A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), indiciou Clenilson Sousa Santos pelos assassinatos do casal de idosos João Francisco de Sousa e Maria dos Santos Sousa, e da pequena Ana Sofia da Silva Lemos. “É um maníaco, é um monstro”, definiu o delegado Barreta, coordenador do DHPP, ao MeioNews. Os corpos das vítimas foram encontrados no dia 7 de janeiro deste ano, em uma casa no Povoado Tapuia, localizado na região rural leste da capital.
O QUE FOI CONCLUÍDO?
Clenilson foi indiciado por homicídio qualificado no caso de João Francisco, por feminicídio, com aumento de pena, em relação à Maria dos Santos e Ana Sofia, e também por estupro de vulnerável. Isso porque, antes de cometer os assassinatos, o acusado abusou sexualmente da menina. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público do Piauí.
O QUE MOTIVOU O CRIME?
“Ele (Clenilson), na realidade, já tinha tentado (estuprar) antes a criança. (Meses atrás) ele foi levado para casa dos idosos pela nora deles. Ela conheceu ele em uma casa de repouso, de drogados. Ele estava morando, mais ou menos 5 a 6 meses. Ele praticou um furto na casa de um parente deles (dos idosos), e (os idosos) colocaram ele para fora de casa, e ele foi morar na casa de outra pessoa, no terreno na frente”, explicou o delegado Francisco Costa, o Baretta.
Segundo a Polícia Civil, a atitude dos idosos motivou o crime. Clenilson invadiu a casa das vítimas durante a madrugada em posse de uma lanterna. Ana Sofia estava dormindo no quarto, quando foi atacada pelo acusado.
“Ele foi no quarto, estuprou, deu pauladas nela, e ainda deu golpes de faca na nuca da criança, e foi na hora que ele estava matando a menina, que o idoso (João Francisco) escutou a coisa, quando chegou próximo, ele deu um golpe de faca no pescoço do idoso, que quase degolou. A idosa (Maria dos Santos), veio para cima dele, é tanto que ela pegou golpes no pescoço, torax, no rosto, foram 4 golpes, na mão e no braço”, explicou o coordenador do DHHP a dinamica do crime.
O QUE SE SABE?
Os corpos da família foram encontrados no dia 7 de janeiro, por um filho do casal. Clenilson Sousa Santos foi preso no dia seguinte pelo Batalhão Especial de Policiamento do Interior - BEPI. No DHHP, o acusado confessou o crime. Além disso, o delegado Baretta relatou à reportagem que Clenilson já teria tentado estuprar a pequena Sofia em outra oportunidade.
Clenilson não se relacionou com a nora dos idosos. O marido da mulher está preso por outra situação.