De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (22), pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), Brasília foi o local responsável por receber a inauguração da primeira Delegacia de Proteção Animal do Brasil. O local onde a nova unidade será instalada fica dentro de um complexo do Departamento de Polícia Especializada (DPE), e a equipe de funcionários que complementarão o local, contará com a participação de delegados, agentes e escrivães. O local será coordenado por Bruno Rios Ehndo, delegado da cidade.
A criação de um departamento especializado na área tem o objetivo aprimorar as medidas de proteção animal, além de permitir investigações de crimes de maior qualidade. A localização física da nova unidade será vinculada ao Departamento de Polícia Ambiental (Dema), divisão especializada da PCDF voltada para apuração de crimes relacionados ao meio ambiente e aos animais.
Assim, João Maciel Claro, atual diretor, transitará para o cargo de coordenador da Coordenação Especial de Proteção Ambiental, Urbanística e Animal. Da mesma forma, Douglas Fernandes de Moura assumirá o cargo de titular do Departamento de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra o Urbanismo e o Meio Ambiente, no âmbito da Coordenação Especial de Proteção Ambiental, Urbanística e Animal.
Nos últimos três anos, o PCDF documentou quase mil casos de abuso e crueldade contra cães, gatos, animais silvestres e outros animais. Segundo dados estatísticos da Segurança Pública do Distrito Federal, esse número tem crescido consistentemente desde 2019, com um aumento aproximado de 65%. Com essa proposta, o Dema deve sofrer alterações. Uma dessas mudanças envolverá uma mudança em seu foco operacional, enfatizando crimes ambientais como o loteamento ilegal de terras.