Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 16 de 97Encontro de Rafael e Kassab em SP afasta rumor sobre crise com o PSD
OLHA A FOTO: Essa é para quem apostava no desentendimento entre Rafael Fonteles e o PSD. O governador do Piauí, que está em São Paulo para a mostra ‘Piauí Sampa’, se reuniu com o ex-ministro, presidente do PSD e atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
FAMÍLIA PSD: Agenda com a presença da senadora Jussara Lima, do deputado federal Júlio César, do deputado estadual Georgiano Neto e do superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho. Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí,também aparece no registro do encontro.
NA ESPERA: Marden Menezes, que está ansioso pela janela partidária de 2026 para se filiar ao PSD, foi junto.
Ou seja… tem gente dentro da base aliada do Karnak comprando briga que não prospera.
Para Luciano, JVC quer “transferir a responsabilidade” de sua desistência
O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, ironizou o anúncio do empresário e ex-senador João Vicente Claudino, que nesta terça-feira (25) retirou sua pré-candidatura a prefeito de Teresina.
“Não foi nenhuma surpresa. Nem pra mim, nem pra ninguém”, afirmou Luciano à coluna, completando que João Vicente quer “transferir a responsabilidade” pela sua desistência.
CASA MUITO ENGRAÇADA: À imprensa, o empresário afirmou que não vê condições de concorrer à prefeitura pelo PSDB, considerando que o diretório estadual tucano já declarou abertamente apoio a Fábio Novo, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores. “É como você ir morar numa casa ocupada”, explicou aos jornalistas.
SEM PRÉ-CAMPANHA: Para Luciano, JVC “não é candidato porque não tem convicção do que quer”. “Nunca fez um ato de pré-campanha, não formou chapa de vereadores, nunca discutiu nenhum problema da cidade. Não propôs e não acrescentou nada. Na verdade, o que ele quer é tomar o partido, para servir aos seu interesses e chamar de seu. Como fez com o PTB e que depois acabou”, completou.
CANDIDATURA TUCANA: Mesmo retirando seu nome, JVC diz que o partido mantém a estratégia de candidatura majoritária na capital e afirma que o nome será definido através de pesquisa de intenção de voto. Estão cotados o vereador Édson Melo, o apresentador Silas Freire e Jorge Lopes, que preside a federação PSDB/Cidadania.
João Vicente Claudino recua de pré-candidatura
O empresário e ex-senador João Vicente Claudino confirmou, nesta terça-feira (25), em entrevista coletiva, que decidiu retirar seu nome da corrida pelo Palácio da Cidade.
FATOR NOVO: Ele atribui a decisão à situação atípica dentro do PSDB, considerando que o diretório estadual já declarou oficialmente apoio a um nome de fora do partido - Fábio Novo, do PT.
CANDIDATO TUCANO: Segundo ele, o partido mantém a estratégia de candidatura majoritária na capital e afirma que o nome será definido através de pesquisa de intenção de voto. Estão cotados o vereador Édson Melo, o apresentador Silas Freire e Jorge Lopes, que preside a federação PSDB/Cidadania.
Emedebista se junta ao PSD no palanque em Oeiras
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) declarou apoio à pré-candidatura de Zé Alberto (PSD), a prefeito de Oeiras (PI). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), na presença do deputado estadual Bessah Filho (PP).
LAÇOS DE FAMÍLIA: À imprensa, Henrique diz que o apoio não conflita com interesses do MDB, já que o partido não tem candidatura majoritária no município. Ele justifica a adesão pela proximidade familiar, já que a esposa, a jornalista Elisabeth Sá, é prima de Bessah.
VICE DA SANTA RITA: Zé Alberto não quis ser definitivo sobre a escolha do nome que irá compor com ele majoritariamente, mas elencou a força da “Santa Rita”, a conhecida fazenda reduto do grupo Boca-preta, citando o próprio Bessah e o B. Sá (pai), o ex-prefeito Lukano, e o atual prefeito Zé Raimundo.
CONTRA O KARNAK: Em Oeiras, o nome apoiado pelo Palácio de Karnak é o médico Dr. Hailton, hoje filiado ao Solidariedade, com apoio dos “Tupamaros”. Assim, Henrique se junta ao PSD no palanque opositor a Rafael Fonteles e companhia.
