB, PSD e PT - não necessariamente nesta ordem. O quarto lugar, aposta o senador, ficará com o Progressistas.
Troca, destroca: senador defende inverter 'fusão cruzada' em 2026
Ainda não está certo se MDB e PSD irão repetir a fórmula da “fusão cruzada” nas eleições de 2026. Mas, se a estratégia for novamente o caminho, o senador Marcelo Castro (MDB) defende a alternância na disputa pelas vagas para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Piauí.
QUEM TROCA, DESTROCA: Se em 2022 o MDB disputou apenas vagas na Alepi, para o próximo pleito Marcelo quer seu partido concorrendo às vagas na Câmara. Logo, o PSD montaria a chapa de candidatos a deputados estaduais.
“[A fusão cruzada] decretou a sobrevivência dos dois partidos. Essa fórmula funcionou. Vai funcionar em 2026, vamos ver? Se funcionar, nós temos a preferência para inverter a relação”, diz Marcelo.
Dr. Hélio entrega viaturas e equipamentos aos Bombeiros em Parnaíba
O deputado estadual Dr. Hélio (MDB) entregou novas viaturas e equipamentos de proteção individual ao Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba, reforçando seu comprometimento e do Governador Rafael Fonteles com a segurança pública na região, demonstrado através de ações efetivas.
As novas aquisições, realizadas por meio de projetos do mandato do deputado Dr. Hélio visam aprimorar a capacidade de resposta a emergências e garantir a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente. A cerimônia de entrega foi marcada pela presença de autoridades locais, membros da corporação e a comunidade.
Os projetos que viabilizaram essas aquisições foram elaborados com base nas necessidades da Corporação.
Sigefredo Pacheco: Petista costura adesão do Republicanos a emedebista
O secretário de Estado do Agronegócio, Fábio Xavier (PT), está articulando uma aliança do Republicanos com o pré-candidato a prefeito Paulo Henrique (MDB), o PH, em Sigefredo Pacheco. Um movimento que pode embaralhar a disputa na cidade, já que hoje o Republicanos indica a vice de Murilo Bandeira (PT). A escolhida foi Lucineide Pereira - mulher do ex-prefeito Oscar Bandeira. Vixe, Murilo pode ficar sem vice?
Reunião de deputados com Rafael teve alvo em comum
Alinhamento de projetos, eleições nos municípios, unificação da base e Georgiano Neto (MDB). Foram os temas da reunião dos deputados do PT, PCdoB e Solidariedade com o governador Rafael Fonteles (PT), no Palácio de Karnak.
OS RECLAMES: Quanto ao deputado, uma reclamação que não é de hoje: o avanço no rumo das bases dos coleguinhas. O deputado Limma (PT), por exemplo, diz que Georgiano não cumpre acordos e falta às sessões na Assembleia Legislativa do Piauí. "Isso é público, e quase unanimidade na base", diz o petista.
Rafael contemporizou, não esticou a corda. Disse que tudo se resolve no diálogo. "Fez o papel dele", avaliou um dos deputados ouvidos pela coluna. "Mas tem muita gente injuriada com ele [Georgiano]", diz outro parlamentar que pediu reserva da fonte.
PURO CALUNDU: Procurado pela coluna, o deputado Georgiano disse que prefere responder com trabalho. “Sempre cumpri meus acordos. Já tô sabendo quem puxou isso na reunião… calundu”, ele afirma.
Enzo reúne 3 mil e Novo afirma: “Será nosso comandante na Câmara”
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel (PDT) reuniu cerca de 3 mil pessoas em uma reunião, no bairro Água Mineral, na Zona Norte de Teresina. O ato marcou o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição e contou com a presença de Fábio Novo (PT), pré-candidato a prefeito, e do deputado federal Dr. Francisco Costa (PT).
Em seu discurso, Novo destacou que, em uma eventual gestão, Enzo será o “comandante” da sua base na Câmara. “Porque tudo que nós queremos fazer precisa passar por lá, Enzo”, reforçando a necessidade de garantir maioria na Casa Legislativa.
Ao falar de propostas, Fábio elencou o plano para a implementação da tarifa zero e da frota de ônibus elétricos. E defendeu que o alinhamento com os governos federal e estadual são essenciais neste plano.
Ao reforçar a aliança com Novo, Enzo Samuel afirmou que essa é uma eleição de sentimento. “Teresina tem saudade de uma cidade limpa, de um sistema de transporte público que funcione, de uma saúde eficiente, porque o povo está sofrendo no dia a dia”, destacou.
Fato Novo: pela 1ª vez, Teresa Britto acena para unificação na federação
A ex-deputada estadual Teresa Britto afirmou nesta quinta-feira (6) que vai seguir as diretrizes da federação quanto à candidatura majoritária em Teresina.
Hoje, PT e PCdoB já estão formalizaram apoio ao nome de Fábio Novo. E agora, pela primeira vez, Teresa sinaliza pelo entendimento.
Disse ainda estar ciente de que a Federação, a nível nacional, homologará ainda neste mês as pré-candidaturas.
Teresa descartou ainda a possibilidade de concorrer à Câmara de Vereadores.
Fim das carroças: lei é aprovada e tarefa ficará com o próximo prefeito
A Câmara de Vereadores aprovou a proposta de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), que institui o programa de redução gradativa dos veículos de tração animal (VTAs) em Teresina.
O texto recebeu, no plenário, emenda do vereador Ismael Silva (PP), para garantir a aplicação da lei apenas 180 dias após a publicação. Assim, a tarefa de cadastramento, qualificação e reinserção dos carroceiros no mercado de trabalho ficará para o próximo prefeito de Teresina.
Pelo texto, os condutores e animais hoje usados na atividade deverão ser cadastrados pelo município dentro do prazo de seis meses. Os trabalhadores deverão ser direcionados ao mercado de trabalho, garantindo benefícios abrangentes à saúde, educação, programas de moradia, entre outros.
Após seis meses, os VTAs só serão permitidos em locais privados, áreas rurais, locais públicos para fins de passeios turísticos e em rotas e baias que sejam autorizadas pelo poder Executivo Municipal.
Câmara vota nesta terça (4) proposta que prevê fim das carroças em Teresina
Está na pauta desta terça-feira (4), da Câmara de Vereadores de Teresina, a proposta de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), que institui o programa de redução gradativa dos veículos de tração animal (VTAs) em Teresina. A matéria também prevê a inserção social dos condutores.
Pelo texto, os condutores e animais hoje usados na atividade deverão ser cadastrados pelo município dentro do prazo de seis meses. Os trabalhadores deverão ser direcionados ao mercado de trabalho, garantindo benefícios abrangentes à saúde, educação, programas de moradia, entre outros.
Após seis meses, os VTAs só serão permitidos em locais privados, áreas rurais, locais públicos para fins de passeios turísticos e em rotas e baias que sejam autorizadas pelo poder Executivo Municipal.