O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decretou a prisão preventiva do homem que assassinou quatro crianças em um ataque à creche Cantinho Bom Pastor, no município de Blumenau, em Santa Catarina. A determinação se deu após audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (06).
O autor do crime, de 25 anos, pulou o muro da creche e invadiu o parquinho da instituição particular, que abrigava 40 estudantes. Quatro crianças foram assassinadas brutalmente com uma machadinha e outras quatro ficaram feridas.
De acordo com a Justiça de Santa Catarina, o magistrado justificou a prisão preventiva pela "necessidade de manutenção da ordem pública e da reta aplicação da lei penal". Na decisão, o juiz ainda ressaltou que "Blumenau, Santa Catarina e o Brasil estão de luto".
A decisão do juiz plantonista ocorreu após manifestações do Ministério Público e da defesa do réu, representada pela Defensoria Pública.
Nesta quinta-feira, a Justiça também autorizou a quebra do sigilo telefônico e telemático. Agora, a polícia vai analisar o conteúdo do aparelho celular do investigado, que foi apreendido. As redes sociais dele também serão alvo da investigação.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito vai responder por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificado. Na audiência de custódia realizada nesta quinta-feira, não houve um interrogatório acerca dos fatos. Ela tem a finalidade única e exclusiva de investigar em quais condições houve a situação de flagrante.
Durante o ato não há questionamentos sobre os fatos que levaram à prisão e tampouco a oitiva das partes. Sob sigilo, por conta da presença de menores nos autos, o processo tramitará na 2ª Vara Criminal da comarca de Blumenau.
VÍTIMAS
Bernardo Cunha Machado: 5 anos; Bernardo Pabst da Cunha: 4 anos; Larissa Maia Toldo: 7 anos; Enzo Marchesin Barbosa: 4 anos;