Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 18 de 97Dr. Vinicius reforça importância da vacinação contra a paralisia infantil
Em meio à campanha de vacinação contra a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, o deputado estadual Dr. Vinicius (PT), que é médico, fez críticas ao movimento antivacina e defendeu o empenho massivo dos pais para impedir o avanço da doença.
À coluna, o deputado lembra que, na pandemia, o movimento “antivax” ganhou força, com a ajuda das fake news. E demonstra preocupação com a possibilidade de ampliação dos casos de paralisia no Brasil.
– As pessoas que têm 40 anos ou mais, ela viu [casos] ou tem amigos que tiveram paralisia, porque na época existia no Brasil. A gente conseguiu fazer a erradicação com a vacinação em massa, e nos últimos anos [os índices de vacinação] estão em queda – afirma.
Vinicius ressalta que, mesmo no Piauí, um dos estados que mais vacina no Brasil, é preciso o empenho das autoridades de saúde e pais.
– Precisamos fazer uma força tarefa para que a campanha seja efetiva, que as fake news caiam por terra e a gente consiga fazer a efetiva vacinação das nossas crianças – pontua o deputado.
A campanha de vacinação contra a paralisia infantil segue até o dia 14 de junho e tem como foco crianças com idade até 5 anos.
Debandada? A sugestiva legenda dos pré-candidatos do Avante
Que Sérgio Bandeira está com um pé fora do Avante, até as paredes do Palácio da Cidade já sabem. Mas outros três pré-candidatos a vereador devem pular da chapa organizada por James Guerra.
Nesta quarta-feira (29), o radialista se reuniu com Zé Freire, Rafael do Pesqueirinho e Sargento Assis. Após o encontro, o grupo posou de mãos unidas com uma legenda pra lá de sugestiva: “A união faz a força. Trabalhando em conjunto para darmos um novo olhar para Teresina”.
ATENTAI BEM! Não é discurso de quem pretende permanecer na base do prefeito Dr. Pessoa (PRD). E sim, a coluna sabe que tem um pré-candidato com Novo no nome, mas acha que é só coincidência. 🫣
Surpreendente! Cidadania conclui que 'JVC não será candidato'
Por essa nem o futuro esperava! O Cidadania, que integra a federação com o PSDB, chegou à conclusão que João Vicente Claudino não será candidato a prefeito de Teresina.
Segundo o jornalista Mário Rogério, que preside o partido no estado, ele e os 11 pré-candidatos a vereador chegaram à tal conclusão em uma reunião, convocada para analisar as movimentações do empresário até aqui.
“Analisamos a conjuntura e chegamos à conclusão de que JVC não é e nem será candidato”, disse Mário à coluna.
Ele deixa claro que não foi por falta de empenho dele e do Cidadania. “Sempre defendemos a candidatura própria, nós lutamos muito desde a época do Luciano, mas assim não teremos sucesso. A gente precisava ser convencido da vontade política dele [JVC] como pré-candidato”, completou.
E AGORA? O diálogo de Mário e dos pré-candidatos será aberto com outros nomes na disputa. “Vamos conversar com quem quiser dialogar”, disse o jornalista, não descartando conversas com Fábio Novo (PT) ou mesmo Sílvio Mendes (UB).
Pré-candidato do PL desiste (mais um) para apoiar Teresinha Medeiros
O Partido Liberal em Teresina perdeu mais um pré-candidato a vereador. Flavio Morais desistiu de concorrer à Câmara de Vereadores e fechou apoio à vereadora Teresinha Medeiros, pré-candidata à reeleição pelo MDB.
APOIO A NOVO: Além de fechar apoio à vereadora, Flavio Morais assinou ficha de filiação ao MDB, partido da base de Fábio Novo (PT). E o apoio ao petista, na pre-campanha a prefeito, também foi confirmado.
LISTA SÓ AUMENTA: Conforme antecipado pelo blog, o movimento de desistências no PL deve continuar. O presidente da sigla, o vereador Leonardo Eulálio, insiste que tem nomes de sobra para a composição da chapa proporcional. Mas com a lista cada vez maior de dissidentes fica difícil sustentar a estratégia.
Vereador da base de Dr. Pessoa fecha com petista
O vereador Roberval Queiroz (PRD) fechou apoio ao petista Zé Santana, que em 2026 lançará seu nome na eleição para a Câmara dos Deputados.
E não é o único petista com quem o vereador conversou recentemente. Na sexta-feira (20), essa colunista mostrou no programa Agora Piauí, da TV Meio, registro da conversa entre Roberval e o pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT).
CORDIALIDADE: Foi na sala da presidência da Câmara de Teresina. Segundo o vereador, por mero gesto de receptividade, num dia que a Casa Legislativa recebia um ministro do governo Lula [Carlos Lupi, da Previdência]. À coluna, Roberval contou que não há chances de retirar seu apoio a Dr. Pessoa.
MAIS UM: Queiroz não é o primeiro nome do PRD a fechar com Santana. Há poucos dias, Renato Berger - que foi secretário de Esporte e Lazer da PMT - também declarou apoio ao petista.
