A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Piauí indiciou o motorista do caminhão de lixo e o coletor que foram flagrados atropelando e jogando um cachorro ainda vivo dentro da compactadora do veículo, no último dia 15 de junho deste ano. O caso repercutiu e deixou os moradores indignados com tamanha brutalidade.
No dia em questão, câmeras de segurança de uma residência filmaram toda a ação. Conforme as imagens, é possível ver o cachorro deitado próximo a uma calçada, quando o caminhão de lixo passa e atropela o animal. Segundos depois, um coletor de lixo volta e pega o cão e o arremessa dentro do veículo. Nas gravações é nítido que o cachorro se mexe com dificuldade.
Assista!
Ao repórter Felipe Reis, da Rede Meio Norte, o delegado Wilon Gomes, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, relata que o inquérito foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, estando a cargo do Ministério Público do Piauí para dar prosseguimento ao caso.
“Nós decidimos no final do inquérito indiciar o motorista do caminhão, que é o responsável pelo atropelamento do animal, e o coletor de lixo que pegou o animal do chão e jogou dentro da compactadora. Como ele mesmo admitiu em seu depoimento, ele ligou a compactadora. Foi concluído o inquérito policial e encaminhado ao Poder Judiciário, fica agora a cargo do Ministério Público para dar procedimento policial indiciado e concluir”, explica o delegado Wilon Gomes.
Segundo moradores, o cachorro viviam na região há mais de 10 anos. Nas imagens mostram o cachorro, nitidamente, deitado no canto da rua próximo a uma calçada. O caminhão de lixo costuma transitar em zigue-zague, e em uma de suas manobras, o veículo passa por cima do animal e para mais a frente.
Logo em seguida, dois garis descem e apanham os lixos. Segundos depois, um gari flagra o cachorro vivo, porém com dificuldade de se mexer. O servidor pega o animal pelas patas de cabeça para baixo e arremessa dentro do caminhão de lixo, o cachorro ainda vivo.