Piauí: Deputada quer dar medalha a Elon Musk; entenda o motivo!
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas) apresentou, na Assembleia Legislativa do Piauí, projeto de decreto legislativo para concessão da medalha do Mérito Legislativo ao bilionário Elon Musk, dono da rede social X, da Tesla e da Space X.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Na justificativa, Gracinha diz que busca homenagear o empresário pela “relevante contribuição de Elon Musk para a humanidade”.
Ela cita as ações de Musk para ajudar famílias no Rio Grande do Sul, doando terminais do Starlink, completando que o Piauí também é beneficiado pelas tecnologias produzidas pelas empresas do sul-africano. Gracinha completa que a tecnologia da Starlink permite levar conexão de internet a lugares "remotos e distantes", como as áreas de produção do agronegócio no sul do Piauí.
A MEDALHA
A Medalha do Mérito Legislativo do Piauí é uma honraria prevista em lei, entregue “às pessoas que se destacaram na atividade legislativa e tenham se tornado dignas de reconhecimento do Poder Legislativo do Estado”.
Pedetista na pré-campanha de Sílvio Mendes
O professor Charles da Silveira, que é filiado ao PDT, parece ter entrado de vez na pré-campanha de Sílvio Mendes (UB) a prefeito de Teresina. Na noite de terça-feira (12), ele acompanhou uma reunião no bairro Bela Vista, Zona Sul da capital, organizada pelo vereador e pré-candidato à reeleição, Paulo Lopes.
A coluna conversou com Marco Antônio Ayres, que coordena a pré-campanha de Sílvio. Ele afirmou que Charles está com o ex-prefeito “desde o começo”. “Ele é nosso mentor decano”, reforçou, confirmando ainda que Silveira atua na coordenação política de Sílvio.
Primeira-dama e 'Rafaboy' vão receber medalha na Alepi
A primeira-dama Isabel Fonteles e o secretário de Governo do Piauí, Marcelo Nolleto, irão receber a Medalha do Mérito Legislativo. A proposta para homenagear o "RafaBoy" foi apresentada na Assembleia legislativa do Piauí pelo deputado Evaldo Gomes (Solidariedade). Já a homenagem para Isabel foi proposta pelos deputados Ziza Carvalho (PT) e Ana Paula (MDB).
Com presença de Rafael, Junta Parnaíba vai apresentar chapa Hélio/Flaviana
O governador Rafael Fonteles (PT) estará neste sábado (15), em Parnaíba, para o evento que marcará a apresentação da chapa Hélio Oliveira (MDB) e Flaviana Veras (PT).
Denominado ‘Encontro Municipal para Organização do Processo Eleitoral’, o “Junta Parnaíba” - assim como ocorreu com o Junta Teresina, para Fábio Novo (PT), na capital - será a oportunidade de reforçar o apoio da base aliada ao emedebista.
Jadyel enche a bola de petista: 'Agrada ao Karnak, a cara do Lula'
Em parte motivado pela disputa com o PSD de Júlio César - leia-se, Georgiano Neto - o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) é um dos mais empolgados no “team Dr. Francisco”.
À coluna, confirma que já existe até grupo de WhatsApp para debater a estratégia do “projeto” em torno do nome do petista, cotado para concorrer ao Senado Federal em 2026.
“Jovem, experiente, cheio de energia, agrada ao Karnak, PT raiz, a cara do Lula. Tem todos os ingredientes”, elogia Jadyel, que diz estar "100% mergulhado" no projeto.
É legítimo que PT busque vaga para o Senado em 2026, diz Dr. Francisco
O deputado federal Francisco Costa afirmou à coluna que considera legítimo que o Partido dos Trabalhadores busque ocupar uma das vagas na chapa majoritária em 2026, para disputar o Senado Federal.
Ele é um dos nomes que já vem recebendo apoio dentro da base do Palácio de Karnak. Quem também já faz essa construção é o colega de Francisco na Câmara, o deputado federal Flávio Nogueira.
Francisco admite que tem sido procurado por diversos amigos, defendendo essa possibilidade. Mas faz ressalvas, lembrando que é preciso primeiro amadurecer o diálogo dentro do PT e junto às demais forças políticas da base aliada.