Dr. Hélio lança plataforma para coletar propostas ao plano de governo
O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), pré-candidato a prefeito de Parnaíba (MDB), lançou neste domingo (19), a "Plataforma Parnaíba Pode Mais" para coletar demandas da população de forma colaborativa, que irão subsidiar a elaboração do plano de governo do emedebista.
A plataforma, coordenada por Maria Helena Cortez, Carlos Eduardo Pinheiro e Roseane Galeno, visa melhorar a cidade levando em consideração as necessidades da sociedade e proporcionando oportunidades equitativas para todos os habitantes. Para participar, os interessados podem acessar o site www.parnaibapodemais.com.br.
Nos EUA, Jadyel ressalta papel do Legislativo na transformação digital
O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) está em Nova York, nos Estados Unidos, acompanhado o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que nesta sexta-feira (17) participa do "Investing in Piauí – Brazil Conference". A presidente do Republicanos no Piauí, Alessya Xavier, também integra a comitiva.
Durante o "Brazil & World Economy", o deputado participou da apresentação sobre a melhoria da infraestrutura digital no Piauí e do estímulo à inovação tecnológica por meio de parcerias público-privadas. No "Brazil Summit", Alencar discutiu com líderes mundiais o papel do Brasil no cenário tecnológico global, ressaltando esforços de inclusão digital e o desenvolvimento de uma economia fundamentada em conhecimento.
“Estamos aqui para discutir diversos temas importantes, a exemplo de como a digitalização pode impulsionar o desenvolvimento regional e a importância de criar um ambiente legislativo que suporte essa transformação", comentou Alencar.
A "Investing in Piauí – Brazil Conference" é uma colaboração entre o Financial Times e a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí). No evento, o foco será destacar o Piauí como um destino promissor para investimentos em tecnologia da informação, transição energética e turismo sustentável.
Obras do OPA: Tonny Kerley direciona críticas a Sílvio Mendes
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo Partido Novo, Tonny Kerley, direciona críticas a Sílvio Mendes, ao comentar sobre a ação do União Brasil, partido do ex-prefeito, contra uma associação de moradores, por suposto uso eleitoral de obras do OPA (Orçamento Participativo) do governo do Estado.
À coluna, Kerley defendeu que as obras são de interesse da comunidade e que não justifica o acionamento na justiça contra a associação de moradores. “Às vezes acham que para matar o carrapato tem que matar o boi, e não é por aí”, disse.
Para ele, esse tipo de ação só evidencia como “políticos da velha política estão preocupados em chegar ao poder”.
A assessoria de Sílvio, mais cedo, enviou nota negando que o pré-candidato tenha intenção de barrar obras do OPA. Disse que a intenção é apenas evitar o uso eleitoral do programa do governo do Estado, em favor do pré-candidato Fábio Novo (PT), ao mencionar que um carro de som foi usado para enaltecer a figura do petista. Na justiça, o pedido liminar feito pelo União Brasil foi negado.
Progressistas perde ação judicial contra Bárbara por anúncio de apoio a Novo
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí negou provimento ao recurso do Progressistas contra os deputados estaduais Fábio Novo (PT) e Bárbara do Firmino (PP).
O partido Progressistas alegou que o pré-candidato petista havia utilizado da Assembleia Legislativa do Piauí para praticar atos de campanha. A ação questionava uma declaração dada à imprensa pela deputada, em que retirava sua pré-candidatura a prefeita para apoiar Novo.
A ação tinha ainda como réus outros dez deputados e os vereadores Enzo Samuel (PDT) e Pollyana Rocha (PV), que acompanharam a coletiva da deputada no salão nobre da Casa Legislativa.
Em sua defesa, Fábio Novo alegou que não houve ato de campanha em seu favor realizado na ALEPI, contrapondo ainda ao dizer que o próprio Progressistas e Silvio Mendes realizaram atos similares tanto na própria ALEPI quanto na Câmara Municipal de Teresina.
O TRE-PI confirmou, por unanimidade, que Fábio Novo não cometeu atos irregulares na ALEPI, segundo o Progressistas. Esta é a segunda derrota do partido no caso, após a Justiça Eleitoral também julgar improcedente a ação no primeiro grau.
PL perde mais 2 pré-candidatos e alarme dispara na chapa proporcional
Um é pouco, dois é bom, três é demais e quatro é Deus nos acuda. É como podemos resumir a situação da chapa proporcional do Partido Liberal, que nesta terça-feira (14) perdeu mais dois pré-candidatos. As baixas registradas são de Adriana Célia Pereira e Marcos Antônio Martins. Ambos, adivinhem, aderiram à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina.
Na semana passada, a atriz Sara Castro, conhecida como Mona, do filme "Ai, que Vida!", e Fabiana Monteiro, viúva do ex-deputado estadual Fernando Monteiro, também declararam apoio a Novo.
SITUAÇÃO COMPLICA: Se com dois nomes a menos a situação já não era das melhores, com mais duas baixas piora ainda mais. Na Câmara de Teresina, o setor de “escadas e corredores” - ou simplesmente nos bastidores - o comentário entre vereadores é que Leonardo Eulálio e Luís André terão dificuldades em fechar a chapa. E, se fechar, o risco é de que apenas um consiga alcançar a tão sonhada reeleição.