Francisco de Assis Moraes Carvalho, assassinado em março deste ano na própria casa em Teresina (PI), era pai de Jefferson Silva de Moraes — fugitivo da Penitenciária Irmão Guido que foi capturado nesta quarta-feira (21) em São Paulo. Na época, o alvo não era Francisco, e sim o seu filho. A informação foi confirmada pelo delegado Francisco Costa, o "Baretta", coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Jefferson tinha cinco mandados de prisão em aberto e estava com a vida ameaçada. No dia 26 de março, seu pai foi assassinado em seu lugar. Os criminosos tinham a intenção de matar toda a família, mas, naquele dia, a mãe de Jefferson havia saído de casa. Quando voltou, encontrou o companheiro morto em uma rede.
CRIME CONTRA O SEU PAI
Francisco, que foi assassinado no lugar do filho, foi atingido com vários tiros de arma de fogo. Momentos antes, a esposa dele o chamou para ir à casa da sogra, mas ele negou.
PRISÃO DE JEFFERSON
Jeffinha, ou Nego Jefferson, como também é conhecido, foi preso pela Polícia Civil de São Paulo. Ele estava foragido desde novembro de 2024. Jefferson é acusado de homicídios em Teresina. Veja:
- No dia 15 de fevereiro de 2023, Jairo Nascimento Sousa foi assassinado no bairro Parque Brasil;
- Já em 20 de fevereiro, José Luís de Oliveira, conhecido como “Luisinho”, foi morto no bairro Francisca Trindade;
- Em 24 de janeiro de 2025, Marcos Paulo da Silva Oliveira, também foi assassinado no Parque Brasil;
- No dia 29 de janeiro, Carlos Ferreira dos Santos, foi assassinado em um terreno baldio próximo ao residencial Edgar Gayoso, na região da Grande Santa Maria.