Para quem deseja perder peso, é preciso que o corpo fique num estado de déficit calórico, isso quer dizer, que ele gaste mais calorias do que as consumidas por dia. É possível atingir essa relação diminuindo o número de calorias ingeridas, entre elas, optar por alimentos mais saudáveis, ou então, adotando uma rotina de exercícios físicos, aumentando o gasto calórico. E quanto de atividade física é necessária para que ela de fato consiga influenciar no peso de forma significativa?
estudo e pesquisa com centenas de pessoas
É um novo estudo conduzido por pesquisadores britânicos decidiu responder a esta questão tão pesquisada e falada. O trabalho, publicado na revista científica JAMA Network Open, analisou 116 ensaios clínicos randomizados que avaliaram os efeitos do treinamento aeróbico supervisionado em 6,9 mil adultos com sobrepeso ou obesidade.
tempo certo
E como conclusão, os cientistas notaram que reduções significativas de peso foram obtidas a partir de 150 minutos de atividades aeróbicas, entre elas, caminhada, corrida, ciclismo e natação, na semana em intensidades moderada a alta. Isso significa pelo menos duas horas e meia de exercício por semana.
saúde e qualidade de vida
A intensidade do exercício pode ser medida por meio do esforço cardiovascular e respiratório. Quando é possível conversar com outra pessoa normalmente durante a prática normalmente, considera-se que a atividade é leve. Já a de intensidade moderada a alta deixa o indivíduo mais ofegante, sem conseguir manter uma conversa por muito tempo.